O impacto das redes sociais no processo de migração familiar

Autores

  • Ana Paula Sesti Becker UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Lucienne Martins Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i1.22195

Palavras-chave:

Imigração, Redes sociais, Psicologia Intercultural, Teoria Sistêmica, Família

Resumo

A experiência da migração repercute na dinâmica familiar e social de seus membros implicados nesse processo, tendo em vista a fragilização dos laços afetivos e socioculturais com o país de origem. Este estudo, de caráter qualitativo e exploratório, tem como objetivo identificar as redes sociais de famílias imigrantes no Brasil antes e após, sua migração. Participaram da pesquisa cinco famílias de diferentes nacionalidades: Estadunidense, Argentina, Boliviana, Haitiana e Peruana. Para a coleta de dados utilizou-se o Mapa de Redes e entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados pela Teoria Fundamentada, por meio de análise temático categorial. Os resultados apontaram mudanças estruturais nas redes das famílias, especialmente quanto aos aspectos de tamanho e dispersão após a migração. Considera-se que pela ausência de membros familiares no país de acolhida, as famílias buscaram outras fontes de apoio e sentiram-se mais pertencentes ao novo contexto cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Sesti Becker, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012) e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina PPGP/UFSC (2014) vinculada ao grupo de Pesquisa - Psicologia, Cultura e Saúde Mental. Atualmente é docente em Psicologia pela UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque/SC e cursa Especialização em Psicologia Clínica (Terapia Familiar Sistêmica) pelo Instituto Familiare em Florianópolis/SC; também desenvolve atividades terapêuticas de atendimento infantil e familiar. Integrou a equipe da Clínica Intercultural no SAPSI - Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (2013-2014) e o Laboratório de Psicologia da Saúde e da Família (LABSFAC/UFSC), bem como à equipe multiprofissional da Rede Feminina de Combate ao Câncer no município de Baln. Camboriú/SC (2012). Supervisionou grupos universitários que desenvolviam trabalhos filantrópicos e voluntários na Pastoral Universitária da Universidade do Vale do Itajaí (2008-2012).

Lucienne Martins Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professora Adjunta III na Universidade Federal de Santa Catarina, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia e coordena o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá, possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários - Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia - Université Laval, Canadá (2000). Professeur Associé na Université du Québec à Montréal (UQAM), Colaboradora na Unité dEthnopsychiatrie et de Stress Post-traumatique (Universidade Laval - Canadá) e do Service dAide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CSSS, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental". Atualmente faz parte do corpo docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFSC, na área de concentração Atenção em Urgência e Emergência. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, migrações, refúgio e saúde mental, violência (vítimas e agressores), homicídio conjugal.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos