ECOTURISMO, NATUREZA E HISTÓRIA: O CASO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA SERRA DO MENDANHA, RJ

José Lúcio Nascimento Júnior, Patrícia Maria Pereira do Nascimento

Resumo


O estudo de revisão tem o objetivo de demonstrar que a atividade turística pode auxiliar na conservação do Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, no Município do Rio de Janeiro. Considerando a escassez de estudos sobre o Parque do Mendanha, utilizamos bibliografias sobre Ecoturismo e Turismo e Natureza publicados no Brasil na forma de artigos, capítulos e livros. Avaliou-se que o Ecoturismo no parque pode ser uma estratégia para impedir e/ou reduzir o desmatamento na Unidade de Conservação que sofre com a expansão residencial da comunidade do entorno, além das ações de posseiros, revelando que esta pode ser uma estratégia a ser utilizada na gestão da Unidade de Conservação.

Texto completo:

PDF

Referências


BOITEUX, B.; WENER, M. Planejamento e Organização do Turismo. Rio de Janeiro: Qualimark, 2003.

CARLOS, A. O Consumo do espaço. in: CARLOS, A. (org.) Novos caminhos da Geografia. 6º Ed. São Paulo, Contexto, 2012, p. 173 – 186.

COSTA, H. Destinos do turismo: percursos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

COSTA, P. Ecoturismo. São Paulo: Aleph, 2002.

DUARTE, R. História e Natureza. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HARTOG, F. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonre: Autêntica, 2014.

MENESES. J. História e Turismo Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

NASCIMENTO, P. Controle e manejo de plantas exóticas: estudo de caso das jaqueiras (ArtocarpusHeterophylusLam.) sobre os anuros e artrópodes na Serra do Mendanha, rio de Janeiro, RJ. Salvador: TCC apresentado a FTC, 2013.

NOGUEIRA, S. Ações sustentáveis para o desenvolvimento do ecoturismo em unidade de conservação. In: TELES, R. Turismo e meio ambiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 61 – 86.

PONTES, J. A. L. A Riqueza e diversidade de anfíbios anuros da Serra do Mendanha, Estado do Rio de Janeiro: grau de conservação da floresta, variação altitudinal e uso de recursos hídricos. RJ: Tese de Doutorado - UERJ, 2010.

PONTES, J. A. L.; ROCHA, C. Serpentes da Serra do Mendanha. Rio de Janeiro: Technical Books, 2008.

TELES, R. Turismo e meio ambiente ou turismo da natureza? Alguns apontamentos para organização dessa modalidade. in: TELES, R. Turismo e meio ambiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 03 – 20.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.