Custos de Transação e Administração Pública: Análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i3.39886

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as características da produção científica sobre custos de transação nas organizações públicas, através de uma análise bibliométrica em artigos publicados de 1970 a 2019. Através do perfil de pesquisa, este estudo identificou que: (i) as décadas de 1990 e 2000 serviram para consolidação teórico-exploratória dos custos de transação nos estudos de administração pública, enquanto a década de 2010-2019 apresentou maior desenvolvimento, com análises aprofundadas; (ii) há um maior volume de publicações em países academicamente consolidados, enquanto que no Brasil o volume de publicações é baixo; (iii) as instituições americanas tem sido as mais produtivas em publicações sobre o assunto, com destaque para Florida State University, Cornell University e The Ohio State University; (iv) não há concentração de publicações por autor, o que reflete o delineamento recente do campo de pesquisa e a capacidade de aplicação multidisciplinar da Nova Economia Institucional; (v) Public Administration Review foi o periódico com mais publicações sobre o assunto; (vi) os mais frequentes tópicos de estudo foram “mecanismos de governança na oferta de serviços públicos”, “estrutura orçamentária-legal das organizações públicas” e “análise do ambiente institucional”. Além disso, o conteúdo encontrado foi discutido de forma ampla, buscando identificar oportunidades de pesquisa para pesquisadores interessados neste campo de pesquisa.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Paulo Andrade, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2016). Cursando Mestrado em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: mecanismos de governança, administração pública e contabilidade no terceiro setor.   

Júlio César Andrade de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos seguintes temas: Administração Pública e Gestão Social, Planejamento Governamental, Transparência e Controle Social, Democracia Participativa, Democracia Digital e Tecnologias Sociais.  

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos