https://periodicos.uff.br/cge/issue/feedCadernos de Gestão e Empreendedorismo2025-04-09T14:47:44+00:00Joysi Moraes, Drajmoraes@id.uff.brOpen Journal Systems<p>A Revista Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (CGE) é um periódico científico destinado às comunidades acadêmica e profissional orientada para a articulação entre reflexões teóricas e projetos práticos na área de Gestão e Empreendedorismo. A CGE tem como proposta editorial a publicação de artigos, ensaios e casos de ensino, além de um espaço especial para publicações que apresentem propostas inovadoras de gestão e/ou relatos da implantação de novos projetos/processos.<br /><strong>ISSN:</strong> 2318-9231</p> <p><strong>Qualis B3</strong></p>https://periodicos.uff.br/cge/article/view/67327Editorial 2025-04-09T13:38:40+00:00Joysi Moraesjoysimoraes@yahoo.com.br<p>Editorial</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/65886A sociomaterialidade do empreendedorismo2024-12-21T17:13:54+00:00Marcia Ganemmarciaganem@gmail.comEduardo Daveldavel.eduardo@gmail.com<p>Tão em voga nos estudos organizacionais, o tema da materialidade ainda é incipiente no campo do empreendedorismo. O objetivo desta pesquisa é revisar e discutir a produção acadêmica existente sobre a materialidade do empreendedorismo, incorporando os avanços teórico-conceituais alcançados no campo dos estudos organizacionais e antropológicos. Os resultados da pesquisa propõem um entendimento das pesquisas atuais sobre a materialidade do empreendedorismo e apontam para a lente sociocultural como promissora para guiar pesquisas futuras. Em particular, os estudos sobre empreendedorismo cultural podem se beneficiar dessa nova perspectiva de estudo. Implicações e desafios para pesquisas futuras são formulados e discutidos.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66880“Semeando lutas, germinando (r)evolução”2025-03-09T19:25:45+00:00Carolina Campos Meira Alves Peixotocarolina.meira@academico.ifpb.edu.brJosé Washington de Morais Medeirosjose-washington.medeiros@ifpb.edu.br<p>Este artigo analisa o lugar social de gênero concernente às carreiras empreendedoras de mulheres nutricionistas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem combinada, e tipologia exploratório-descritiva, subsidiada por um questionário misto, aplicado junto a 31 empreendedoras, registradas no Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região, atuantes na Paraíba. Os resultados revelaram potencialidades para a inovação nos negócios e resvalaram interposição de (in)equidade de gênero, desdobrando-se em resignação/resiliência diante da luta cotidiana e conquistas históricas. Conclui-se que políticas públicas (macrocosmo) e capacitação para a autogestão (microcosmo) são parâmetros fundamentais inter-relacionados para maximizar oportunidades/empoderamento e fomentar justiça social.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/67012Marketing digital2025-03-18T12:17:32+00:00Fernanda de Oliveira Souzafos3@aluno.ifnmg.edu.brAna Clara Pereira Soaresacps2@aluno.ifnmg.edu.brBernardo Almeida Rochabernardob.rocha@hotmail.comLuiz Célio Souza Rochaluiz.rocha@ifnmg.edu.br<p>A pesquisa avaliou a influência das mídias sociais na decisão de compra de 118 alunos de graduação do IFNMG-campus Almenara. Obteve-se média 7,746 para a percepção do grau de influência das mídias sociais sobre a decisão de compra. As variáveis "Frequência de acesso", "Busca de informações" e "Frequência de compra" foram as mais impactantes. A análise resultou em uma nova dimensão chamada "Interação digital", mostrando que quanto maior a interação, maior a influência. As Plataformas de compras e o Instagram foram as mídias sociais mais utilizadas dentro do processo de decisão de compra, demonstrando uma maior influência sobre os consumidores.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66996Marketing digital como instrumento de promoção de inovações2025-03-17T15:20:35+00:00Adalberto Ribeiro Ferreiraadalbertoribeiro11@gmail.comAngela Machado Rochaamach@gmail.com<p>Este estudo analisa ações de marketing digital de 12 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de Universidades Públicas da Bahia para a promoção de sua Propriedade Intelectual (PI). A metodologia, de caráter exploratório e descritivo, coletou dados de sites, vitrines tecnológicas e redes sociais dos NITs. Verificou-se que todos possuem site institucional, porém apenas dois dispõem de vitrine tecnológica. Embora estejam presentes nas mídias sociais, seu uso para divulgar a PI ainda é limitado. Conclui-se que o marketing é pouco explorado nos NITs, tornando essencial seu fortalecimento para ampliar colaborações, aumentar a visibilidade da PI e potencializar a transferência de tecnologia.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66114Caminhos para a formalização dos produtores de cachaça artesanal em Viçosa do Ceará2025-01-09T23:05:24+00:00nadia alvesnadiaalveslima@hotmail.comJANAINA FERNANDES DE ARAUJOjanainaaraujo@gmail.com<p>A pesquisa aborda a cachaça, sua expansão e diversificação, destacando sua tradição e importância no comércio brasileiro. Em Viçosa do Ceará, observa-se um distanciamento em relação à formalização e aos incentivos disponíveis. Por meio de métodos qualitativos, descritivos e exploratórios, o estudo investigou a comercialização formal e informal da cachaça, destacando sua relevância cultural, histórica e econômica. Identificou-se a limitada fiscalização e regulamentação, devido à falta de certificação e incertezas sobre a origem e qualidade da bebida. Os resultados apontam para a necessidade de estratégias que reduzam a informalidade e valorizem o potencial econômico da cachaça artesanal.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66962Perfil e competências empreendedoras dos gestores de startups do ecossistema de Uberlândia2025-03-12T23:57:15+00:00Victor Pereira Oliveira Lopesvictor.peroli.lopes@gmail.comGraciela Dias Coelho Jonesgraciela.dcjones@gmail.com<p>O objetivo da pesquisa é identificar o perfil e as competências empreendedoras predominantes nos gestores das startups do ecossistema de Uberlândia, estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário autoaplicável que identifica o perfil das startups, dos gestores e suas competências empreendedoras. As principais competências empreendedoras encontradas foram: persistência (90%), comprometimento (83%) e busca de oportunidade (72%). Por fim, conclui-se que as startups uberlandenses tem potencial, apesar de ainda estarem em estágio de validação, e, pode-se perceber que há um déficit de competências administrativas dos gestores para aplicar em seus negócios.<br>Palavras-chave: Startups, Competência empreendedora, Ecossistema.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/65788Significados atribuídos pelas participantes do Encontro Nacional Mulher Brilhante 2024 à luz da teoria da autodeterminação2024-12-18T16:57:59+00:00Ana Cristina Viana Camposanacampos@unifesspa.edu.br<p>Este estudo analisou os significados atribuídos pelas participantes do Encontro Nacional Mulher Brilhante 2024, com ênfase nos temas emergentes a partir dos comentários à luz da Teoria da Autodeterminação. A pesquisa qualitativa baseou-se na análise de 69 comentários do Instagram oficial do evento. Palavras-chave e ideias recorrentes foram destacadas e agrupadas em três categorias principais: Transformação e Empoderamento, Inspiração e Espiritualidade e Aprendizado e Conexões. Os resultados revelaram que o evento atendeu às necessidades de autonomia, competência e relacionamento, promovendo motivação intrínseca e crescimento pessoal. Conclui-se que iniciativas como esta são fundamentais para fomentar ecossistemas empreendedores mais inclusivos e colaborativos.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66037Práticas extensionistas para potencializar a inovação e produtividade numa pizzaria em São Bernardo, Maranhão 2025-01-05T00:26:36+00:00Jussara Danielle Martins Airesjussara.aires@ufma.brCarlos Antonio Lima de Jesuscarlos.alj@discente.ufma.brFrancisco das Chagas Ribeiro Gomesfcr.gomes@discente.ufma.br<p>Este estudo de caso exploratório e descritivo, desenvolvido sob a abordagem qualitativa, objetiva apresentar práticas extensionistas para potencializar o desempenho de produtividade e inovação de uma pizzaria situada no município de São Bernardo, Maranhão. Dados foram coletados, junto a gestores da empresa, a partir de um roteiro semiestruturado de questões e analisados de 21 de agosto a 25 de setembro de 2024. Constatou-se que a pizzaria apresenta barreiras relacionadas à gestão, infraestrutura e tecnologia para a implementação e continuidade da inovação. Gestores receberam um relatório diagnóstico, contendo recomendações com indicação de provedores de soluções às necessidades prioritárias.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66984Impacto da variação cambial e aspectos fiscais nas empresas do setor farmacêutico listadas na B3 durante a pandemia2025-03-16T02:22:54+00:00Gioanni Santos Lopes da Silvagiovanni.santos@unifesp.brMarcelo Rabelo Henriquemarcelo@mrhenriqueconsult.com.brAntonio Saporitosaporito@unifesp.brSandro Braz silvasandro.braz@unifesp.br<p>Este estudo analisa os efeitos da variação cambial e dos aspectos fiscais sobre as empresas da indústria farmacêutica listadas na B3 entre 2019 e 2021. Utilizando uma abordagem quantitativa sobre os dados das 6 empresas do setor com dados disponíveis, os resultados indicam que, apesar da evolução do desempenho das empresas no período, a volatilidade cambial impactou negativamente, especialmente em 2020. Estratégias como contabilidade de hedge e o correto preenchimento da DCTF foram identificadas como mitigadores desses efeitos. Conclui-se que, apesar da resiliência do setor, a exposição ao câmbio representa um risco estrutural relevante.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismohttps://periodicos.uff.br/cge/article/view/66398Proposta de melhoria no processo de avaliação e monitoramento de empresas de base tecnológica em uma incubadora do noroeste do estado do Paraná2025-01-29T18:58:35+00:00OSCAR LUIZ SCHUHARDTschuhardt@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é apresentar uma melhoria no processo de avaliação e monitoramento de desempenho de empresas de base tecnológica em uma incubadora de empresas do noroeste do estado do Paraná. A metodologia utilizada para atingir o objetivo foi a pesquisa-ação. O resultado é um método de avaliação e monitoramento alinhado à metodologia Cerne, considerando a fase de desenvolvimento do empreendimento. Conclui-se que os métodos de monitoramento e de avaliação propostos impulsionam a aderência das empresas ao mercado garantindo o sucesso dos empreendimentos e o cumprimento da missão organizacional da incubadora.</p>2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Gestão e Empreendedorismo