TRANSPORTE DE CARGAS PARA REGIÕES REMOTAS: UMA ANÁLISE DAS AERONAVES DISPONÍVEIS NA BASE AÉREA DE MANAUS

Autores

  • Peterson Souto de Melo
  • Paulo Cézar Rioli Duarte de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12707762

Resumo

Devido às características naturais específicas do território brasileiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) frequentemente precisa realizar o transporte de cargas para regiões remotas, principalmente para a região amazônica. Essa tarefa pode ser desempenhada por diversas aeronaves disponíveis na Base Aérea de Manaus (BAMN). Assim, torna-se crucial avaliar a eficiência desses vetores aéreos nesse contexto de transporte. O objetivo deste artigo é classificar essas aeronaves de acordo com sua capacidade de atender às necessidades operacionais de missões de transporte de carga para regiões remotas dentro do território amazônico. Para isso, uma vez que há uma variedade de critérios distintos nesse tipo de análise, foi conduzida uma extensa pesquisa bibliográfica para determinar o método multicritério apropriado. Nesse sentido, o método AHP demonstrou ser promissor para abordar o problema em questão. Na aplicação do método AHP, foi utilizada a metodologia de julgamento holístico para a construção das matrizes de julgamento paritárias, além de pesquisas de opinião realizadas com Oficiais Aviadores da FAB. Após a análise, foi possível inferir que, das aeronaves analisadas, aquela que obteve maior grau de atendimento às necessidades operacionais foi o H-60 Black Hawk, seguido do C-105 Amazonas e do C-98 Caravan. Considerando a contribuição do AHP na tomada de decisões militares, explorou-se sua viabilidade em analisar e classificar aeronaves. Este estudo acrescenta ao corpo de conhecimento ao fornecer insights valiosos para futuras análises semelhantes.

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Publicado

2024-07-10