
 
 

Clientelismo, corrupção e publicidade1

Como sobreviviam as empresas jornalísticas no Rio de Janeiro dos anos 1950? 
 

 
Ana Paula Goulart Ribeiro 2

 
 

 
Na América Latina ninguém funda um jornal para negócio, para fazer 
dinheiro. O dinheiro pode vir como um inesperado dividendo, mas o jornal é 
fundado geralmente para fins políticos, sendo raro o que se torna 
financeiramente instável e forte com o correr do tempo. 

(Danton Jobim)  
   

Um periódico poderia contar basicamente com quatro fontes de recurso no Rio 

de Janeiro dos anos 1950: a venda avulsa ou por assinatura, a publicidade comercial ou 

pública,  empréstimos e privilégios públicos e o apoio de grupos privados. Mas qual era 

o peso de cada um desses elementos na sustentação das empresas jornalísticas? Poucos 

órgãos de imprensa carioca tinham na venda avulsa e por assinatura a sua maior fonte 

de renda. O aumento dos custos de produção, no final da década, – principalmente 

devido aos aumentos no preço do papel e de outros insumos – contribuiu para reforçar 

essa tendência. Por outro lado, a publicidade comercial, que sempre fora fraca nos 

jornais, ganhou um forte impulso depois da II Guerra, com o desenvolvimento 

industrial. Apesar disso, a maioria das empresas jornalísticas ainda era deficitária e 

utilizava de técnicas de administração e gestão extremamente tradicionais. Em muitos 

casos, os velhos métodos de clientelismo e chantagem e o apoio do governo ainda 

garantiam a sobrevivência da empresa. Mas como isto se dava? 

A relação da imprensa com o poder público é uma tradição do jornalismo 

brasileiro, que o acompanha desde o seu surgimento no início do século XIX. Um dos 

casos mais ilustrativos de subvenção foi narrado por Joaquim Nabuco em Um estadista 

no império. Trata-se de um grande escândalo que estourou na Câmara em 1855, 

envolvendo Justiniano José da Rocha, então deputado e conhecido homem de imprensa. 

J. J. da Rocha (1811-1862) era considerado por muitos (como o Barão do Rio 

Branco, Silvio Romero e Alcindo Guanabara) o maior jornalista de seu tempo. Foi 

professor do Colégio Pedro II e da Escola Militar do Rio de Janeiro. Traduziu romances 

de Alexandre Dumas, Victor Hugo e Eugenio Sue para o Jornal do Commercio. A 

serviço do governo, fundou e redigiu vários jornais. Compôs o famoso panfleto “Ação, 

                                                             
1Este texto foi antes publicado nos anais do INTERCOM 2001 em CD-ROM e também no livro Estudos 
de Jornalismo (I), organizado por Marialva Barbosa.  
2 Ana Paula Goulart Ribeiro é bolsista recém-doutora (CNPq) do Mestrado em Comunicação, Imagem e 
Informação do IACS da Universidade Federal Fluminense. 



 
 

Reação, Transação”, considerado a obra-prima justificadora da conciliação proposta por 

Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês de Paraná. 

Eleito deputado, Justiniano resolveu criticar a política do mesmo Marquês, seu 

antigo protetor. Paraná revidou suas acusações, afirmando – em plenário – que elas 

partiam de um jornalista vendido. Justiniano teve que ir à tribuna defender-se. Mas não 

negou o fato. Confirmou-o, pronunciando, aos prantos, “um dos mais singulares e 

comoventes discursos que se encontram nos Anais”. Revelou o que tinha sido a sua 

carreira de jornalista, como auxiliara o governo e como este lhe havia retribuído. 

Contou que recebera pequenos auxílios pecuniários pelo aluguel da sua pena e que, 

apesar de escrever com veemência contra o tráfico de escravos, aceitara de presente um 

“africano”, dos muitos que eram então distribuídos como barganha política. 

  
   

Distribuíam-se ‘africanos’ e eu estava conversando com o ministro que os 
distribuía e S. Excia me disse: ‘Então, Sr. Rocha, não quer um africano?’. ‘Um 
africano me fazia conta’ respondi-lhe. ‘Então por que não o pede?’ ‘Se V 
Excia quer dê-me um para mim e um pra cada um dos meus colegas.’ O 
ministro chamou imediatamente o oficial de gabinete e disse-lhe ‘Lance na 
lista um africano para o Dr. Rocha, um para Dr. Fulano e outro para Dr. 
Sicrano!’ 

            
Paraná, por sua vez, confessou a subvenção à imprensa, afirmando que o seu 

ministério não era diferente dos outros nesse ponto: 

   
O Sr. deputado reconhece, e é sabido geralmente, que em toda a parte onde há 
sistema representativo o governo não pode durar muito lutando com a 
imprensa, se em  face dessa imprensa não houver quem o defenda, quem 
justifique sua política. É sabido, e o Sr. deputado o assinalou, que essa tarefa 
de que acabo de falar custa sacrifícios que não são lucrativos, e, por 
conseguinte, é necessário que essa tarefa seja recompensada. Não pretendo que 
o meu ministério seja diferente dos outros. 

   
Nabuco afirma que, nas contas das verbas secretas dos diferentes ministérios a 

que pertenceu (de 1853 a 1866), havia recibos de jornalistas a quem o governo 

auxiliava. O suborno à imprensa era comum durante o Império. Todos os governos 

recorriam ao serviço subvencionado da imprensa. Mas republicanos não agiram 

diferente. Campos Sales, no seu livro Da Propaganda à Presidência, confessa que o seu 

governo subvencionava diversos jornais e que herdou essa prática de seus antecessores. 

   
Creio, não o afirmo, que o presidente Deodoro da Fonseca, nos meses do 
governo constitucional que exerceu, não chegou a subvencionar a imprensa. 
(...) O seu sucessor, porém, deixou na opinião pública arraigada a crença de 
que aplicara, em larga escala, esse recurso. (...) O meu antecessor, o Sr. 
Prudente de Morais, entregou a defesa de seu governo à imprensa 



 
 

subvencionada, desde que começou a sentir os efeitos da agressão encarniçada 
dos seus implacáveis adversários. (...) Com tais precedentes, e dada a situação 
excepcionalmente difícil em que se encontrava o meu governo, não duvidei em 
enveredar por este caminho francamente aberto e trilhado pelos que me 
antecederam. (SALES, 1983:178-179).  

 
O servilismo da imprensa, no entanto, mudou as suas características no início do 

século XX. Essa mudança pode ser ilustrada pela comparação entre José do Patrocínio e 

João Lage. Patrocínio, dono da Cidade do Rio, representava um tipo de corrupção 

predominante no XIX, similar a de Justiniano José da Rocha. Seu jornal era pequeno, 

artesanal, sem estrutura de empresa. Através do artigo de fundo, ele defendia qualquer 

causa, desde que bem pago por isso. Passava tranqüilamente de uma opinião a outra, às 

vezes defendendo sucessivamente posições antagônicas. João Lage, proprietário de O 

País, era representante da nova fase, que exigia um tipo de corrupção mais complexa. 

Lage não recebia dinheiro diretamente, mas benefícios em negócios que, por sua vez, 

proporcionavam à empresa jornalística dinheiro (SODRÉ, 1966: 318). 

Há, aliás, no anedotário jornalístico, uma frase de Lage bastante famosa e que 

reflete com muita clareza como eram, nesse momento, as relações entre imprensa e 

poder público no Brasil. Dizia ele: “Só preciso de 22 leitores: os 21 governadores e o 

presidente da República”. 

A corrupção jornalística, entretanto, não se dava só em relação ao Estado. O 

suborno e a chantagem a empresas ou grupos privados eram práticas comuns da 

imprensa na primeira metade do século e um elemento essencial na sobrevivência de 

muitos jornais. Mário Hora (1959:26-27) conta – em seu livro de memórias – que, em 

1910, um diretor da Light lhe mostrou um dossier contendo informações sobre as 

relações da empresa com a imprensa. 

   
Nas páginas em branco recortes de ‘campanhas’ contra a Companhia, com 
uma anotação final: ‘Começada no dia tal e terminada em tal dia do ano tal. 
Pagos, tantos contos.’ Ali estavam recortes de vários jornais, jornalecos, 
revistas e revistecas com as respectivas quantias com que foram silenciados. 
Era uma clara e vergonhosa chantagem que esteve em moda por muito tempo e 
serviu de recurso para solucionar as aperturas financeiras de alguns periódicos 
da época. 

   
A corrupção também não era o único meio de relação entre imprensa e poder 

público. Podemos identificar cinco formas “legais”, juridicamente reconhecidas, de 

dependência dos meios de comunicação jornalísticos em relação ao Estado: 1) sistema 

de concessões públicas; 2) controle oficial das quotas de papel e outros insumos básicos 



 
 

à comunicação; 3) financiamentos, isenções fiscais e subsídios; 4) fiscalização 

governamental das atividades de comunicação e 5) publicidade governamental. 

Durante o Estado Novo, o domínio do Estado sobre os órgãos da imprensa era 

total. Além do controle legal que lhe era facultado pelo decreto 1.949[1], o DIP possuía 

outros mecanismos de pressão, como a concessão de isenções fiscais, prêmios, favores e 

subvenções aos jornais. O fornecimento de papel estava relacionado com esse tipo de 

manipulação. A indústria de papel de imprensa no Brasil era, nessa época, embrionária. 

A maior parte do produto era importada pelo governo e vendida aos jornais com preço 

subvencionado. O corte da subvenção funcionou inúmeras vezes como forma de 

pressão, criando sérias dificuldades aos jornais que não se adequavam à orientação 

governamental. O caso mais conhecido é o do Diário de Notícias. O jornal fundado por 

Orlando Dantas era uma das principais vítimas das perseguições do DIP e é sempre 

citado como modelo de resistência a suas pressões.[2] 

O noticiário produzido pela Agência Nacional (na realidade, propaganda do 

regime) era distribuído aos jornais, que o publicavam às vezes gratuitamente, às vezes 

recebendo para isso. Houve, nesse momento, uma verdadeira “empreitada de corrupção 

e suborno da imprensa em moldes até então desconhecidos no país”, com a fixação de 

uma contribuição financeira mensal, que variava de acordo com a influência do jornal e 

sua tiragem (FARO In. MELO, 1981:90). 

Essas práticas, embora fossem mais gritantes durante o Estado Novo, não 

cessaram no período democrático. Contar com os recursos do governo era uma tradição 

da imprensa carioca ainda presente nos anos 1945-64. Samuel Wainer conta como eram 

suas relações com o Banco do Brasil: 

   
Entrava na sala do presidente do Banco do Brasil sem ter pedido audiência e 
sem bater na porta. Ele sempre achava que, se fizesse cara feia, seria atacado 
no dia seguinte pela Última Hora e perderia o cargo. E quem entrava sem se 
fazer anunciar no gabinete Banco do Brasil, naturalmente, não tinha ido lá para 
conversar amenidades; sempre saía com os bolsos cheios de dinheiro.” 
(WAINER, 1987:170). 

   
As empresas de Roberto Marinho, eram uma das mais beneficiadas pelo crédito 

dos estabelecimentos oficiais De outubro de 1950 a dezembro de 1952, só o jornal O 

Globo levantou em sucessivos empréstimos no Banco do Brasil mais de 1 milhão 

dólares (valor da época). Em todos, obteve condições de pagamento extremamente 

vantajosas e deu a sua velha rotativa Goss como garantia. A mesma impressora foi 

hipotecada, simultaneamente, 5 vezes (SODRÉ, 1966:460-462). 

http://www.uff.br/mestcii/ana1.htm#_ftn1�
http://www.uff.br/mestcii/ana1.htm#_ftn2�


 
 

Segundo o Anuário Brasileiro de Imprensa, o fato de grande número de 

empresas de informação ter feito empréstimos em bancos oficiais não comprovava as 

relações da imprensa com o poder público. Assim justificava: 

   
A lei no Brasil protege de todos os modos a atividade da imprensa, 
concedendo-lhe uma porção de favores. Os governos sempre procuram dar às 
empresas jornalísticas facilidades com que se garantissem, em parte, contra os 
riscos e dificuldades do negócio, levando em conta a função pública e cultural 
que o jornal desempenha. Se uma atividade é especificamente protegida pela 
lei, não se pode estranhar obter financiamentos no banco oficial. A posição de 
devedora eventual de uma empresa jornalística para com o banco central não 
tira necessariamente a independência do jornal (AnBI, 1954:101). 

   
Apesar de uma certa dose de cinismo do comentário, ele aponta uma questão 

interessante. Se compararmos os dados relativos aos empréstimos dos bancos oficiais 

com o posicionamento político dos jornais, perceberemos que, de fato, não havia uma 

correspondência mecânica entre favores do governo e apoio político dos jornais. Em 

1953, dois dos maiores devedores do Banco do Brasil eram Assis Chateaubriand e 

Roberto Marinho e, nem por isso, os Diários Associados e O Globo apoiaram Getúlio 

no momento da crise do seu governo. Apesar de não oporem diretamente (pelo menos 

no início), esses dois empresários colocaram seus órgãos (sobretudo a TV Tupi e a 

Rádio Globo) à disposição de Carlos Lacerda para atacar Wainer e Vargas. 

É interessante que, nesse momento, a questão dos empréstimos aos veículos de 

comunicação (a juros subsidiados e com condições especiais de garantia) tenha se 

tornado assunto de debate público, com a instalação de duas CPIs, uma para investigar a 

imprensa como um todo e outra exclusiva para a Última Hora. O jornal de Wainer se 

tornou, aliás, o exemplo mais emblemático do que estamos falando, sobretudo devido às 

confissões deixadas pelo seu fundador. O livro Minha Razão de Viver é uma verdadeira 

aula sobre as relações da imprensa com o poder. Wainer admite que fez a UH a pedido 

de Getúlio Vargas, que lhe arranjou empréstimos no Banco do Brasil e o suporte de 

industriais que apoiavam o governo. Explica, detalhadamente, como se davam vários 

negócios escusos e ilegais durante o governo João Goulart. 

   
Walter Moreira Salles, já naquela época um banqueiro poderoso (...) me 
revelou que ambicionava ser nomeado embaixador em Washington. (...) 
Dispus-me a trabalhar por sua indicação, e Walter quis saber o que eu desejava 
em troca. Conversa muito franca, como se vê. Pedi-lhe que me conseguisse 
recursos para comprar uma rotativa, ele concordou prontamente. (WAINER, 
1987:175)  

   



 
 

As relações da imprensa com os detentores do poder eram fundamentais não 

apenas para garantir a subvenção de certas empresas, mas também para possibilitar aos 

jornalistas inserção em postos de comando junto à burocracia oficial. Era comum a troca 

de apoio por nomeações no serviço público. Alguns casos são bastante conhecidos, 

como o de Prudente de Moraes, neto (que assumiu, em maio de 1955, a 

superintendência da SUMOC, como recompensa do seu apoio a Café Filho) e o de 

Danton Jobim (que em 1956, após o Diário Carioca ter apoiado a campanha de JK, foi 

nomeado presidente do IBGE). 

As relações da imprensa com o poder público se davam não apenas no nível da 

direção, mas também no dos jornalistas e, em alguns casos, até no dos repórteres sem 

importância no interior da hierarquia das redações. Alguns casos de enriquecimento 

ilícito são famosos entre os jornalistas. David Nasser parece ser um deles. Em entrevista 

a revista Manchete (15/10/1965:96-99), ele fala sobre a fazenda que comprou com 

dinheiro adquirido no jornalismo. 

   
E a minha fazenda não é herdada, nem doada. Foi comprada com o dinheiro 
que ganhei como jornalista. Eu resolvi me emancipar porque cheguei à 
seguinte conclusão: no Brasil, nunca houve, na realidade, liberdade de 
imprensa. O que existe e sempre existiu é a opinião do dono do jornal. Ora, a 
minha opinião nem sempre coincidia com a de meu patrão e eu era despedido. 
Então eu resolvi ser rico, para poder ter opinião como jornalista. No 
jornalismo, como vocês sabem, só se faz fortuna sendo picareta ou então 
alugando a opinião. Essa eu nunca aluguei. (...) Sempre fui bem remunerado e 
resolvi me emancipar economicamente para não depender do diretor do 
jornal. (...) No dia que não publicarem o que eu realmente penso, vou-me 
embora para a minha fazenda, tranqüilamente, para escrever meus livros e 
viver minha vidinha. 

   
Nasser não admite nenhum ato de corrupção, mas seu discurso é contraditório. 

Apesar de afirmar que, em jornalismo, só se fazia fortuna sendo picareta ou corrupto, 

ele diz que resolveu ser rico e emancipar-se economicamente. Mas como logrou isso? 

Sendo picareta ou corrupto? Ele alega que sempre foi bem remunerado. Mas será que o 

salário de um repórter nos anos 50 e 60, mesmo o de um repórter de prestígio como 

David Nasser, era suficiente para se fazer uma fortuna pessoal? Edmar Morel explicaria 

de outra forma: 

    
Excelente repórter, com extraordinária capacidade de trabalho, talento para dar 
e vender, David era, todavia, despido de qualquer caráter. Suas reportagens 
eram constantemente montadas num esquema de mentiras, porém rendoso do 
ponto de vista comercial (MOREL, 1999: 155). 

   



 
 

Segundo Samuel Wainer, Nasser era a prova acabada de que era possível 

enriquecer utilizando em proveito próprio os instrumentos oferecidos pela profissão. 

“Ele jamais se colocava gratuitamente de algum lado”, afirma Wainer (1987:184-185).  
 
Ao ampliar sua influência nos Diários Associados, David passou a usar as 
armas da pressão, da corrupção, eventualmente da chantagem, para fazer 
fortuna. A partir de 64, tornou-se o principal intermediário entre os 
empreiteiros e o governo. 

    
  Os empreiteiros, aliás, parecem ter sido figuras chave da corrupção dos meios 

de comunicação e do governo. Wainer chega a afirmar não ser possível escrever a 

história da imprensa brasileira sem lhes dedicar um vasto capítulo. Dentre as muitas 

vantagens políticas e econômicas que o governo João Goulart trouxe para a Última 

Hora, uma foi exatamente a proximidade com esse grupo, que assegurou a prosperidade 

à empresa. No seu livro, Wainer detalha todo esse esquema de corrupção. Quando se 

anunciava uma obra pública, as licitações eram só fachada. Na escolha da empresa 

responsável pela obra, o que valia não era a concorrência, mas os acordos prévios. 

  
Não aceitávamos cheques [afirma Wainer] o pagamento vinha em dinheiro 
vivo. Uma vez por mês, ou a cada dois meses, eu visitava os empreiteiros e 
recolhia suas doações, juntando montes de cédulas que encaminhava às mãos 
de João Goulart. (WAINER, 1987:238). 

 
Teodoro Barros (entrevista a autora,15/12/1999) conta que era enorme o 

prestígio de Samuel junto aos governantes (“era tão importante quanto um ministro de 

estado”) e que, como conseqüência, formava-se em torno dele uma teia de relações de 

poder baseada em complicados laços de compadrio e vassalagem:  

     
Talvez o único que tivesse tido esse poder fosse o Chateaubriand, o Rei do 
Brasil. Eu me lembro que, como diretor da UH, eu recebia telefonema do 
Roberto Silveira pedindo para eu interceder junto ao Samuel, para o Samuel 
falar com o Jango para recebe-lo. Negócio de louco. Quer dizer o governador 
do Estado do Rio tinha que falar com o diretorzinho da UH, para falar com o 
diretorzão, para falar com o presidente da República.  

   
Todo esse prestígio se convertia, naturalmente, em lucro, que Wainer utilizava 

para aperfeiçoar o seu negócio. Mas nem todos investiam os recursos obtidos com o 

jornalismo no jornalismo. A maioria fazia grandes riquezas pessoais, enquanto os 

jornais ficavam a míngua. Como afirma Samuel Wainer (entrevista CPDOC/FGV), no 

Brasil, os donos de jornais eram ricos e os jornais eram pobres.    

Uma outra forma de pressão econômica sobre as empresas jornalísticas é a 

publicidade governamental. Na edição do dia 08/2/1952 da Tribuna da Imprensa, 



 
 

Carlos Lacerda denunciou a substituição do cel. Caio Miranda por Genolino Amado na 

direção da Agência Nacional como fazendo parte de uma manobra de Lourival Fontes 

para controlar a economia dos órgãos de informação. O Instituto Caxias e as demais 

autarquias tinham verbas de publicidade que somavam mais de Cr$ 10 milhões por ano 

(valor da época). Essas verbas eram concentradas na Agência Nacional, que as 

distribuía à imprensa do Rio.    

A distribuição da publicidade oficial era, obviamente, feita a partir de um 

critério político. Segundo Lacerda, Lourival Fontes teria entregue a Caio Miranda uma 

lista tríplice esclarecendo a lógica de funcionamento. A primeira lista continha o nome 

dos jornais que obrigatoriamente deviam receber a publicidade dos institutos: A Manhã, 

A Noite, Última Hora, O Radical, Voz Trabalhista, Diário Popular e Diário 

Trabalhista. A segunda lista continha os nomes dos periódicos a quem as verbas 

deveriam ser distribuídos conforme a sua atitude para com o governo: Jornal do 

Commercio, Correio da Manhã, O Jornal, Diário da Noite, O Globo e outros. E, 

finalmente, na terceira, os jornais que não deveriam receber publicidade de forma 

alguma: Tribuna da Imprensa, Diário de Notícias, Diário Carioca e Imprensa Popular.   

   
Quando o antigo diretor do DIP condiciona a distribuição da publicidade 
oficial ao maior ou menor apoio que os jornais derem ao governo (...), está 
confessando que usa essas verbas para fazer ‘chantagem’ contra a imprensa. 
Está reconhecendo que esse dinheiro é uma arma de pressão política para 
eliminar, na prática, a liberdade de imprensa (...) (PN, 01/3/1952).  

 
Pedro Lafayette, diretor da Folha Carioca, também abordou a questão da 

publicidade governamental em entrevista à revista Publicidade e Negócios (20/2/1953: 

32):    

   
A publicidade governamental poderia ser uma boa fonte de renda para os 
jornais verdadeiros, permitindo-lhes uma vida mais tranqüila. Entretanto, o que 
se vê? Não distingue jornais. A publicidade governamental tanto vai para um 
jornal de 80 mil exemplares como para um de mil exemplares, que roda a 
semana inteira com apenas uma bobina. O Estado exerce funções industriais 
cada vez maiores e, por isso mesmo, deveria exercer funções publicitárias 
dentro do espírito comercial. 

 
Todos esses exemplos servem para ilustrar – apesar de nenhum deles ser 

passível de verificação ou quantificação – a promiscuidade da relação entre imprensa e 

poder público, que, por sua vez, reflete uma questão mais ampla: que é a da estrutura 

patrimonialista do Estado brasileiro. Predominava entre as elites nacionais – e, entre 

elas, os homens de imprensa – uma visão que reduzia o Estado a uma realidade externa, 



 
 

a um mero instrumento para a conquista de privilégios e benesses: imposto baixo, 

subsídios, empregos públicos, empréstimos generosos etc. 

É bom não esquecer, no entanto, que o setor privado também poderia ser fonte 

de corrupção jornalística. A biografia de Assis Chateaubriand, escrita por Fernando 

Moraes, está repleta de exemplos de negociatas entre empresários e a imprensa. 

Podemos também utilizar como exemplo, mais uma vez, Wainer (1987:214). O 

fundador da UH conta que Euvaldo Lodi costumava solicitar-lhe artigos ou reportagens 

favoráveis aos industriais paulistas e que, nessas ocasiões, lhe retribuía com algum 

presente ou alguma quantia em dinheiro.    

Sobre o superintendente da Light, John McCrimmon, por exemplo, Wainer 

(1987:115) afirma:   

 
McCrimmon comandava uma empresa que distribuía propinas a todos os 
jornais da época. Mesmo o jornal do Partido Comunista, A Manhã, recebia 
uma verba da Light. Os editorialistas mais influentes recebiam diretamente da 
empresa pagamentos destinados a torná-los dóceis diante das imoralidades que 
a beneficiavam. As exceções eram raríssimas.    

  
   

E a publicidade? 
  
Após a II Guerra, a publicidade ganhou um forte impulso no Brasil em 

decorrência do crescimento industrial. Ao longo da década de 1950, houve um incrível 

aumento no orçamento publicitário. O crescimento em valor correspondeu a um 

aumento físico, isto é, a um aumento de centimetragem de anúncios nos jornais, 

principalmente naqueles localizados em grandes cidades, como o Rio e São Paulo. 

Apesar de muitas organizações industriais e comerciais possuírem 

departamentos de publicidade próprios, houve um aumento grande no número de 

agências no país. As principais delas vinham crescendo em importância, apresentando, a 

cada ano, um maior volume de negócios. A Thompson, por exemplo, aumentou o seu 

faturamento de 66 milhões de cruzeiros, em 1949, para mais de 100 milhões, em 1951 

(valores da época). 

A agência de publicidade se definia como uma organização autônoma, com 

personalidade jurídica própria, que prestava serviços a um grupo de anunciantes, 

distribuindo sua propaganda em troca de uma taxa (que, no início dos anos 1950, era de 

17,65% sobre o volume líquido total das verbas). Era mais do que um intermediário 

entre os anunciantes e os veículos de comunicação, como o antigo corretor. Era um 

organismo técnico, especializado, cujas atividades incluíam: 1) planejamento das 



 
 

campanhas, sua redação, desenho, ilustração; 2) estudos de mercado, levantamento de 

circulação dos veículos; 3) preparação do material para veiculação (clichês, estéreos, 

discos etc.) e seu envio para os veículos e 4) pagamento, por sua conta e 

responsabilidade, da publicidade feita em nome dos seus anunciantes.    

Em 1950, metade do volume total de publicidade despendido no Brasil foi 

distribuído através das agências. Essa porcentagem foi ainda maior nos grandes centros 

urbanos, como Rio de Janeiro. Em 1952, 75% da publicidade de O Jornal e do Diário 

da Noite eram provenientes dessas organizações (PN, 15/3/1952). Ainda em 1949, O 

Globo faturou, por esse meio, mais de 10 milhões de cruzeiros. O faturamento do 

Diário de Notícias, no mesmo ano, foi de 8 milhões e meio (PN, 01/3/1950).    

As agências de publicidade desempenharam um papel importante no processo de 

modernização da imprensa carioca nos anos 1950-60. Na sua função de vender serviços 

e produtos, elas eram obrigadas a fazer uma seleção rigorosa dos veículos a anunciar. 

Primeiro, era necessário definir a percentagem que caberia aos jornais, às rádios, às 

revistas, à televisão, ao cinema etc. Depois, escolhia-se quais seriam os jornais a ser 

incluídos no plano. O que determinava a sua escolha era, em geral, a força de venda de 

um veículo.    

A publicidade vai alterar, assim, a estrutura do mercado jornalístico carioca, 

favorecendo o movimento de concentração da imprensa. As receitas publicitárias eram 

captadas sobretudo pelos veículos maiores, que aumentavam consideravelmente o seu 

capital. Em 1951, todos os grandes jornais cariocas – o Correio da Manhã, Diário de 

Notícias, O Jornal e O Globo – bateram seus recordes anteriores de faturamento em 

publicidade.    

  

Os jornais populares beneficiaram-se menos com o surto publicitário, devido ao 

fraco poder aquisitivo dos seus leitores e à sua limitada capacidade de consumo. Mas 

apesar da publicidade dirigir-se sobretudo às camadas privilegiadas, a classe 

trabalhadora não era negligenciada. A promoção de uma série de produtos mais 

populares – tecidos, roupas de trabalho, ferramentas, objetos em segunda mão, rádios, 

pequenos aparelhos elétricos, diversões etc. – se fazia através de jornais como Última 

Hora, Diário da Noite, A Notícia, O Dia e Luta Democrática. 

Nem todos os jornais, é bom lembrar, dependiam da publicidade comercial. O 

Jornal do Commercio, por exemplo, faturava sobretudo com a publicação de balanços, 

atas de assembléias de acionistas e editais, que a legislação brasileira obrigava as 



 
 

sociedades anônimas a publicar. O Jornal do Brasil vivia dos anúncios classificados, 

centrados sobretudo no mercado de trabalho, de moradia e de automóveis.    

De qualquer forma, no final da década, a dependência dos jornais noticiosos em 

relação à publicidade tendeu a aumentar, na medida em que os custos de produção 

subiam. Como afirmou Carlos Lacerda, em entrevista a revista PN (05/2/1957), passou 

a ser mais fácil e menos caro fazer jornal a base de opinião do que de informação. Um 

jornal moderno implicava em maiores despesas com pessoal, pois necessitava de uma 

equipe grande de repórteres, correspondentes, redatores e outros profissionais. Havia, 

além disso, preocupação com a parte gráfica, o que implicava na importação de 

equipamentos mais sofisticados e no uso de papel e tinta mais caros.    

Segundo o balanço do Correio da Manhã (publicado na sua edição de 

26/4/1959), o jornal teria faturado, em 1958, 7,4 milhões em assinatura e 24,8 milhões 

em venda avulsa. Só na compra de papel, a sua despesa foi 53,7 milhões. A receita 

proveniente das assinaturas e vendas avulsas foi inferior ao custo do papel, dando na 

relação uma diferença negativa de 21,4 milhões. Isso sem contar as despesas comerciais 

(51,1 milhões), com oficinas (45,3 milhões), com a redação (41,6 milhões) e com a 

administração (33,5 milhões). Entretanto, graças à publicidade, que lhe rendeu 236 

milhões de cruzeiros, a empresa pôde pagar todas as suas despesas e ainda apresentar 

um lucro de 16 milhões.    

Isto não acontecia só com o CM. Os jornais em geral estavam faturando, cada 

vez mais, com a publicidade. Na edição de 12/4/1956, O Globo declarou, na primeira 

página, que os anúncios em um ano contribuíram para os seus cofres com 92 milhões de 

cruzeiros (920% a mais do que em 1949). Em 1957, o jornal faturou cerca de 212 

milhões de cruzeiros em publicidade, superando muito o volume de 1956, que foi de 

141 milhões (PN, 06/2/1958).    

As reformas gráficas e editoriais de alguns jornais foram, em alguns casos, um 

fator importante para atrair publicidade comercial. O Jornal do Brasil, por exemplo, à 

medida que ganhava feições modernas e aumentava as suas tiragens, passava, cada vez 

mais, a ser procurado pelas agências.  

O ritmo de crescimento da publicidade na mídia impressa sofreria uma queda 

nos três primeiros anos da década de 60, como reflexo inevitável da crise política e 

econômica por que passava o país. Além disso, parcela da antiga receita publicitária – 

sobretudo aquela destinada a promoção dos produtos de grande consumo – começou a 

se transferir para a televisão. Entre 1960 e 1973, a participação da televisão na 



 
 

distribuição dos recursos globais de publicidade passou de 8,9% para 46,6%  

(BARROS, 1975: 42-43). 

 A redução dos valores da publicidade no período de 1960 a 1964 e o seu 

progressivo deslocamento em direção à televisão teria reflexos imediatos na imprensa, 

levando ao fechamento de alguns jornais e ao agravamento da situação econômica de 

outros. Os veículos populares e de classe média foram, obviamente, os mais atingidos. 

Os dirigidos a um público com forte poder aquisitivo conseguiam atrair para si a 

maioria dos investimentos publicitários destinados à imprensa. 

As novas regras concorrenciais que a publicidade estabeleceu no mercado, 

sobretudo depois do desenvolvimento da televisão, impulsionou a modernização das 

empresas jornalísticas. Houve mudanças nas estruturas administrativas de alguns 

jornais, tendo em vista uma maior racionalização do processo de produção e circulação 

da matéria jornalística. Um padrão empresarial de gestão – caracterizado por formas de 

gerência mais impessoais – começou a se estabelecer de forma hegemônica.    

 Esse processo, no entanto, apresentou limites concretos. A adoção de uma 

gestão moderna não implicou na eliminação de formas arcaicas e paternalistas de 

administração. O clientelismo, a chantagem e a corrupção também continuavam, em 

certa medida, a funcionar como elemento essencial na manutenção de algumas empresas 

e guiavam, muitas vezes, as escolhas e decisões de seus administradores. Mesmo 

naqueles jornais maiores e mais estáveis, a lógica do mercado se conjugava com uma 

racionalidade outra, ainda atrelada à imperativos de ordem política.    

Os interesses políticos continuavam a se sobrepor, algumas vezes, aos 

empresariais na escolha das estratégias das empresas. Claro que os anos 50 eram um 

período de transição e, como tal, é normal que fosse marcado por ambigüidades e 

contradições. Acreditamos, entretanto, que o que havia era uma contradição insolúvel. 

O processo de modernização apontava para uma autonomização do campo jornalístico, 

mas a sua autonomia total não era possível. O campo jornalístico – tal como se 

configurou historicamente no Brasil – jamais conseguiu se autonomizar totalmente em 

relação à política. 

 Os jornais brasileiros nunca puderam assumir, por exemplo, o papel de 

watchdogs, que lhes era reservado no ideário norte-americano. Nunca conseguiram 

exercer, de fato, vigilância sobre a ação do Estado, no sentido clássico do liberalismo, 

pois nunca mantiveram uma distância suficiente dos personagens públicos. A imprensa 



 
 

sempre teve uma relação simbiótica com a política, como mencionamos no inicio deste 

trabalho. 

 Acreditamos que esse caráter das empresas jornalísticas está relacionado à 

própria configuração do campo político no Brasil, marcada por uma constante tensão 

entre modernidade e arcaísmo, entre, de um lado, a impessoalidade e a racionalidade das 

instituições (baseadas nos princípios da representatividade, da sociedade de direitos, da 

cidadania) e, de outro, as práticas oligárquicas, clientelísticas, familiares, patriarcais e 

patrimonialistas. O jornalismo brasileiro dos anos 50 vivia, assim, um dilema, que era – 

e é – o grande dilema da sociedade brasileira: o dualismo entre o formal e o real, entre o 

indivíduo e a pessoa.[3] 

Isto se explica pela própria estrutura de propriedade dos meios de comunicação 

no Brasil. Os jornais mais importantes (sendo a Ultima Hora uma das poucas exceções) 

eram todos possuídos e dirigidos por grupos familiares, que formavam verdadeiras 

dinastias. Isso fazia com que nas empresas convivesse, ao lado de um modelo de gestão 

e administração mais racional, outro mais personalista. Além disso, devido as 

características do mercado interno, o apoio a determinados grupos ou ao Estado ainda 

era essencial para garantir a sobrevivência de algumas empresas, através de créditos, 

empréstimos, incentivos fiscais ou mesmo publicidade. 

 
Notas  
  
[1] O decreto 1.949, de dezembro de 1939, instituía a obrigação, para todas as 
publicações, de obter registro no DIP, sob  a alegação de reorganizar e de legalizar a 
situação administrativa dos jornais. O Registro Nacional de Imprensa – que incluía o 
cadastramento das empresas e de seus funcionários - era condição necessária quer para 
o funcionamento das primeiras, quer para o exercício da profissão por parte dos 
segundos 
[2] A propaganda institucional do Diário de Notícias é bastante ilustrativa de como o 
jornal se aproveitou disso para construir sua auto-imagem e se legitimar. “Quando 
quiseram cassar a nossa palavra, durante o Estado Novo... Quando o DIP nos oferecia 
‘ajuda econômica’ e facilidades de importação de material gráfico, para exaltar a 
figura do ditador... Quando as entidades rotuladas de Sesc, Sesi nos ofereceram 
volumosas verbas de publicidade em troca de elogios... tivemos o desassombro moral 
de recusar. Mas isso representou para nós menor volume de publicidade, maiores 
dificuldades, um sacrifício financeiro muito grande. Em compensação, não 
desvirtuamos a linha de conduta que nos legou Orlando Dantas, quando fez do Diário 
de Notícias um baluarte da democracia. E sobretudo não desapontamos os nossos 
leitores, dezenas de milhares de pessoas de todas as categorias sociais que aprenderam 
a confiar no jornal e a ver nele um símbolo de resistência a qualquer forma de pressão 
moral, política ou econômica. Eis porque os leitores de DN são leitores permanentes... 
que acreditam no jornal e confiam no seu critério de seleção de anunciantes (...) 

http://www.uff.br/mestcii/ana1.htm#_ftn3�
http://www.uff.br/mestcii/ana1.htm#_ftnref1�
http://www.uff.br/mestcii/ana1.htm#_ftnref2�


 
 

Resistimos a todas as formas de ditadura.” (Propaganda veiculada em PN, 05/11/1956, 
grifo nosso)  
[3] Nas ciências sociais e no pensamento historiográfico, essa característica ambígua, 
peculiar da nossa organização socio-cultural, já foi tematizada de várias formas. Nos 
referimos, aqui, especificamente a dois autores: José Murilo de Carvalho (1987), que 
desenvolve a idéia de um Brasil real sob um Brasil formal, e Roberto DaMatta (1983), 
que pensa a contraposição de uma sociedade pautada pela idéia de indivíduo com uma 
cultura guiada pela noção de pessoa
   

. 

 

Referências bibliográficas  

Anuário Brasileiro de Imprensa. Rio de Janeiro, PN, 1950-1957.  

Anuário de Publicidade. Rio de Janeiro, PN, 1950-1960.  

AMMIRATO, Giacomo. Homens e Jornais. Rio de Janeiro, Aurora, 1963.  

ABREU, Alzira Alves de (org.). A Imprensa em Transição; o jornalismo brasileiro nos 
anos 50. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1996.  

BAHIA, J. Jornal, História e Técnica: história da imprensa brasileira. SP, Ática, 1990.  

BARROS, Teodoro, entrevista a autora, 17/11/1999.  

BREGUÊS, Sebastião Geraldo. “A imprensa brasileira após 64”. In Encontros com a 
Civilização Brasileira, n.2, agosto 1978, pp. 145-163.  

CAPELATO, Maria Helena. “Propaganda política e controle dos meios de 
comunicação”. In PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. RJ, FGV, 
1999.  

Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, 1930-1983. Rio de Janeiro, FGV/CPDOC, 
Forense Universitária, Finep, 1984.  

DINES, Alberto. O papel do jornal. São Paulo,  Summus, 1987.  

GOLDENSTEIN, G. T. Do jornalismo política à indústria cultural. SP, Summus, 1987.  

GOULART, Silvana. Sob a verdade oficial: ideologia, propaganda e censura no 
Estado Novo. SP, Marco Zero/CNPq, 1990.  

HONS, André S. Le Brésil-Presse et Histoire (1930-1985). Paris, Hartmattan, 1985.  

HORA, Mário. 48 anos de Jornalismo: memórias de um dromedário. RJ, Empresa 
Gráfica Ouvidor S.A. Editores, 1959.  

JOBIM, Danton. Espírito do Jornalismo. São Paulo, Edusp, Com-Arte, 1992.  

LACERDA, Carlos. A Missão da Imprensa. São Paulo, Edusp, Com-Arte, 1990.  

http://www.uff.br/mestcii/ana1.htm#_ftnref3�


 
 

_______. Depoimento. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1987.  

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.  

MOREL, Edmar. Histórias de um repórter. Rio de Janeiro, Record, 1999.  

NABUCO, Joaquim. Um estadista no império. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1975.  

NOBERTO, Natalício. O jornalismo moderno. s/ data e local de publicação.  

Publicidade e Negócios. Rio de Janeiro, 1950-1960.  

“O rei Davi”. Manchete, no

RICARDO, Cassiano. Viagem no tempo e no espaço: memórias. RJ, José Olympio, 
1970.  

 704, 15/10/1965 (entrevista com David Nasser).  

SALES, Campos. Da propaganda à presidência. Brasília, Ed. da UnB, 1983.  

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. O adiantado da Hora: a influência americana sobre o 
jornalismo brasileiro. São Paulo, Summus, 1991.  

SODRÉ, Nelson Werneck Sodré. A História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, 
Civilização Brasileira, 1966.  

WAINER, Samuel. Minha Razão de Viver: memórias de um repórter. Rio de Janeiro, 
Record, 1987.  

_______. Entrevista a Teodoro Barros. s/ data. 

 


