https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/issue/feedCaderno Dá Licença2024-08-14T19:57:07+00:00Programa Dá Licençaprogdalicenca@gmail.comOpen Journal Systems<p>Esta revista foi criada em 1998, como periódico científico vinculado ao Programa de Extensão Dá Licença do Instituto de Matemática e Estatística da UFF. Em 2024 passa a ser caracterizada como uma publicação de ensino e extensão, com periodicidade semestral, e organizada a partir de dossiês temáticos voltados para a área de Educação Matemática. A revista é destinada a professores que ensinam matemática com foco nas práticas de sala de aula. Cada número será composto por artigos ou relatos de experiência e cadernos de atividades, organizado por professores convidados ou a partir de propostas submetidas e sujeitas à avaliação da Equipe Editorial.</p>https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/64151Apresentação Especial2024-08-14T19:57:07+00:00Nilson José Machadonjmachad@usp.br<p> </p>2024-08-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Caderno Dá Licençahttps://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/63436Frações em Quadrinhos2024-06-26T18:51:02+00:00Equipe do Projeto HQEMhqemuff@gmail.com<p>O Caderno de atividades “Frações em Quadrinhos” é composto por um prefácio elaborado pelo professor Nílson José Machado (professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, membro titular da cadeira nº 22 da Academia Paulista de Educação). Em seguida são apresentadas as quinze tirinhas elaboradas pela equipe do Projeto de Extensão HQEM – História em Quadrinhos no Ensino de Matemática da Universidade Federal Fluminense para o ensino de Frações. Acompanha cada tirinha, além das questões norteadoras da atividade para o aluno, um bilhete para o professor contendo objetivos de aprendizagem, orientações pedagógicas e metodológicas específicas sobre a atividade.</p>2024-06-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Caderno Dá Licençahttps://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/63049História em Quadrinhos no Ensino de Matemática2024-05-22T18:09:42+00:00Danilo Magalhães Fariasdanfarias07@gmail.comWanderley Moura Rezendewmrezende@id.uff.br<p class="Resumo">Esta publicação é uma produção da equipe do projeto HQEM – História em Quadrinhos no Ensino de Matemática, vinculado ao Programa Dá Licença, do IME-UFF. Neste artigo apresentamos um histórico do grupo HQEM, a dinâmica de produção dos quadrinhos, do estilo em construção, bem como o conteúdo das tirinhas que compõe o caderno de atividades, além de alguns artigos produzidos por membros da equipe. Na primeira seção (Atividades) apresenta-se o Caderno de atividades “Frações em Quadrinhos”. O caderno é composto por um prefácio elaborado pelo professor Nílson José Machado (professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, membro titular da cadeira nº 22 da Academia Paulista de Educação) e de quinze tirinhas elaboradas para o ensino de Frações. Acompanha cada tirinha, além das questões norteadoras da atividade para o aluno, um bilhete para o professor contendo objetivos de aprendizagem, orientações pedagógicas e metodológicas específicas sobre a atividade. Na segunda seção (Artigos) apresenta-se uma coletânea de artigos produzidos por membros da equipe do projeto. Esses artigos refletem os laços de cada um dos autores com o projeto, suas histórias anteriores com a temática, ou reflexões que são consequências dos estudos realizados.</p>2024-06-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Caderno Dá Licençahttps://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/63433Abelhas geômetras2024-06-26T18:19:18+00:00Marianna Ramos Rodriguesmarianna.rrodrigues@gmail.com<p class="Resumo">O artigo trata do relato da experiência realizada no Colégio Estadual Manuel de Abreu, onde alunos foram confrontados com o material desenvolvido pela autora quando ela fez parte do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense (PIBID-UFF), no projeto História em Quadrinhos no Ensino de Matemática – HQEM. A história em quadrinhos “Abelhas Geômetras” foi aplicada e avaliada por 19 alunos do Ensino Médio e seu professor de matemática, por meio de uma proposta de atividade e questionários. Com o objetivo de reduzir dificuldades ligadas ao uso da língua materna, a apresentação e simulação de situações problemas, bem como uma possível solução, foram apresentados na linguagem dos quadrinhos. Apesar de alguns resultados diferenciados, o quadrinho teve uma boa aceitação pelos envolvidos nesta pesquisa, sendo possível concluir, baseando-se nos resultados obtidos, que cumpriu seu objetivo inicial.</p>2024-06-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Caderno Dá Licençahttps://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/63434Fibby e Nat2024-06-26T18:36:05+00:00Yasmin de Carvalho Nunesycnunes@gmail.comCláudia Ferreira Reis Concordidoconcordido@ime.uerj.brJeanne Denise Bezerra de Barrosjeanne@ime.uerj.br<p class="Resumo">Este trabalho constitui-se num recorte de uma dissertação do PROFMAT, a qual versa sobre o roteiro e os primeiros desenhos de “Fibby e Nat – uma histórica aventura” – uma narrativa gráfica sobre o surgimento do algarismo zero e do sistema de numeração posicional. Por meio de uma história em quadrinhos, a ser usada como livro paradidático, pretendeu-se dar o merecido destaque à disciplina História da Matemática. De maneira divertida, duas personagens passeiam por antigas civilizações, percorrendo os caminhos que mostram a história do zero e da criação do sistema posicional e também os percalços até que se chegasse aos algarismos atuais. O trabalho se iniciou com a busca de dados históricos e passou ao estudo das HQs e dos paradidáticos como ferramenta no ensino-aprendizagem de Matemática. Aqui trazemos os bastidores dessa criação.</p>2024-06-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Caderno Dá Licençahttps://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/63435Não crio histórias em quadrinhos, mas sim, problemas em quadrinhos2024-06-26T18:44:11+00:00Maria Palmira da Costa Silvamariapalmirasilva@gmail.com<p>Em tempos atuais, o professor de Matemática está preocupado em incorporar a sua aula diferentes recursos que a tornem atraente, motivadora, e que despertem e estimulem a participação ativa do aluno. O objetivo é de facilitar a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina. Para isso, o professor deve estar sempre atualizado para poder pesquisar ou criar situações para sua aula que promovam o “fazer Matemática”. Este texto é o relato de uma professora inquieta que busca aperfeiçoar sua ideia de facilitar o entendimento do aluno na resolução de problemas, tão presentes no ensino dessa disciplina, transformando-os em “problema em quadrinhos”, por entender que esse formato possa provocar a motivação no aluno - um requisito, uma condição necessária da aprendizagem.</p>2024-06-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Caderno Dá Licença