A trajetória da revista municipal de engenharia, o planejamento urbano e a Circulação de Novas Ideias Urbanistas no Rio de Janeiro (1930-1945)

Autores

  • Pedro Sousa da Silva

Resumo

Este artigo se propõe a pensar as transformações no debate sobre o planejamento de cidades no Rio de Janeiro durante as décadas de 1930 e 1940. Para compreendermos a trajetória destes debates nossa análise destaca as principais mudanças no campo do urbanismo através da trajetória da Revista Municipal de Engenharia. Durante estes anos a revista, criada pelos engenheiros da Secretaria de Viação e Obras, foi um dos principais periódicos de divulgação dos debates sobre planejamento urbano. Analisaremos a transformação, após o golpe do Estado Novo, do periódico em meio ofi cial de promoção das obras realizadas pela administração municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Silva, P. S. da. (2019). A trajetória da revista municipal de engenharia, o planejamento urbano e a Circulação de Novas Ideias Urbanistas no Rio de Janeiro (1930-1945). Revista Cantareira, (26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27970

Edição

Seção

Artigos Livres