MERCOSUL EDUCACIONAL: CONVERGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

Autores

  • Zuleide Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.13i21.p9588

Palavras-chave:

Setor educacional do Mercosul, integração regional, políticas de educação superior.

Resumo

Este trabalho busca apreender as modificações na educação superior brasileira por duas mediações: Estado brasileiro e Setor Educacional do Mercado Comum Sul (SEM). Evidencia os esforços de gestão supranacional dos assuntos educacionais e procura compreender a relação entre a grande política, formulada em nível supranacional no SEM e a pequena política, levada adiante no aparelho de Estado brasileiro, em torno da formulação das políticas públicas de educação superior. Desvela os mecanismos institucionais de integração e regionalização da educação superior. A pesquisa baseia-se na análise documental de atas de reuniões, protocolos, planos de ação, tratados e acordos firmados no âmbito do SEM e pelo conjunto de indicações e de legislação formuladas nos mandatos de governos brasileiros, no período 1995-2014.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Silveira, Z. (2015). MERCOSUL EDUCACIONAL: CONVERGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL. Revista Trabalho Necessário, 13(21). https://doi.org/10.22409/tn.13i21.p9588

Edição

Seção

Artigos do Número Temático