Mensagens sobre escarificações na internet: um estudo psicanalítico

Autores

  • Josani Campos Ferreira Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
  • Paulo José da Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i2.22243

Palavras-chave:

Automutilação, adolescência, psicanálise, internet.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é analisar alguns depoimentos postados na internet por pessoas que se identificam como adolescentes do sexo feminino, procurando articular elementos que tornem possível uma compreensão psicanalítica do ato de escarificação. Desenvolveu-se a partir do método de análise de conteúdo, em que 41 postagens foram divididas em categorias de análises; a teoria psicanalítica fundamentou a análise e interpretação do material. Dentre os principais achados, observou-se que vivências relativas à passagem adolescente, associadas a vivências subjetivas, cujo laço social dificulta a apropriação de seu corpo, podem levar algumas adolescentes a produzirem as escarificações como tentativas de escapar das tensões que lhes afetam; mais do que se machucar, os cortem servem, então, para delinear um contorno corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josani Campos Ferreira, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá; Analista Judiciária - área Psicologia, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Paulo José da Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor adjunto do Departamento de Psicologia, na graduação e na pós-graduação, da Universidade Estadual de Maringá; doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Desenvolvimento Humano - CNPq/UEM.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

Artigos