ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

  • Alessandra dos Santos Simão Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-9504-8087
  • Luciane Ferreira Alcoforado Universidade Federal Fluminense
  • Júlio Candido de Meirelles Júnior Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Orlando Celso Longo Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Os estilos de aprendizagem estão relacionados à maneira pela qual as pessoas integram as condições de aprendizagem, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos, físicos e ambientais que podem favorecer o processamento de informações tanto na busca de alternativas facilitadoras para desencadeamento do próprio processo de aprendizagem, quanto para desvendá-lo dos mecanismos das práticas educativas que produzem o sucesso ou o chamado fracasso acadêmico. Assim, o trabalho baseou-se na seguinte problemática: O desempenho com base no CR está relacionado ao perfil predominante do estudante, classificado de acordo com o escore obtido no questionário de Honey-Alonso? Quais perguntas do questionário de Honey-Alonso estão relacionadas com o desempenho dos estudantes? Objetivamente, este trabalho buscou: Avaliar se existe influência dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de cursos EaD do ICHS. Desenvolve-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, com o intuito de classificar e quantificar os alunos e seus respectivos estilos. Como principais resultados, verificou-se a existência de alunos com respostas antagônicas, nos quais foram excluídos da amostra; o panorama geral com o intuito de classificar e quantificar os alunos e seus respectivos estilos; e conforme o modelo proposto, a concordância com as questões 61, 65 e 66 estão relacionadas significamente com a chance de obter um CR maior ou igual a 6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)