UMA NOVA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RESTINGA DE MARICÁ, RJ - BRASIL

Autores

  • Alexandre Verçosa Greco Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres
  • Ana Tereza Araujo Rodarte Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Angélica Monteiro de Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Heloísa Alves de Lima Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Célia Rodrigues Correia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patrick de Oliveira Colégio Estadual Sol Nascente

Resumo

As restingas são ecossistemas litorâneos ameaçadas de extinção devido à sua degradação decorrente da privatização de áreas públicas, implantação de loteamentos e condomínios, além de grandes projetos turísticos. Devido aos problemas ambientais ocorrentes na restinga, faz-se necessário associar a pesquisa acadêmica à educação ambiental como ferramenta de ensino para conscientizar a preservação desse ambiente. Nesse tipo de ambiente as Myrtaceae destacam-se nas restingas do estado do Rio de Janeiro pela sua riqueza de espécies. Estudos de biologia floral são importantes para a compreensão da dinâmica dos ecossistemas, uma vez que a pesquisa fenológica permite, por exemplo, estabelecer o período em que os recursos vegetais estão disponíveis para a fauna. O objetivo do trabalho foi integrar dos dados gerados na pesquisa fenológica com plantas da família Myrtaceae na Restinga de Maricá com as atividades desenvolvidas na educação ambiental junto às escolas públicas desse município. A pesquisa desenvolveu-se na Área de Proteção Ambiental da Restinga de Maricá (RJ), ao longo de um transecto de 500 m sobre o cordão arenoso interno. Foram observadas em campo doze espécies de Myrtaceae quanto à floração com maior intensidade na estação quente e chuvosa e disponibilidade de frutos ao longo de todo ano. As atividades de educação ambiental foram realizadas com alunos que visitaram a restinga utilizando a Trilha do Barco e a cartilha como matéria de apoio, onde redigiram uma redação abordando os objetivos da Carta de Belgrado. Todos os estudantes consideraram positiva a experiência na restinga, onde percebeu-se que a maioria dos alunos ficou sensibilizada, como observado em suas expressões na aula de campo e nas redações produzidas. A utilização de ambientes naturais para aulas em trilhas interpretativas e a produção de cartilhas com informações dessas regiões, mostram-se importantes ferramentas didáticas para práticas de educação ambiental. O trabalho mostrou a importância em associar a pesquisa acadêmica às atividades de educação.

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Biografia do Autor

Alexandre Verçosa Greco, Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres

Professor do Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres 

Ana Tereza Araujo Rodarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Museu Nacional/UFRJ, LABFLOR

Ana Angélica Monteiro de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores da UERJ, DCIEN, GEIA

Heloísa Alves de Lima Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Museu Nacional/UFRJ, LABFLOR

Maria Célia Rodrigues Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Museu Nacional/UFRJ, LABFLOR

Patrick de Oliveira, Colégio Estadual Sol Nascente

Professor do Colégio Estadual Sol Nascente

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Publicado

2013-12-31