https://periodicos.uff.br/campominado/issue/feedRevista Campo Minado - Estudos Acadêmicos em Segurança Pública2025-02-12T20:14:53+00:00Andrea Soutto Mayorandreasouttomayor@id.uff.brOpen Journal Systems<p><span style="font-weight: 400;"><em>Campo Minado</em> é um periódico semestral com apoio do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos - InEAC, que pretende contribuir para a produção crítica acerca do campo das políticas institucionais e não institucionais de administração de conflitos e seus efeitos nas sociedades. D</span><span style="font-weight: 400;">estinada a estudantes e pesquisadores das ciências sociais, humanidades aplicadas, do direito, das políticas públicas, da historiografia e demais interessados nas temáticas da Revista.<br /></span><strong>e-ISSN:</strong> 2763-5341</p>https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66570Quando a Polícia vai à Faculdade: “inclusão social” ou “choque cultural”?2025-02-12T18:56:19+00:00Marcos VeríssimoMAVERISSIMO.SILVA@GMAIL.COM<p>O objetivo do presente artigo é colocar sob descrição alguns aspectos dos conflitos presentes no Tecnólogo em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense, graduação EaD oferecida pelo consórcio CEDERJ-CECIERJ exclusivamente a candidatos que integrem profissionalmente instituições e corporações que façam parte do assim chamado “sistema de Segurança Pública”. Elaborado por antropólogos e outros cientistas sociais vinculados ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), sua proposta consiste em pensar os conceitos de Segurança Pública e administração institucional de conflitos mais em conformidade com os pontos de vista das sociedades do que do Estado, ou de interesses corporativos. Com proposta inovadora, não obstante, causa profundo estranhamento em homens e mulheres habituados aos conteúdos, teorias e metodologias de instrução de seus cursos de formação. A metodologia aqui empregada é etnográfica, propiciada pela participação do autor no corpo docente. Os episódios aqui relatados ocorreram no início da implementação do curso, que acaba de completar dez anos de existência. Como resultados, podemos afirmar que, para se consolidar, foi preciso cotidianamente criar e reproduzir mecanismos de administração de conflitos para lidar com as tensões decorrentes dos “choques culturais” (categoria nativa) sofridos pelos estudantes no interior do próprio processo educativo.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ensino; Instrução; Administração de Conflitos; Educação à Distância.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66575Diálogos Para Além do Diploma2025-02-12T19:11:29+00:00Thayná Moreira Cardoso de Carvalho Grandinthaynatutoracederj@gmail.com<p>O trabalho terá por objetivo discutir a relação civil-militar no âmbito universitário, e mais especificamente como ocorre o processo acadêmico de socialização dos agentes de Segurança Pública como alunos da Universidade, a partir da observação etnográfica realizada no Curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ/CECIERJ). Atuando há 10 anos como tutora presencial, apresento aqui as percepções a partir do trabalho de campo, desenvolvido na pesquisa do mestrado no PPGJS – UFF, com base nas entrevistas e observações etnográficas realizadas a partir do lugar que ocupo neste ambiente de aprendizagem.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Relação Civil-Militar, Segurança Pública; Socialização Acadêmica.</p> <p> </p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66576Institucionalização da Polícia Penal no Sistema de Segurança Pública da Sociedade Brasileira2025-02-12T19:13:48+00:00Márcia Lopes Ferreiramarciaas168@gmail.com<p>O presente artigo discorre sobre a institucionalização de uma nova categoria profissional a partir da Emenda Constitucional n.º 104 de 2019, que concebeu a Polícia Penal nas unidades federativas brasileiras junto às forças de Segurança Pública. Entre a previsão de incumbências localizamos a expectativa de gerenciar os estabelecimentos penais, reestruturar o sistema prisional, promover maior eficiência ao executar as atividades propostas no ordenamento jurídico e contribuir para a redução da criminalidade como prevalentes entre os discursos. Neste percurso, visou-se analisar as características na formulação das leis específicas que marcam esta nova fase do sistema prisional brasileiro. Para tal, nossa base é a metodologia qualitativa, partindo da análise de conteúdo e documental, buscando levantamento de dados tornados públicos pelas federações, a fim de identificar, analisar e refletir sobre as propostas, diretrizes e princípios que norteiam as atribuições e competências da Polícia Penal, considerando a lei de execução penal, que insere especialistas de diversas áreas nos serviços penitenciários. Essa produção textual apresenta como fio condutor minha experiência como servidora pública, acompanhando desde 2015 esse processo, minhas implicações são postas em análise, visando contextualizar o processo de construção da identidade organizacional da Polícia Penal de Minas Gerais. Ressalta-se que a ausência de regulamentação e clareza sobre a estrutura e atuação deste novo órgão impactam diretamente na execução das políticas públicas no ambiente prisional. Assim, o presente texto visa aprofundar o debate, provocando reflexões sobre as fragilidades da Emenda Constitucional e das legislações estaduais no tocante a estruturação das carreiras, profissionalização dos servidores, as condições de trabalho para assegurar aos custodiados o respeito aos direitos humanos e justiça social, além da democratização do sistema prisional e regulação social na condução das práticas inerentes a segurança pública da sociedade brasileira.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Polícia Penal; Segurança Pública; Sistema Prisional; Execução Penal; Profissionalização.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66578Aprendendo e ensinando antropologia: a construção de textos entre alunos de um curso de Segurança Pública2025-02-12T19:22:39+00:00Johana Pardojohanitapardog@gmail.comHully Guedeshullyfalcao@gmail.com<p>Neste artigo, narramos a experiência da prática de leitura e escrita implementada pelas autoras no curso de ensino superior: Tecnólogo em Segurança Pública e Social, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo consórcio CEDERJ, na modalidade semi-presencial. Como enfoque teórico, utilizamos a perspectiva dos letramentos crítico acadêmicos na universidade, que compreende a leitura e a escrita enquanto prática social, na qual é central o elemento crítico. Esse exercício pressupõe constantes questionamentos, exame da construção e manutenção das diversas ideologias<a href="#_ftn1" name="_ftnref1"><sup>[1]</sup></a> que atravessam as práticas de letramento. Além disso, tentamos motivar junto aos alunos e alunas o aprendizado de compreensão de suas práticas através da antropologia. Como metodologia, partimos da etnografia para a construção narrativa das situações vivenciadas pelas autoras do texto, pois participamos como organizadoras, ministrantes e orientadoras da escrita dos textos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino; Antropologia; Letramento; Segurança Pública.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66579“Eles Querem uma Polícia da Suíça no Brasil” Uma reflexão antropológica sobre os discursos, práticas e representações em disputa no campo da segurança pública.2025-02-12T19:25:22+00:00Leonardo dos Santos Ramos Corrêa ramosrcfn@gmail.com<p>Este texto objetiva contribuir para reflexão sobre os diferentes discursos que disputam o sentido de Segurança Pública, tendo como contexto a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o curso tecnológico em Segurança Pública e Social, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) aos agentes de Segurança Pública. O artigo procura explicitar as representações e moralidades dos policiais militares em torno do que se acredita ser e de como se faz Segurança Pública, pondo em perspectiva os antagonismos entre as óticas policial e acadêmica — esta última, vista como mais “progressista”. Em contraposição, segundo a concepção castrense, o mesmo tema incorporaria valores tradicionais que se legitimam somente no seio das instituições estatais; sendo, portanto, considerados assuntos estranhos à sociedade civil. Isto, porque, conforme mostrará o texto, questões históricas e sociais que estruturaram a formação societária brasileira, e que foram reproduzidas nestes espaços, continuam atualizando modelos hierárquicos, desiguais e repressivos de administração de conflitos no espaço público. Este trabalho empírico se valeu da pesquisa etnográfica e do diálogo entre autores das Ciências Sociais que se debruçaram sobre este tema, a fim de compreender e descrever o encontro destes dois universos simbólicos não raramente conflitantes: o ambiente do saber-fazer policial e o do saber acadêmico, oportunizados com o advento do Curso Tecnológico em Segurança Pública, da UFF.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Curso de Tecnólogo em Segurança Pública. Ethos Guerreiro. Polícia Militar.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66580Sons e Confrontos: A Sinfonia das Armas Durante a Missão de Paz no Haiti2025-02-12T19:37:19+00:00Vinicius Veloso Coutinhoviniciusveloso@id.uff.br<p>O artigo a seguir pretende trazer um conhecimento a cerca da paisagem sonora dentro dos conflitos armados com os integrantes do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro durante a missão de paz no Haiti realizada pela ONU. Também serão abordados os conceitos técnicos e científicos a respeito da Paisagem Sonora e parte da doutrina de Operações Especiais. Ressalta-se que o Brasil foi o país responsável por chefiar a missão em solo estrangeiro trazendo para si uma responsabilidade imensurável, considerando o envolvimento de diversas etnias com a tentativa de reestabelecer a ordem da nação.</p> <p>Palavras-chave: Haiti, Paisagem Sonora, Operações Especiais, Brasil, ONU.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66581Ensaio Etnográfico Trajetória na tutoria do curso de Tecnologia em Segurança Pública UFF/CEDERJ no Polo Niterói2025-02-12T19:45:34+00:00Paulo Mendespaulo.mendes27@yahoo.com.br<p>Ensaio Etnográfico</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66583Ensaio Etnográfico Joga pedra na Geni: Algumas reflexões sobre justiça no caso do “tio Paulo”2025-02-12T19:57:40+00:00Matheus de Souza Fariamtheusfaria97@gmail.com<p>Este artigo ensaístico busca analisar o caso amplamente discutido na mídia jornalística e nas redes sociais envolvendo Érika Nunes e seu pressuposto tio Paulo. Érika foi acusada de tentar fazer seu tio já falecido assinar uma autorização de saque de um empréstimo em um banco. As imagens do incidente viralizaram, desencadeando uma onda de acusações contra ela, que foi rapidamente julgada, condenada e cancelada pela opinião pública. O texto questiona o papel da mídia jornalística junto às emissoras, dos usuários das redes sociais e das autoridades competentes nesse processo,destacando a falta de imparcialidade da mídia, que muitas vezes busca apenas engajamento sem considerar as consequências nas relações humanas. Os usuários das redes sociais também são questionados sobre seu comportamento, que pode ser qualificado como “julgador”. Além disso, o papel das autoridades competentes, como o banco e seus funcionários, a delegacia e o juiz responsável pelo caso é analisado criticamente. O pré-julgamento da acusada pela mídia e pela delegacia é destacado, assim como a importância de um julgamento justo e imparcial. Em síntese, se enfatiza a importância de uma cobertura midiática crítica e imparcial para proteger os direitos humanos e evitar decisões precipitadas.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Mídia, Redes sociais, Sensacionalismo, Julgamento público, Direitos humanos, Ética jornalística, Responsabilidade social, Preconceito, Desinformação, Justiça.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66588Entrevista com Roberto Kant de Lima2025-02-12T20:14:53+00:00Marcos VeríssimoMAVERISSIMO.SILVA@GMAIL.COMBruno Mibiellibruno.mibielli@gmail.com<p><em><u>Entrevista realizada no dia 15/5/2024</u></em></p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66567Editorial - 6ª Edição2025-02-12T18:45:41+00:00Marcos VeríssimoMAVERISSIMO.SILVA@GMAIL.COMBruno Mibiellibruno.mibielli@gmail.comHully Guedeshullyfalcao@gmail.comHully Guedesjohanitapardog@gmail.comJosie Lessajslessa@id.uff.brDylla Nevesdyllaneves@id.uff.br<p>Editorial - 6ª Edição</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66569Carta ao Leitor - 6ª Edição2025-02-12T18:54:16+00:00Perla Alves Bento de Oliveira Costaperlafem@hotmail.com<p>Carta ao Leitor - 6ª Edição</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66584A Administração de Conflitos no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense2025-02-12T20:00:57+00:00Robson Farias Torresr44torres@gmail.com<p>Trata-se de um estudo sobre os meios de administração de conflitos propostos pela coordenação do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. Os conflitos identificados pela coordenação são inerentes à formação do curso que é ofertado exclusivamente para profissionais de segurança pública, público que possui certa resistência à socialização acadêmica. A adoção de formas de administração de conflitos por meio do diálogo nas salas de aulas é observada como meio de construção do respeito mútuo do “cidadão-aluno”. A pesquisa prioriza entrevistas sobre conflitos mais relevantes identificados nas três esferas administrativas pedagógicas de atuação do curso.</p> <p> </p> <p>Palavras chaves: Administração de Conflitos; Tecnólogo em Segurança Pública e Social; Aluno Policial; Militar Aluno.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66585Uma Análise do Processo de Socialização dos Alunos às Regras da Universidade2025-02-12T20:06:00+00:00Nivea Fernandesniveakarla@hotmail.com<p>Este trabalho propõe uma análise do processo de socialização dos alunos, especificamente os policiais, no Tecnólogo em Segurança Pública oferecido pela Universidade Federal Fluminense em parceria com o CEDERJ. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre como os alunos se adaptam às regras universitárias, levando em consideração, principalmente, como as socializações anteriores dos cursos de formação influenciam nesse processo de adaptação.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave: Socialização, </strong><strong>tecnólogo, regras universitárias.</strong></p> <h1> </h1>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66586Hierarquia e disciplina: Uma análise da relação de ensino-aprendizagem no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social2025-02-12T20:08:07+00:00Dylla Nevesdyllaneves@id.uff.br<p>Este trabalho de conclusão de curso apresenta as características observadas na relação de ensino-aprendizagem dentro do Tecnólogo em Segurança Pública e Social. O Diferencial do curso é que 73% do corpo de alunos são Praças da Polícia Militar. A relação destes alunos com a universidade nos mostra as diferentes noções de hierarquia e disciplina, onde num universo e no outro significam coisas diferentes. O enfoque é no confronto dessas duas moralidades e os conflitos surgidos a partir de então.</p> <p>Palavras chave: Universidade, Polícia Militar, Hierarquia, Disciplina.</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/campominado/article/view/66587“Na faculdade a gente aprende a pensar”: Uma análise da socialização acadêmica dos alunos do Curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF2025-02-12T20:09:40+00:00Érika Guimarães Ferreirafguimaraes.erika@gmail.com<p>Esta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova Friburgo.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>PALAVRAS CHAVE: </strong>Segurança pública – formação – motivações – sentidos – EAD</p>2024-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025