INOVAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS: AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO “INTRODUCTION TO DATA SCIENCE”

Autores

  • Luiza de Paula Santos Moura
  • Cedma Ranielly Santos Firminimo
  • Karla Patrícia Santos Oliveira Rodríguez Esquerre

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12707917

Resumo

Iniciativas que tem como objetivo buscar fomentar ciência e tecnologia principalmente para estudantes do ensino básico da rede pública brasileira são de extrema importância. Neste contexto, a ciência de dados tem sido utilizada como principal ferramenta para a formação científica destes estudantes em iniciativas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas é o Introduction to Data Science (IDS), da Universidade da Califórnia Los Angeles, que utiliza, como ferramenta de apoio, a programação em R. Neste artigo será revisado o seu currículo juntamente com a viabilidade de sua aplicação para estudantes brasileiros, bem como o que é proposto quanto a introdução ao R.  Isso é feito a partir do estudo íntegro do documento bem como a avaliação dele a partir dos seus dados textuais. O currículo, apesar de ser bom, precisa ser adaptado para se adequar à Base Nacional Comum Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-10