RECONHECIMENTO DE PADRÕES DE OPERAÇÕES DE PARTIDA DE TURBINA UTILIZANDO MACHINE LEARNING

Autores

  • Caroline Vasconcelos Fernandes Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Júlia Carolina Braz de Freitas Bijos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Cristiano Hora de Oliveira Fontes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Karla Patricia Santos Oliveira Rodriguez Esquerre Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Diversos problemas interferem nos processos industriais e provocam impactos diretos na operação e nas estratégias a serem tomadas a longo prazo. Como consequência, há uma forte exigência por uma rápida resolução. O advento dos algoritmos de aprendizado de máquina possibilita que a atividade produtiva seja contemplada com análises de padrões e ferramentas estatísticas para tornar o processo mais eficiente. Nessa perspectiva, esse trabalho teve por objetivo verificar a aplicabilidade da técnica de agrupamento Fuzzy C-Means para séries temporais univariadas, utilizando diferentes métricas no reconhecimento de padrões no processo de operação de partida de turbinas. Para isso, foi aplicada a técnica de agrupamento de séries temporais Fuzzy C-Means, utilizando diferentes métricas de distância (Euclidiana e Dynamic Time Warping), com a utilização do Software R. A métrica utilizada não influenciou fortemente o comportamento das séries, porém, foi observado que a quantidade de grupos escolhidos pode comprometer a qualidade do agrupamento e a eficácia da técnica. Foi possível verificar o padrão existente quando a turbina apresenta falha, bem como o padrão de operação normal de partida. O Índice de Silhueta calculado na validação, indicou que para o estudo de caso da partida da turbina o número ideal é de dois grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)