https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/issue/feed C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual 2022-11-07T17:26:25+00:00 Reinaldo Cardenuto e Marina Cavalcanti Tedesco ciberlegenda@gmail.com Open Journal Systems <p>Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da <a href="https://periodicos.uff.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Federal Fluminense. </a>Cada número tem um perfil temático previamente definido, visando enriquecer as discussões em torno de determinados assuntos que concentram especialmente a atenção dos pesquisadores da área. Temperidiocidade semestral, com edições nos meses de junho e dezembro de cada ano.<br /><strong>ISSN</strong>: 1519-0617</p> https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/56339 "Nosotros también podemos generar desde aquí una fuerza interesante y dialogar con el resto del mundo de igual a igual". Entrevista com Mónica Villarroel 2022-10-28T19:23:55+00:00 Fabián Nuñez reicar@uol.com.br Isabel Wschebor Pellegrino reicar@uol.com.br <p>Transcrição da entrevista com a professora, pesquisadora e preservacionista audiovisual Mónica Villarroel, ex-diretora da Cineteca Nacional de Chile e ex-coordenadora executiva da Coordenadoria Latino-Americana de Arquivos de Imagens em Movimento (CLAIM).</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/56340 "Yo no era cinematecario pero me hice cinematecario sin sorpresa". Entrevista com Luis Elbert 2022-10-28T19:33:10+00:00 Fabián Nuñez reicar@uol.com.br <p>Transcrição da entrevista com o professor e preservacionista audiovisual Luis Elbert, antigo dirigente da Cinemateca Uruguaia.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/56337 Editorial 2022-10-28T17:19:23+00:00 Reinaldo Cardenuto reicar@uol.com.br Marina Cavalcanti Tedesco reicar@uol.com.br <p>Editorial da revista C-Legenda, número 40.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/56330 Cinema e preservação na Argentina 2022-10-28T15:10:14+00:00 Vanessa Maria Rodrigues reicar@uol.com.br <p>Resenha do livro "Cine y preservación: los archivos cinematográficos en la Argentina (1940-2001)", publicado em 2020 por Eugenia Izquierdo</p> <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p><span style="font-size: 10.000000pt; font-family: 'Trirong'; font-style: italic;">&nbsp;</span></p> </div> </div> </div> </div> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/56332 Outras pontes: quando o cinema dialoga com saberes diversos 2022-10-28T15:16:07+00:00 Andréia Lima reicar@uol.com.br <p>Resenha do livro "Outras Pontes – abordagens e objetos emergentes no cinema e audiovisual" (2020), organizado por Marina Cavalcanti Tedesco e Márcio Brito Neto</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/56338 Apresentação do dossiê "Preservação e audiovisual na América Latina" 2022-10-28T17:32:32+00:00 Fabián Núñez reicar@uol.com.br Isabel Wschebor Pellegrino reicar@uol.com.br <p>Apresentação do dossiê "Preservação e audiovisual na América Latina"</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/50989 Do youtube à sala de cinema: ecologia dos conteúdos produzidos pelos usuários (um convite ao debate além das fronteiras franco-anglófonas) 2021-09-20T13:28:28+00:00 Joaci Pereira Furtado joacifurtado@id.uff.br Johan Gwenael Antonin Lanoé johanlanoe@gmail.com <p>Conteúdos digitais – audiovisuais ou textuais – servem de matéria-prima a vários autores. Desde o final da primeira década deste século, diversos filmes ou instalações são realizados exclusivamente a partir de tal conteúdo. Essas obras permitem explorar as margens da internet, preservar alguns fragmentos significativos e sintomáticos e incentivar uma reflexão sobre essas margens, sobre a desigualdade digital e sobre o arquivamento (e, portanto, sobre a memória). Na França, um grupo de pesquisa está se consolidando ao redor dessas práticas. É do cinema de reúso e sua presença no mundo anglo-francófono que este artigo trata, esperando estimular o debate no Brasil.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/51648 Levantamento da filmografia completa do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: relato de uma experiência 2021-09-20T12:57:11+00:00 Rafael de Luna Freire ufflupa@gmail.com Laura Batitucci Costa Penido laurabatitucci@id.uff.br Walber Vinicius Curvelo Guarisa vinocurvelo@gmail.com <p>Este artigo apresenta o relato crítico da experiência do projeto “Filmografia do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: memória, história e preservação”, que consistiu na pesquisa para a compilação de todos os filmes realizados no âmbito do curso de cinema da UFF, um dos mais antigos do Brasil, entre 1972 e 2016. São discutidos os objetivos, a metodologia e os resultados desse projeto, refletindo sobre sua importância para a preservação e acesso da produção audiovisual universitária brasileira.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/51291 O impacto das políticas públicas no patrimônio audiovisual: o caso da Cinemateca da Universidade do Chile sob a ditadura militar 2021-09-20T13:36:49+00:00 Luis Horta Canales luisfelipehorta@gmail.com <p>A instalação de ditaduras militares na América Latina, a partir da segunda metade do século XX, significou o desmantelamento da relação pré-existente entre o Estado e as instituições dedicadas à cultura. No caso do patrimônio audiovisual, é de particular interesse abordar a fragilidade dos arquivos frente às políticas culturais implantadas por regimes autoritários, tornando mais complexo o conceito de deterioração do patrimônio. Para tratar dessa questão, propomos como estudo de caso a Cineteca da Universidade do Chile, intervencionada pela ditadura em 1973 e por ela encerrada em 1976, significando uma dispersão de arquivos e a perda irreversível de uma prática arquivística. A partir deste caso, serão revistos os mecanismos que conduzem ao desmantelamento do tecido cultural local, primeiro a partir do paradoxo de um Estado que cria condições para encerrar um arquivo público, para, a seguir, destacar os conceitos de cultura e patrimônio audiovisual.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/51639 O movimento operário no cinema chileno desde o exílio 2021-10-18T19:59:22+00:00 Julia Gonçalves Declie Fagioli julia.fagioli@gmail.com <p>Propomos, neste artigo, uma leitura do filme Los puños frente al canón, recém disponibilizado no acervo digital da Cineteca Universidad del Chile, que remete à constituição do movimento operário chileno a partir da retomada dos arquivos. Realizado em 1975, o documentário dirigido por Orlando Lubbert e Gastón Ancelovici permaneceu inacessível durante muitos anos, foi restaurado e exibido no Chile em 2010 e tornou-se acessível online em 2020. De maneira geral, o filme conta a história dos surgimento e desenvolvimento do movimento operário chileno através da montagem das imagens de arquivo. Buscamos refletir, ainda, sobre o retorno a esse movimento durante os anos da ditadura, por parte dos diretores, no período em que estavam submetidos ao exílio.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/51645 O Curso para dirigentes de cineclubes (1958): Momento decisivo para a formação dos cursos universitários de cinema no Brasil (UnB e ECA-USP) 2021-09-20T13:08:13+00:00 Rafael Morato Zanatto rafael_zanatto@hotmail.com <p>No presente artigo, pretendo demonstrar como a realização do Curso para dirigentes de cineclubes (1958) é o epicentro de um processo que se apropriou dos acúmulos conquistados pela geração anterior, universitária e cineclubista, e convergiu para a formação dos cursos universitários de cinema da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Para tanto, apresentarei alguns aspectos dessas propostas comparando as grades curriculares dos cursos para relevar persistências e descontinuidades entre suas efetivas propostas político-pedagógicas. Nesse quesito, será possível mesurar a importância de Paulo Emílio Sales Gomes, Rudá de Andrade e da Cinemateca Brasileira para inferir sobre a dimensão social, artística e ideológica para a formação dos cursos universitários de cinema no Brasil.</p> 2022-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022