Cuidado humanizado: expectativas dos futuros técnicos de enfermagem

Autores

  • Luciene Corrêa de Miranda Moreira Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Consultório Particular de Psicologia.
  • Wilson Marcolino Ferreira Júnior Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
  • Cícero da Silva Moreira Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i2.22203

Palavras-chave:

Humanização, Estágio, Relações interpessoais, Psicologia da Saúde, Enfermagem.

Resumo

A Humanização da Assistência em Saúde é uma atual preocupação de toda a equipe multidisciplinar em saúde, em especial dos profissionais que atuam a nível hospitalar. Por ser uma tendência relativamente recente e de suma importância para o bem estar biopsicossocial de usuários, gestores e profissionais envolvidos nos cuidados de saúde, faz-se necessário promover uma reflexão sobre a humanização desde a formação em saúde. Diante da prerrogativa de se investigar se há divergências entre o que os professores ensinam na teoria e a real prática no estágio, foram aplicados, em diferentes momentos, entrevista e questionário num grupo de estagiários do curso de técnico de enfermagem. Foram investigados aspectos como humanização na equipe, desempenho pessoal no estágio, relacionamento interpessoal, problemas enfrentados, dentre outras questões que podem ser emergentes na rotina dos futuros profissionais. Foi possível observar que, de maneira geral, os estagiários conseguiram demonstrar coerência entre suas expectativas e a realidade de estágio no que diz respeito à administração de sentimentos, à articulação entre teoria e prática e à vivência da humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Corrêa de Miranda Moreira, Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Consultório Particular de Psicologia.

Professora na Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia, Pós-graduada em Psicologia e Desenvolvimento Humano.

Wilson Marcolino Ferreira Júnior, Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Professor na Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Enfermeiro na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Pós-graduado em Condutas de Enfermagem no Paciente Crítico.

Cícero da Silva Moreira, Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Professor da Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Farmacêutico RT da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Pós-graduado em Gestão e Logística Hopsitalar; Graduado em Farmácia e Administração.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Edição

Seção

Artigos