DEZ ANOS DO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, RJ

Autores

  • André Bittencourt Amador Voluntariado Parque Nacional da Tijuca
  • Lúcio Meirelles Palma Coordenador do Voluntariado do PNT

Resumo

Situado na região metropolitana do Rio de Janeiro o Parque Nacional da Tijuca representa uma opção de lazer para a população da cidade além de possuir um potencial turístico excepcional devido aos seus atributos naturais cênicos que despertam o interesse de visitantes dos diversos estados brasileiros, assim como de turistas estrangeiros. O Parque Nacional da Tijuca tem uma grande necessidade de contar com o apoio da população em atividades de conservação. Devido a sua fragilidade, o parque sofre diversas interferências urbanas como o crescimento desordenado de favelas, e habitações de alta renda em sua área de entorno, o acúmulo de lixo em alguns ambientes naturais, as quedas de balões que causam incêndios, a chuva ácida, o desmatamento, a caça e o ingresso de animais domésticos, além de sofrer impactos ambientais devido à intensa visitação. O programa de voluntariado pode contribuir para a diminuição dos impactos ambientais decorrentes da visitação, ajudando o parque em diversas atividades inclusive na promoção de atividades de educação ambiental e atuando como agentes multiplicadores. Segundo estudos recentes 54% dos jovens brasileiros gostariam de ser voluntários, porem não encontram oportunidades de trabalho (MMA, 2002). Este projeto abre esta oportunidade convidando a sociedade a refletir e a participar de ações visando à conservação do bem publico comum. O trabalho voluntário no PNT é uma forma de aprimorar o manejo e a gestão da unidade de conservação em atividades significativas, gerando benefícios tanto para o Parque quanto para os voluntários, em uma oportunidade única de interação e reconciliação entre o homem e a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Bittencourt Amador, Voluntariado Parque Nacional da Tijuca

Voluntário do Parque Nacional da Tijuca, Geógrafo (UFRJ), Mestrado em Geografia (UFF)

Lúcio Meirelles Palma, Coordenador do Voluntariado do PNT

Coordenador do Voluntariado do PNT, Administrador (UCT Petrópolis), Pós-graduação em Educação Ambiental (UERJ).

Referências

AMADOR A.B. Manual do Voluntário do Parque Nacional da Tijuca: educação por Natureza. 2003. 25 p.

AMADOR, A.B. Qualidade das águas do Alto Rio Macaé; Nova Friburgo. 2003. 150 p.

Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Geografia)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003. 150 p

AMADOR, E.S. Bacia da Baía de Guanabara Características Geoambientais: Formação e Ecossistemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2012.

____________. Baía de Guanabara Ocupação Histórica e Avaliacão Ambiental. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

BANDEIRA, C. M. Parque Nacional da Tijuca. São Paulo: Makron Books, 1993. 169p.

COELHO NETTO, A.L. O Geoecossistema da Floresta da Tijuca. In: ABREU, M. de A. (Org.). Natureza e Sociedade no Rio de Janeiro. Rio de janeiro, 1992. (Biblioteca Carioca).

DIAS, G.F. Educação Ambiental. Princípios e práticas. São Paulo: Ed. Gaia, 1983.

DIAS, G. F. Manual do Voluntário: Orientações para o corpo de voluntários do Parque Nacional de Brasília (água mineral).Brasília, 2002. 60 p.

IBAMA. Programa Nacional de Educação Ambiental: Proposta Técnica. Brasília: IBAMA/ Doc. Mimeo. 1994.

MINISTÉRO DO MEIO AMBIENTE. IBAMA. O Parque é seu: Como conhecer, usar e cuidar do Parque Nacional da Tijuca. Rio de Janeiro: IBAMA/CECIP, 1998. 32 p.

FRANZ, B.; FREITAS, M.A.V. Contribuições do trabalho voluntário para da preservação ambiental do Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. In: SEABRA, G.F. ; MENDONÇA, I. T. L. (Org.). Educação ambiental para a sociedade sustentável e saúde global. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 2, p. 234-240.

MENEZES, P. C. Trilhas do Rio. Rio de Janeiro: Salamandra, 1996. 176 p.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Planejamento e Operação de Programas de Voluntariado em Unidades de Conservação. Brasília: MMA/SBF/DAP, 2002. 44 p.

PLANO DE MANEJO para o Parque Nacional da Tijuca. Brasília: ICMBio/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2008.

QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. Brasília: IBAMA/ Doc. Mimeo, 2003.

RIO VOLUNTÁRIO. Manual da Instituição: trabalhando com voluntariado. Brasília: Secretaria de Estado de Assistência Social, 2001. 30 p.

SANT`ANNA, A.B.C. Caracterização do uso público nas trilhas da Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca). 2000. Dissertação (Mestrado)- Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2000.

USA National Park Service. Volunteers in parks. Washington, DC, 1994.

Downloads

Publicado

2013-12-31