É POSSÍVEL REDUZIR O NÚMERO DE QUESTÕES DO ENEM POR MEIO DE UMA TESTAGEM ADAPTATIVA COMPUTADORIZADA?
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a possibilidade de redução do tamanho da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para estimar a proficiência dos participantes da edição de 2015 do ENEM por meio de uma Testagem Adaptativa Computadorizada (TAC). As análises, que foram realizadas a partir dos microdados divulgados pelo INEP, envolveram: a calibração, por meio do pacote mirt, dos itens com uma amostra de 10.000 participantes; e a construção de uma simulação de TAC por meio do pacote mirtCAT. O critério de parada foi o erro da medida — caso o valor fosse menor ou igual a 0,5, a aplicação era encerrada. O vetor de resposta de cada participante foi utilizado para simular as respostas. Nessa simulação, observou-se os participantes com notas mais baixas foram submetidos a 45 itens — não havendo redução do instrumento. Já para os participantes com notas mais altas, o máximo de itens apresentado foi 26. Assim, o estudo aponta para a potencialidade do uso da TAC para a redução da quantidade de itens apresentados aos participantes do ENEM cuja medida de traço latente está localizada em regiões mais altas da escala.