Sonoridades, música e mobilidade: um estudo sobre as novas práticas tecnológicas baseadas na espacialização e nos dispositivos móveis
Palabras clave:
Mobilidade, Interconexão, Sonoridades, Mídias Locativa, Espaço UrbanoResumen
Este artigo trata da formação de novas relações entre redes infocomunicacionais sem fio, dispositivos eletrônicos móveis, geolocalização e o espaço urbano, a fim de caracterizar e constatar distintas reapropriações sonoras e musicais localizadas. A partir deste quadro relacional, o estudo da comunicação e da cibercultura se volta para as interações dentro dos espaços urbanos, utilizados tanto com finalidades estéticas, quanto para produção e compartilhamento de informações. É proposta assim, uma tipologia de análise ancorada em referências teóricas que apontam para três modelos de apropriações dos lugares, sonoramente, por meio das mídias locativas: Psicogeografias sonoras, Mapeamentos sonoros localizados e Compartilhamentos musicais em mobilidade.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).