MICHAEL JACKSON OU RIHANNA? CÁLCULO DE UM ÍNDICE DE POPULARIDADE NA INDÚSTRIA MUSICAL

Autores

  • Gabriel da Costa Almeida
  • Daniel Takata Gomes

Resumo

As tecnologias digitais vêm modificando muito o modo como bens culturais são consumidos, em especial produtos musicais (Molteni & Ordanini, 2003). Até os anos 90, o sucesso de um artista era mensurado basicamente em termos de venda de álbuns físicos. A partir de então, com o advento da compressão digital de músicas em formatos de arquivos de computador e com o avanço das conexões de internet, serviços como compras de álbuns em formatos digitais e acesso a músicas em formato de streaming se popularizaram. Consequentemente, as vendas de álbuns físicos caíram, não sendo mais o único parâmetro do sucesso de um artista (Sandulli, 2007). De acordo com dados do site ChartMasters.com, o álbum mais bem sucedido de Lady Gaga, The Fame, vendeu cerca de 15 milhões de cópias, enquanto o mais bem sucedido de Madonna, True Blue, vendeu cerca de 22 milhões de cópias. Por esse parâmetro, o álbum da segunda é mais bem sucedido. No entanto, as faixas do álbum de Lady Gaga foram baixadas quase 80 milhões de vezes pela internet, enquanto as faixas do álbum de Madonna foram baixadas cerca de 3 milhões de vezes. Não faz sentido simplesmente somar os números para determinar qual é o álbum mais popular. O mundo mudou, assim como o modo de consumir música. Outro problema é a acurácia dos números. Como detalha o site ChartMasters.com, mesmo grandes veículos como a Forbes divulgam números distorcidos, na maioria das vezes superestimados. O referido, desde 2015, tem feito um trabalho para desmistificar as vendas dos artistas mais populares, trazendo dados confiáveis e números mais próximos da realidade. O mesmo site apresenta uma medida denominada Commensurate Sales to Popularity Concept (CSPC), com o objetivo de ser uma escala consistente e relevante que considere todos os formatos de venda de música de uma forma justa. Por exemplo, a escala considera que o acesso a 150 streamings de áudio se iguala à venda de 1 single, e 10 singles vendidos se igualam a 1 álbum. Tais relações e ponderações são feitas entre todos os tipos de produtos musicais. No entanto, tais ponderações podem ser arbitrárias. O ideal é que os dados falem por si só.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-09