Programação de computadores para melhoria da aprendizagem

Autores

  • Adriana Moralles Centro Educacional SESI Nº 108

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v1i3.12637

Resumo

Estamos vivendo uma realidade onde a tecnologia invadiu todos os ambientes de trabalho, escolas, casas... O que temos hoje em termos de tecnologia , será obsoleto daqui 2, 3 anos, tamanha é a rapidez da evolução tecnológica. As opções de trabalho vão sofrer uma grande transformação. Segundo pesquisas, ainda não conhecemos a maioria das ocupações profissionais que existirão daqui a 10 anos.

Seguindo essa lógica e baseados nos resultados da escola em avaliações externas e internas, percebemos uma fragilidade dos alunos em relação ao desenvolvimento do raciocínio lógico e na interpretação de textos/dados. Os resultados das avaliações como SARESP e ENEM, trouxeram a consciência da necessidade de aprofundar conhecimentos nas áreas da matemática(resolução de problemas) e português (interpretação de textos/dados).

Pensamos em aliar a tecnologia, através da programação em computadores, para a melhoria da aprendizagem dos alunos, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e favorecendo também a interpretação de textos/dados. O Plano de empreendimento escolhido “Programação de computadores para melhoria da aprendizagem”, foi pensado a partir da necessidade de melhorar o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos, através de situações-problema reais que necessitam de soluções.

Contamos com uma equipe de professores dinâmicos, com disposição para aprender e abertos à mudanças que favorecem a aprendizagem dos alunos.

Para a realização do Plano de Empreendimento, o valor solicitado ao edital será de R$ 23.891,95 destinados a compra de computadores, softwares, contratação de professor especializado em programação de computadores, treinamento de professores, despesas com material de consumo e serviços, despesas correntes e manutenção.

Esperamos contar com o apoio financeiro necessário para o desenvolvimento desse Plano de Empreendimento que tem como objetivo criar uma geração de pessoas confiantes e que possam controlar e manipular o mundo digital, em vez de apenas consumir passivamente o conteúdo.

Nos capítulos seguintes poderemos conhecer melhor o Plano de Empreendimento que já vislumbra os frutos desse trabalho promissor.

Acreditamos que a educação é fundamental para melhorar e desenvolver as pessoas em busca de um mundo melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Artigos Profissionais