Sintonia afetiva e intersubjetividade na obra de Daniel Stern

José Carlos Chaves Brazão, Cristina Mair Barros Rauter

Resumo


O artigo apresenta o conceito de intersubjetividade, tal como desenvolvido por Daniel Stern, como ponto de partida para uma compreensão da relação terapêutica, tornando-o o principal recurso interventivo da psicoterapia. Esboçamos a teoria dos sensos de si, do mesmo autor, como perspectivas autônomas de organização da experiência subjetiva que se constituem em períodos pré-verbais do desenvolvimento infantil. Nesse âmbito é problematizada a utilização maciça do recurso verbal no campo da clínica psicológica e o lugar central que a linguagem ocupa como meio pelo qual se produz diferenciação subjetiva, o que pode levar a subestimar os processos não verbais envolvidos. A sintonia afetiva é destacada como processo básico na interatividade humana e agente fundamental na experiência clínica em sua potência de criar estados afetivos comuns.


Palavras-chave


Intersubjetividade; Clínica; Subjetividade; Psicoterapia; Sintonia Afetiva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22168

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)