Indústria fonográfica X novas plataformas musicais: Trânsitos sonoros na era da Internet
Parole chiave:
Música, Internet, Indústria FonográficaAbstract
O artigo traz um breve panorama sobre alguns dos novos mediadores de circulação musical no século XX, pontuando os conflitos e as permanências experimentados pela indústria fonográfica no novo contexto. A participação das gravadoras nos trânsitos musicais via internet e outras plataformas digitais é confrontada com novas formas de mediação, promovidas por empresas oriundas de setores da comunicação, informática e entretenimento no comércio de arquivos, softwares e hardwares relacionados à circulação musical. Observa-se ainda que os ouvintes são cada vez mais ativos na mediação musical, através de ações nas plataformas ligadas às majors das TIs e do entretenimento, bem como da disponibilização de conteúdos (áudios, vídeos e textos) em sites colaborativos e alternativos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).