
 1 

A desregulamentação da economia e seus efeitos na comunicação1

. 

  

Monica Rangel2

  

 

Resumo 
 
As empresas de comunicação sofreram grandes transformações com as mudanças 
políticas e tecnológicas que se estabeleceram no final do século XX. Este artigo analisa 
as mudanças no setor ocorridas nas grandes empresas de televisão aberta e a 
implementação das tevês a cabo, com enfoque principalmente nas Organizações Globo, 
a partir dos anos 1980. 
 
Abstract 
 
The communication companies changed a lot because of the political and technological 
changing in the end of twentieth century. This article analyses such changes in the areas 
throughout the most important broadcasting television and the establishment of the 
channel TVs by signature, focusing in special the Rede Globo de Televisão, from the 
eighties.  
  
  
Palavras-chave  
 
Comunicação, política de comunicação, poder. 

  

  

  

As profundas transformações ocorridas no último quartel do século XX em 

termos tecnológicos, políticos, sociais e econômicos, modificaram estruturalmente as 

relações entre os diversos grupos sociais organizados. Nesta mudança, o papel dos 

meios de comunicação foi fundamental. 

Se, após a Segunda Grande Guerra, houve, em diversos países industrialmente 

avançados, uma preocupação maior com o estabelecimento do bem estar social, com 

políticas centralizadas e estados fortes, com poderes para promover políticas de ajuste 
                                                
1 Este artigo consiste na adaptação de um dos capítulos da dissertação de Monica Rangel, no Mestrado em 
Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense, orientada pela professora 
doutora Marialva Barbosa, apresentada e aprovada em outubro de 2000.  
2 E-mail de contato: mmrangel@uol.com.br 
 

mailto:mmrangel@uol.com.br�


 2 

econômico e de distribuição de renda, a falência do estado keynesiano, em meados deste 

século, levou a sociedade ao movimento oposto: valorização de crescimento material 

como fruto exclusivo da iniciativa e mérito individuais. 

No setor das telecomunicações, assistiu-se a um movimento similar. O 

florescimento deste ramo de atividade iniciou-se primeiro sob a forte tutela do Estado, 

principalmente na Europa. Mesmo no país-berço da livre iniciativa, os Estados Unidos, 

a presença do Estado nestas atividades adquiriu um caráter, se não totalmente 

intervencionista, ao menos regulador e mediador das políticas do setor. 

A grande importância da comunicação para o aperfeiçoamento do sistema de 

produção - em um mundo em crescente expansão e concentração urbana - e a 

rentabilidade da indústria de diversão e de informação atraíram grandes investimentos 

para o setor. O fim de um ciclo econômico, personificado pelas políticas 

intervencionistas, de um lado, e, de outro, a consolidação dos estados de representação 

civil e democrática (com alta participação da sociedade organizada em um número cada 

vez maior de países politicamente independentes e cada vez mais inter-dependentes 

economicamente) deslocaram a hegemonia política dos governos sobre as relações 

estritamente econômicas para novos agentes políticos: partidos políticos e grupos 

sociais organizados, como entidades de classe e sindicatos. 

Neste sentido, as legislações que inicialmente regeram as atividades do setor de 

telecomunicações, e, posteriormente, de adaptação às novas relações que estavam sendo 

criadas, não poderiam deixar de refletir essas mudanças. 

No Brasil, a implantação e as mudanças institucionais que permitiram a 

exploração dos meios de comunicação são emblemáticas da atuação de grupos e 

famílias que controlam as concessões de televisão e rádio. Apesar das mudanças 

econômicas e políticas ocorridas nas últimas décadas, esse modelo ainda perdura nos 

dias de hoje. 

  

A legislação do período 1960-1980 e a implantação das empresas do setor 

  

A televisão, em um período de tempo relativamente curto, afirmou-se como 

meio de comunicação rápido e universal e com características peculiares. Coincidindo 

seu aparecimento com a afirmação dos Estados modernos e fortes, o que inicialmente 

vigorou foi o domínio dessa diretriz única do Estado que estabelecia regras de 

transmissão de sinais às empresas que atuavam no setor. 



 3 

Estas, por sua vez, eram obrigadas a se submeter às normas vigentes e conciliar 

seus interesses comerciais com o controle estatal. 

Assim, a primeira legislação sobre a concessão de canais de televisão no Brasil 

reflete a preocupação do governo com o caráter público de um meio de comunicação 

dirigido a toda a sociedade e, ao mesmo tempo, o fato de serem empresas comerciais, 

isto é, gerar lucro e possibilidade de expandir suas áreas de atuação. 

O decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, assinado pelo então presidente 

João Goulart, aprovou o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, com base nos 

poderes que a Constituição vigente lhe concedia. 

A Constituição ressaltava o "caráter educacional" do serviço de radiodifusão e 

determinava que as concessionárias e permissionárias desse serviço deveriam organizar 

sua programação de forma a 

  

"manter um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a irradiação de 

espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrários à 

moral familiar e aos bons costumes". (art. 67) 

  

O Regulamento descia a detalhes, como, por exemplo, limitar a 25% o tempo 

diário da programação para publicidade comercial e 5% à transmissão de notícias, além 

de reservar às autoridades o direito de utilização gratuita das redes de comunicação para 

transmitir mensagens à população sobre assuntos que considerassem relevantes. Essa 

prerrogativa foi intensamente utilizada pelas autoridades militares que governaram país. 

Mesmo após a redemocratização, e até os dias atuais, o presidente e ministros utilizam-

na para fazer pronunciamentos à nação (art. 87). 

A legislação materializa, sob certo aspecto, o período recente da história do 

Brasil, no qual as relações políticas da sociedade assumiram caráter claramente 

autoritário e interventor nas atividades econômicas, sobretudo no que se referia às 

concessões de serviços públicos. Tudo isso, sob o pretexto de defender o aspecto 

público da transmissão de informações e de cultura à população. O tratamento 

autoritário na regulação das concessões e permissões dos canais de radiodifusão, no 

qual caberia ao Poder Executivo o controle total sobre o que deveria ser transmitido, e 

quem poderia transmitir o noticiário e o entretenimento, perdurou, formalmente, até a 

Constituição de 1988 e, na prática, perdura até os dias de hoje. Isto porque, apesar dos 

mecanismos institucionais previstos na Carta de 1988 - capazes de democratizar o 



 4 

acesso dos grupos sociais organizados à transmissão de comunicação - não se conseguiu 

superar as inúmeras barreiras, advindas, sobretudo, dos conflitos de interesses políticos 

e econômicos. 

Na realidade, mantém-se a concentração da atividade nas mãos dos poucos 

grupos, que conseguiram se firmar enquanto redes nacionais de televisão. E, ainda mais: 

com relação aos novos produtos, como, por exemplo, a TV a cabo, a concentração de 

propriedade chega ser ainda maior. Enquanto no que se refere à televisão aberta, 

continuam a dominar o mercado cinco grandes redes nacionais, no mercado de televisão 

por assinatura o domínio é exercido por apenas dois grandes grupos, como vimos 

anteriormente. 

As inovações surgidas a partir da descoberta das bandas largas, das novas 

tecnologias de transmissão de dados e imagens, o surgimento de novas formas de 

comercialização de sons e imagens, a Internet, as televisões a cabo, a banda Ku e tantas 

outras, não foram instrumentos utilizados para democratizar a geração, produção e 

transmissão da informação na sociedade. 

Politicamente, vive-se um momento de afirmação nos moldes do liberalismo 

clássico, e, economicamente, assistimos ao desmonte do Estado como agente da 

promoção do desenvolvimento material e árbitro do interesse coletivo. Observa-se um 

movimento generalizado de negação, segundo Bobbio, do "primado do público", que 

"se funda sobre a contraposição do interesse coletivo ao interesse individual" (BOBBIO, 

1999: 25). 

Ao Estado capitalista do final do século XX, não cabe mais o papel de apoiar os 

grupos menos favorecidos, em detrimento dos interesses e lucros dos agentes da 

atividade privada. O que se assiste - na verdade - é ao fortalecimento das grandes 

corporações empresariais e financeiras e a restrição do papel do Estado ao de apenas 

guardião e provedor desses interesses e promotor de políticas de caráter assistencialista 

junto à população mais desfavorecida. Esse "processo de publicização do privado é 

apenas um das faces do processo de transformação das sociedades industriais mais 

avançadas". (Idem, 26) 

No Brasil este fenômeno, de resto observável em outros países, também 

aconteceu. Nos últimos anos do governo militar, e já percebendo haver um novo espaço 

para uma atuação menos dependente das atitudes do governo, os empresários da 

radiodifusão, integrantes da Associação Brasileira dos Empresários de Rádio e 

Televisão, ABERT, elaboraram um Código de Ética da Radiodifusão Brasileira. Após a 



 5 

realização do décimo-segundo encontro, no mês de setembro de 1980, na cidade de 

Fortaleza, Ceará, redigiram e assinaram um documento, no qual reafirmavam "suas 

responsabilidades perante o público e o Governo" na execução dos serviços de 

comunicação, dedicados ao "entretenimento", à "informação", à "prestação de serviços 

culturais e educacionais", dos quais eram concessionários e permissionários. 

Por outro lado, reafirmavam o "regime de livre iniciativa e concorrência, 

sustentado pela publicidade comercial" e defendiam a "forma democrática de governo", 

"a liberdade de imprensa e de expressão". Neste sentido, só aceitavam a radiodifusão 

estatal se esta tivesse caráter "exclusivamente cultural, educativa ou didática, sem 

publicidade comercial". 

De resto, e aceitando as diretrizes básicas do governo quanto à moralidade de 

costumes, advogavam o "entretenimento do melhor nível artístico e moral", negavam a 

exibição de imagens que retratassem "inconseqüentemente" cenas de "violência", 

"sexo", "drogas", "alcoolismo", "vício do jogo", entre outras. 

Também os noticiários só transmitiriam notícias "provenientes de fontes 

fidedignas", mantendo sigilo apenas nos casos previstos em lei e de acordo com seus 

interesses, exercitando seu direito de selecionar as imagens e notícias de forma a 

minimizar o impacto, quando fosse o caso. 

  

O que mudou na legislação a partir dos anos 1980 

  

O final do governo militar significou o início de uma grande mudança nas 

relações econômicas entre o Estado e as empresas nacionais e estrangeiras. O ponto de 

partida dessas mudanças foi a elaboração de uma nova Constituição que demorou três 

longos anos, para, enfim, ser promulgada em 3 de outubro de 1988. 

O governo do Presidente José Sarney, por ter se caracterizado como um período 

de transição, sofreu todo tipo de pressão por diversos grupos de interesse, como as 

associações de classe, os sindicatos, grupos de empresários, além, é claro, dos 

parlamentares eleitos. O choque de interesses, locais e internacionais, muitas vezes 

levou a uma paralisia dos modelos setoriais a serem definidos institucionalmente. 

Diante dos múltiplos impasses, por diversas vezes, remeteu-se a solução dos problemas 

a futuras regulamentações. 

No caso específico das telecomunicações e das concessões de rádiodifusão, o 

quadro também apresentou-se de forma bastante confusa. E não poderia ser diferente, 



 6 

diante dos interesses que estavam em jogo. Apesar das pressões dos setores organizados 

da sociedade, que conseguiram importantes vitórias, como retirar da figura do 

Presidente da República a prerrogativa exclusiva para a concessão dos canais de 

televisão, submetendo-a à aprovação do Congresso, não foram criados mecanismos 

institucionais ágeis o suficiente para tornar este processo eficiente. 

Assim, apesar de não ser mais o presidente da República o responsável direto 

pela outorga, não houve, como contrapartida, a democratização nas concessões de 

canais de TV ou de repetidoras. 

O fato de o Presidente Sarney promover um verdadeiro festival de concessões de 

rádios e TVs, distribuindo-as entre diversos parlamentares ou pessoas ligadas a estes, 

para conseguir a prorrogação do seu mandato por mais um ano, provocou uma onda de 

protestos, desgastando não só as personalidades envolvidas no episódio, mas o próprio 

mecanismo de concessões. 

Entre 1987 e 1988, o Ministério das Comunicações distribuiu 168 emissoras de 

rádio e televisão a empresas ligadas a 91 parlamentares. Destes, 88 votaram a favor da 

emenda que concedeu mais um ano de mandato ao Presidente. (COSTA, S. e BRENER, 

J, 1997: 30) 

De fato, com a mudança nestas regras o processo de concessões ficou paralisado 

por muitos anos. Nem durante o curto mandato do Presidente Fernando Collor, ou do 

seu substituto, Itamar Franco, ocorreu mudança no quadro deixado pelo Presidente José 

Sarney. Só no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, e após a definição das 

novas regras para concessão, o processo foi retomado. 

Segundo dados publicados por José Prata, Nirlando Beirão e Teiji Tomioaka, no 

mês de dezembro de 1994, já existiam em todo o país 5.863 RTVs outorgadas pelo 

Ministério das Comunicações, sob o comando do então ministro Sérgio Motta. Estas 

eram distribuídas - entre as redes em atividade - de tal forma que a Rede Globo de 

Televisão mantinha a liderança no país também em números de repetidoras, com 2.800 

RTVs, seguida pela Bandeirantes, com 958 e pelo SBT, com 645, como pode-se 

constatar no quadro seguinte: 

  

  

QUADRO I 



 7 

TOTAL DE RETRANSMISSORAS EM 1994 

   

REDE QUANTIDADE (%) 

Abril 57 1,0 

Bandeirantes 958 16,3 

CNT/OM 209 3,6 

Globo 2.800 47,8 

Manchete 831 14,2 

Record 284 4,8 

Vida 23 0,4 

SBT 645 11,0 

Independentes 56 1,0 

TOTAL 5.863 100 

Fonte: Prata, José, e outros, (1999), p. 403 

  

Após as concessões outorgadas na gestão do ministro Sérgio Motta, e até o dia 

22 de novembro de 1996, foram concedidas mais 1.200 RTVs, aumentando o número 

total para 7.063 retransmissoras. É o que demonstra o quadro a seguir: 

  

  

QUADRO II 

TOTAL DE RETRANSMISSORAS EM 1996 

   

REDE QUANTIDADE (%) 

Abril 64 1,0 

Bandeirantes 1103 15,6 

CNT/OM 249 3,5 

Globo 3.013 42,6 



 8 

Manchete 1052 14,8 

Mulher 15 0,2 

Record 357 5,1 

Vida 295 4,2 

SBT 857 12,1 

Independentes 58 0,9 

TOTAL 7.063 100 

Fonte: Prata, José, e outros, (1999), p. 404 

  

Porém, ainda no final de 1996 e no ano de 1997, o Ministro "outorgou 

aproximadamente 700 novos pedidos, que haviam dado entrada no Ministério antes de 

março de 1996." (PRATA, J. e Out, 1999: 404) 

Coube ao então Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, coordenar a nova 

fórmula de outorgar as estações retransmissoras de televisão. Curiosamente, este 

processo ocorreu exatamente no período de tramitação da emenda constitucional que 

permitiria a reeleição do Presidente Fernando Henrique Cardoso. A partir da vigência da 

nova Carta constituinte, promulgada em 1988, as concessões só poderiam ser 

outorgadas pelo Presidente após a realização de licitação e posterior aprovação do 

resultado pelo Congresso. 

Uma brecha na legislação permitia, entretanto, que essas regras não valessem 

para as RTVs. As retransmissoras foram regulamentadas pelo Decreto 81.600, assinado 

em 25 de abril de 1978 pelo Presidente Ernesto Geisel. Mas ficaram fora do decreto 

1.720, de 28 de novembro de 1995, que tornou obrigatório o processo de licitação para 

novas concessões. Uma de suas características é a de poder inserir até 15% de 

programação própria quando funcionam como emissoras educativas ou quando estão 

instaladas na Amazônia legal. (COSTA, S. e BRENER, J., 1997: 31) 

Assim, após um longo período, a partir do mês de março de 1996, mas a grande 

maioria outorgada em dezembro daquele ano (um mês antes da votação da emenda que 

permitia a reeleição presidencial), o Ministro das Comunicações começou a liberar 1848 

concessões para implantação de novas retransmissoras. O fato de essas poderem ser 

feitas - graças à brecha existente na legislação - sem o aval do Congresso, estimulou, 



 9 

sem dúvida, o grande número de outorgas efetuadas pelo politicamente mais forte 

ministro do Governo Fernando Henrique Cardoso. 

Dessas 1848 concessões, 527 foram entregues a empresas de comunicação sem 

vínculos político-partidários. Em contrapartida, em segundo lugar na lista de 

distribuições, figuravam as prefeituras municipais, com 479 concessões. Em terceiro 

lugar vinham as entidades ligadas a igrejas, com 472. 

Nesta listagem figuravam ainda 102 outorgas a fundações educativas e 268 a 

entidades ou empresas controladas por 87 políticos - 19 deputados federais, 6 senadores, 

2 governadores, 11 deputados estaduais, 7 prefeitos, 8 ex-deputados federais, 3 ex-

governadores, 8 ex-prefeitos e outros 23 políticos (Idem: 31) 

Analisando as autorizações efetuadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso, 

no que se refere ao nosso objeto de estudo, podemos fazer as algumas ilações. 

Primeiro, no que diz respeito aos políticos ganhadores de repetidoras, destaca-se 

o fato de o líder do Partido da Frente Liberal (PFL) na Câmara Federal, Inocêncio de 

Oliveira, sócio majoritário da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru (PE), 

receber quatro repetidoras, duplicando o alcance da emissora naquela região do 

Nordeste. 

Há que se ressaltar ainda o fato de o senador - e ex-presidente - José Sarney, 

controlador do Grupo Mirante de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Maranhão, 

poder instalar mais quatro repetidoras no seu estado, ampliando a capacidade da TV 

Globo na região extremo Nordeste e Norte do país. 

A família do senador e líder do Congresso, Antônio Carlos Magalhães, 

proprietária da TV Bahia, também afiliada da Globo, obteve três RTVs. Esta família 

detém mais de 90 emissoras de rádio e TV na Bahia, praticamente monopolizando o 

alcance da Rede Globo naquele estado. 

Mas não foram só as figuras de maior força política no Legislativo que 

ganharam concessões. Deputados de menor força política na cenário nacional, mas com 

grande influência em seus estados de origem, também as receberam. O deputado 

estadual do Partido Progressista Brasileiro (PPB), do estado do Pará, Nivaldo Pereira, 

cuja família controla a TV Tapajós, também afiliada da Rede Globo, foi autorizado a 

instalar mais 7 RTVs. 

No Rio de Janeiro, o deputado federal Ronaldo Cezar Coelho, do Partido da 

Social Democracia Brasileira (PSDB), cujo irmão é dono da TV Rio Sul, afiliada da 

Globo no sul do estado, foi autorizado a operar também nos municípios de Barra 



 10 

Mansa, Mendes, Rezende, Três Rios e Volta Redonda, ampliando significativamente o 

alcance da TV Globo no interior do Rio. 

Já em Sergipe, o então governador, Albano Franco, concessionário da TV 

Sergipe, também afiliada da Globo, obteve autorização operar uma nova RTV no 

município de Itabaiana. 

No que diz respeito a outras concessões na Região Nordeste - uma das mais 

visadas neste processo de expansão do alcance territorial das transmissões televisivas - o 

ex-deputado federal Edson Queiroz, proprietário da TV Verdes Mares do Ceará, foi 

autorizado a instalar 32 retransmissoras. Na Paraíba, o proprietário da afiliada da Globo 

naquele estado, a TV Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, filiado do Partido do 

Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), obteve a autorização para instalar 5 RTVs 

no interior. 

Em Minas Gerais, Edson G. de Souza, pertencente aos quadros do PMDB, e 

proprietário da TV leste, obteve permissão para instalar mais 3 RTVs. 

O também peemedebista histórico Antonio Carlos Coutinho Nogueira, que 

explora repetidoras da Rede Globo nos municípios de Campinas e Ribeirão Preto, em 

São Paulo, assim como no sul de Minas Gerais, obteve 5 RTVs para essas duas 

unidades da federação. 

É interessante notar que essas liberações, na medida em que foram dirigidas para 

grupos que atuavam em suas regiões, só contribuíram para fortalecer essas lideranças 

políticas e concentrar ainda mais não só as propriedades já existentes, como o alcance 

das grandes redes nacionais. 

Outro fato que podemos destacar é a concentração das afiliadas da Rede Globo, 

de propriedade de personalidades políticas, nos estados das regiões Nordeste e Sudeste. 

Do total da 1848 RTVs distribuídas, a Rede Globo foi beneficiada com 319, só superada 

pelo SBT, que obteve 342. Mas a sua distribuição geográfica é bem mais equânime, 

pois atinge 23 estados da federação brasileira, contra 18 estados cobertos pelo SBT. 

A seguir apresentamos alguns quadros que dão uma melhor visão do que foram 

os atos assinados pelo ministro Sérgio Motta, em 1996, cujo levantamento foi realizado 

por Sylvio Costa e Jayme Brener e publicado no Correio Braziliense entre 20 e 25 de 

julho de 1997: 

  

QUADRO III 



 11 

RTVS CONCEDIDAS A DEPUTADOS FEDERAIS QUE JÁ 

POSSUÍAM REPETIDORAS COMERCIAIS 

   

Nome TV Afiliação Data Concessão RTV 

Inocêncio de 
Oliveira (PFL-
PE) 

Asa 
Branca 

Globo 7/3/1997 Arcoverde, 
Taquaritinga do 
Norte, Garanhuns e 
Pesqueira 

Roberto Rocha 

(PSDB-MA) 

Vale do 
Farinha 

Bandei 

Rantes 

4/9/1996 Carolina, Tuntum e 
Vitória do Mearim 

Ronaldo C. 
Coelho (PSDB-
RJ) 

Rio Sul Globo 15/8/96, 
4/12/96, 

15/8/96 

B.Mansa, Mendes, 
Resende, Três Rios 
e Volta Redonda 

Sarney Filho 
(PFL-MA) 

Mirante Globo 15/08/96 

17/12/96 

Açailândia, Estreito, 
Grajaú, Mtes.Altos 

Luis E. 
Magalhães 
(PFL-BA) 

Bahia Globo 15/05/96 

14/11/96 

Adustina(2), Antas e 

Alagoinhas 

Wellington 
Fagundes 

(PL-MT) 

Afiliadas SBT e 

Record 

17/07/96 

04/12/96 

Jaciara e Barra das 
Garças 

Olávio Rocha 

(PSDB-PA) 

Rondon SBT 20/03/96 Rondon 

Pedro Henry 

(PSDB-MT) 

Descal-
vados 

SBT 20/05/96 Descalvados 

Márcia Marinho 
(PSDB-MA) 

Caxias   03/12/96 Caxias (RTV da 

Bandeirantes 

Pedro Irujo 

(PMDB-BA) 

Itapoã SBT 15/08/96 

11/09/96 

F.Santana, Ubatá, 
Itamarajú, M.do 
Chapéu * 

César Bandeira 
(PMDB-MA) 

Água 
Branca 

SBT 17/12/96 Poção de Pedras 



 12 

Antônio Joa-
quim Araújo 
(PFL-MA) 

Itapicuru-
Codó 

Globo 17/12/96 Caxias 

Remi 
Trinta(PFL-MA) 

A.Pinheiro CNT 17/12/96 Palmeirândia 

Flávio P.Vei-ga 
(PFL-RJ) 

NICTV Cultura 17/12/96 Niterói 

  

*A TV Itapoã foi vendida para a Rede Record 

 QUADRO IV 

RTVS CONCEDIDAS A SENADORES QUE  

JÁ POSSUÍAM  REPETIDORAS COMERCIAIS 

   

Nome TV Afiliação Data Concessão RTV 

Jader 
Barbalho 

(PMDB-PA) 

Rede RBA Bandeirantes 15/08/96 

30/10/96 

Almeirim, Breve 
e Redenção 

Júlio 
Campos 

(PFL-MT) 

Brasil 

Oeste 

Bandeirantes 15/08/96 

28/08/96 

Alta Floresta 
Chapada dos 
Guimarães, 
Rondonópolis e 
Sinopolis 

Edison 
Lobão 

(PFL-MA) 

Difusora,Norte 
Sul 

SBT 15/08/96, 

17/12/96 

Bacabal,Pinheiro, 
Barra Corda e 
Açailândia 

José Sarney 
(PMDB-AP) 
* 

Mirante Globo     

Antônio C. 
Magalhães 

(PFL-BA) ** 

Bahia Globo     

Flávio 
Palmier da 
Veiga (PFL-

NICTV Cultura 17/12/96 Niterói 



 13 

RJ) 

*As concessões à TV Mirante estão descritas na tabela anterior. 

** As concessões à TV Bahia estão descritas na tabela anterior. 

  

QUADRO V 

RTVS CONCEDIDAS A DEPUTADOS ESTADUAIS QUE JÁ POSSUÍAM 
REPETIDORAS COMERCIAIS 

   

Nome TV Afiliação Data Concessão RTV 

Nivaldo 
Pereira 

(PPB-PA) 

Tapajós 

P. Negra 

Globo 

SBT 

31/05/96 Santarém(2), 
Óbidos, Orixi-miná 
e Juriti (SBT) 

José Jorge 

(PMDB-MA) 

  Bandeirantes 17/12/96 Pinheiro 
(repetidora de sinal 
da Bandeirantes) 

Camilo 
Figueiredo 

(PSD-MA) 

Codó SBT 04/12/96 Cod 

Everton Leoni 

(PSC-RO) 

Candelária Record 04/12/96 Alvorada Oeste, 
Espigão 

Oeste, Pimenta 
Bueno, P.Médici e 
Cerejeiras 

Emetério 
Weba 

(PFL-MA) 

Rádio TV 
S. Helena 

Bandeirantes 12/03/96 Repetidora de sinal 
em SantaHelena 

Benedito 
Terceiro 

(PPB-MA) 

TVC Publ. 
Ltda. 

Manchete 17/12/96 Barra do Corda 

Antenor 
Baruru 

Pantanal e 
Guajarina 

Manchete e 

Bandeirantes 

26/03/96 

14/11/96 

Santa Maria do 
Pará e S. 
Domingos 



 14 

(PSC-PA) Araguaia 

Miquéas 
Fernandes 

(PPB-AM) 

Ajuricaba Manchete 17/12/96 Silves 

J. Leite(PFL-
PI) 

Rádio FM Manchete 21/03/97 Piripiri 

QUADRO VI 

RTVS CONCEDIDAS A EX-DEPUTADOS FEDERAIS   

QUE JÁ POSSUÍAM REPETIDORAS DE CARÁTER COMERCIAL 

   

Nome TV Afiliação Data Concessão RTV 

Edson Queiroz 

(PPB-CE) 

Verdes 
Mares 

Globo 10/03/96 

17/12/96 

32 retransmissoras 
no Ceará 

José Carlos 
Mar-tinez (PFL-
PR) 

OM Ltda e 
Carimã 

CNT   PR (20), ES, MS, 
RN, SC (2) e SP 
(3) 

Antônio Gaspar 
*(PSDB-MA) 

Maracu Manchete 15/08/96 Viana 

Paulo Marinho 

(PSC-MA) 

Caxias Bandei-
rantes 

  Caxias 

* Perdeu a concessão para o deputado estadual Edmar Cotrim (PFL) 

  

  

QUADRO VII 

OUTROS CASOS DE RTVS CONCEDIDAS, 

QUE BENEFICIARAM A REDE GLOBO 

   

Nome TV Afiliação Data Concessão RTV 



 15 

José Carlos da 
Silva Júnior 
(PMDB-PB) 

Paraíba Globo Março e 
Novembro 
de 1996 

Cinco RTVs no 
interior do Estado 

Antonio C. 
Cou-tinho 
Nogueira 
(PMDB-SP) 

Pioneira de 
Televisão 

Globo 14/11/96 

15/08/96 

24/04/96 

  

Mogi Guaçu, 
Araraquara, 
N.Resende, 

Passos e 
S.Sebastião do 
Paraíso 

Edson G. de 
Souza (PMDB-
MG) 

TV Leste Globo 14/11/96 Caratinga, 
Coronel 
Fabriciano e 
Teófilo Otoni 

  

QUADRO VIII 

Distribuição das RTVs por rede 

   

Rede Número de RTV 

Globo 319 

SBT 342 

Record 151 

Manchete 226 

Bandeirantes 252 

Vida 306 

CNT 59 

Educativa 125 

Abril 12 

Outros 58 

Total 1848 

  

  

QUADRO IX 



 16 

Retransmissoras de Televisão afiliadas à 

Rede Globo no Brasil 

   

Estado Número 

Acre 5 

Amapá 3 

Amazonas 31 

Bahia 3 

Ceará 43 

Distrito Federal 1 

Espírito Santo 1 

Goiás 13 

Maranhão 14 

Mato Grosso 7 

Mato Grosso do Sul 10 

Minas Gerais 17 

Pará 19 

Paraíba 8 

Paraná 20 

Pernambuco 7 

Rio de Janeiro 16 

Rio Grande do Sul 55 

Rondônia 3 

Santa Catarina 24 

São Paulo 14 

Sergipe 1 

Tocantins 4 

Total 319 

  

  



 17 

O que podemos afirmar é que não houve nenhum movimento de mudança 

intencional no que se refere ao lugar que ocupam no cenário nacional as grande redes de 

televisão aberta. O único fato relevante foi a falência da Rede Manchete, que nunca 

ocupou lugar de destaque no campo das comunicações. 

A ampliação dos sinais de transmissão das televisões abertas se deu mediante 

autorização de retransmissoras, e nesse aspecto, a Rede Globo em nenhum momento 

viu-se ameaçada na sua hegemonia. 

  

Surgimento da TV a Cabo 

  

Também a implantação da TV a cabo sofreu um lento processo de discussão que 

antecedeu ao seu surgimento no cenário nacional. Ainda no governo Sarney, duas 

importantes medidas foram implementadas. O decreto 95.744, de 23 de fevereiro de 

1988, regulamentou o Serviço Especial de Televisão por Assinatura e a Portaria 250/89, 

no final daquele Governo, regulamentou a Distribuição de Sinais de Televisão. 

Em 1991, durante o governo Collor, o Fórum pela Democratização da 

Comunicação, entidade não-governamental criada na década de 1970 para promover a 

discussão com setores organizados da sociedade e congressistas sobre a política de 

comunicações, conseguiu se fazer ouvir sobre novas questões que estavam surgindo no 

âmbito das comunicações, principalmente no que diz respeito às novas modalidades 

para a exploração das atividades no setor. (Caparelli, 1998) 

Mas, diante das turbulências políticas resultantes da deposição do Presidente 

Collor, só no Governo de Fernando Henrique Cardoso foi votada e aprovada pelo 

Congresso, em outubro de 1994, e sancionada, em 6 de janeiro de 1995, a Lei do Cabo, 

(Lei 8977), regulamentando a atividade no país. 

Dando continuidade à política implantada pela portaria 250, assinada pelo então 

ministro das comunicações e atual presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, o 

Poder Executivo concede, por 15 anos, renováveis por igual período, a concessão para 

implementação deste serviço. A escolha é feita após exame de propostas apresentadas, 

conforme edital de convocação. (Idem). 

Esta demora na aprovação da legislação não significou a paralisação na 

implantação da TV a cabo no país. Em 1994, já se contabilizava 700 mil assinantes e, 

em 1996, o número era de 1,5 milhão (HOINEFF, 1996:126). 



 18 

Segundo matéria publicada no jornal "Folha de São Paulo", o mercado brasileiro 

de TV a cabo nasceu com quatro grandes operadoras: Organizações Globo, grupos RBS 

e Abril e Multicanal. A Globo, a RBS e a Multicanal já eram sócias da maior 

distibuidora de programação instalada no país: a Net Brasil (Folha de São Paulo, p.1-4, 

20/10/1994). 

O mercado das TVs por assinatura, portanto, já nasceu oligopolizado. A 

legislação que regula a sua exploração é mínima, no sentido de não prevê praticamente 

nenhuma intervenção dos órgãos públicos. Neste setor, vale qualquer tipo de arranjo que 

maximize os lucros pois parte-se do princípio que o seu poder de segmentação o 

transforma num veículo que "não se dirige às massas, mas reconhece as fragmentações 

sociais" (HOINEFF, 1996: 39) 

A exploração da TV a cabo pela família Marinho já permitiu agregar ao seu 

império midiático "algo entre 4 ou 5 bilhões de dólares", o valor da Net hoje, segundo a 

revista Carta Capital, p.28, de 21 de junho de 2000. 

Além destes empreendimentos, segundo estudo realizado por Venício Lima, a 

família Marinho participa como acionista em 17 emissoras de televisão e 20 de rádio, 

detendo suas empresas 73% da verba publicitária do país. (LIMA, V. 1998:53 e 55) 

Diante do amplo e acelerado quadro de mudanças ocorrido no Brasil, a partir de 

1989, pode-se afirmar que as Organizações Globo conseguiram manter sua hegemonia 

no setor de telecomunicações. Podemos constatar, também que, com a ampliação deste 

mercado, não perderam seu lugar de líder na exploração destes novos negócios. 

Apesar do surgimento de um novo e forte concorrente, na década de 1980, o 

Sistema Brasileiro de Telecomunicação-SBT, a Globo manteve a liderança no sistema 

de televisão aberta. As novas áreas de atuação do setor de telecomunicações, como a TV 

por assinatura, tiveram seu mercado rapidamente ocupado pelas Organizações Globo, 

como vimos anteriormente. 

Também na privatização do sistema de telefonia (tradicional e por sistemas de 

microondas) os grandes grupos de comunicação tiveram participação, e, mais uma vez, 

as empresas ligadas à família Marinho conseguiram ocupar alguns nichos. 

Por fim, em todos os processos de ampliação do alcance na transmissão de 

televisão - um processo eminentemente político, apesar das tentativas de tecnicização 

das outorgas - fornecem uma clara radiografia da conjunção dos interesses entre 

políticos profissionais mais atuantes no país, com os interesses das grandes redes de 



 19 

televisão, nela pontificando, uma vez mais, as associações dos dirigentes das 

Organizações Globo com a classe política. 

As eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998, de Fernando Collor de 

Mello e Fernando Henrique Cardoso, levou ao poder um modelo político e econômico 

que foi, e continua sendo, do ponto de vista da legislação, profundamente benéfico para 

expansão e consolidação de um modelo de atuação e gestão dos grandes grupos - 

nacionais e internacionais - que dominam o setor. 

  

Referências bibliográficas 
 
BENJAMIN, César (org.) A opção brasileira, Rio de Janeiro, Editora Contraponto, 
1998 
BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999 
CAPARELLI, Sérgio e out. Estudo Comparado da Televisão Pós-fordista e de sua 
regulamentação no Cone Sul, Núcleo de Estudos do Cone Sul, Pré-textos Compós, 
Internet, 1997 
COSTA, Sylvio e out. Coronelismo eletrônico: o governo Fernando Henrique e o novo 
capítulo de uma velha história, Rio de Janeiro, Revista Comunicação & política, v.4, 
n.2 
HOINEFF, Nélson A Nova Televisão, Rio de Janeiro, Comunicação Alternativa: 
Relume Dumará, 1996 
LIMA, Venício Artur de Televisão e política: hipótese sobre a eleição presidencial de 
1989, in: Comunicação & Política, Rio de Janeiro, 1(9), 1989 
PRATA, José e outros Sérgio Motta - o trator em ação, São Paulo, Geração Editorial, 
1999 

  

 


