Participar é preciso: uma discussão sobre cidadania e participação social no campo da segurança pública

Autores

  • Luciane Patricio Secretaria de Estado de Segurança e INEAC

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu15i2.p352

Palavras-chave:

Participação Social, Segurança Pública, Conselhos Comunitários de Segurança

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas das reflexões presentes no trabalho Falar, ouvir e escutar - etnografia dos processos de produção de discursos e de circulação da palavra nos rituais de participação dos conselhos comunitários de segurança, tese de doutorado em antropologia defendida pelo PPGA/UFF. A partir da realização de uma etnografia comparada de dois conselhos comunitários de segurança, o estudo procurou compreender os sentidos conferidos à participação neste espaço. O artigo em questão beneficia-se das reflexões realizadas durante a pesquisa e busca apresentar o contexto de criação dos conselhos, seus pressupostos institucionais e, a partir da sua descrição, recorrer aos referenciais teóricos para empreender uma discussão sobre os processos de constituição da cidadania no Brasil e como estes tem influenciado na criação de espaços de participação social e nos modos de participar nas políticas públicas, dando ênfase especial nas políticas públicas de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Patricio, Secretaria de Estado de Segurança e INEAC

Possui Doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Educação da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. É pesquisadora na área da segurança pública e justiça criminal. Tem experiência na área de Antropologia Urbana e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública e suas instituições, formação de profissionais das instituições de segurança pública, cultura policial e estudos sobre participação social na área de segurança pública (em especial conselhos comunitários de segurança). Foi Coordenadora Geral de Pesquisa e Análise da Informação da SENASP em 2010, atuou como docente em cursos de pós graduação em segurança pública vinculados Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP/SENASP) e é associada do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Referências

AVRITZER, Leonardo. A Moralidade da Democracia. São Paulo/Belo Horizonte, Perspectiva/Editora da UFMG, 1996.

___________. Políticas Participativas no Governo Lula: Uma Avaliação do PPA e da participação popular no primeiro mandato e propostas para o segundo mandato. Relatório para o projeto Euro-Brasil, 2007.

__________. (Org). Experiências Nacionais de Participação Social. São Paulo: Cortez, 2009.

AVRITZER, Leonardo; COSTA, Sérgio. Teoria Crítica, Democracia e Esfera Pública: Concepções e Usos na América Latina. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 47, 4, 2004, p. 703-728.

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.

BOURDIEU, Pierre. O que falar quer dizer. In: Questões de Sociologia. Marco Zero: Rio de Janeiro, 1983.

__________. A Economia das Trocas Linguísticas: O que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

BRITES, Jurema; FONSECA, Claudia (Org). Etnografias da Participação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

CARDOSO, Ruth. A trajetória dos movimentos sociais. In DAGNINO, Evelina (Org). Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CARUSO, Haydée Glória Cruz. Entre Ruas, Becos e Esquinas: por uma antropologia dos processos de construção da ordem na Lapa Carioca. Tese de Doutorado em Antropologia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2009.

CARUSO, Haydée; MUNIZ Jacqueline; CARBALLO BLANCO, Antônio Carlos (organizadores), Polícia, Estado e Sociedade: práticas e saberes latino-americanos, Rio de Janeiro: Publit, 2007.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

CRUZ, Ana Paula Galdeano. Para falar em nome da segurança: o que pensam, querem e fazem os representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança. Tese de Doutorado em Ciências Sociais apresentada a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2009.

CUNHA, Eduardo Pazinato da. Conselho Municipal de Justiça e Segurança: A Experiência de Gestão Participativa da Segurança em Porto Alegre (RS). Monografia para Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

CUNHA, Eleonora Schettini M; PINHEIRO, Marcia Maria Biondi. Conselhos nacionais: condicionantes políticos e efetividade social. In AVRITZER, Leonardo (Org). Experiências Nacionais de Participação Social. São Paulo: Cortez, 2009.

CZAJKOWSKI JÚNIOR, Sérgio. Violência urbana e governança comunitária: um estudo dos conselhos comunitários de segurança e do policiamento comunitário na cidade de Curitiba-PR. 2007.

DAGNINO, Evelina. Anos 90 : Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Editora Braziliense, 1994.

__________. (Org.) Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

DAGNINO, Evelina; TATAGIBA, Luciana (Orgs). Democracia, Sociedade Civi e Participação. Chapecó: Argos, 2007.

DAMATTA, Roberto. O ofício de Etnólogo, ou como ter ‘Anthropologial Blues’. In NUNES, Edson de Oliveira (org). A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

__________. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

__________. Carnavais Malandros e Heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis. Editora Vozes, 2002.

GAROTINHO, Anthony. Violência e criminalidade no Estado do Rio de Janeiro: diagnóstico e propostas para uma política democrática de segurança. Rio de Janeiro: Hama, 1998.

GOHN, Maria da Glória. “O cenário da participação em práticas de gestão da coisa pública no Brasil no final do milênio: As mudanças no caráter do associativismo”, in Cidadania – Textos. Nº 12, Julho, 1998. Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Demandas Educativas e Cidadania. São Paulo: UNICAMP/UNESP.

_________. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1999.

_________. O papel dos conselhos gestores na gestão urbana. In: Repensando a Experiência Urbana da América Latina: Questões, Conceitos e Valores. Buenos Aires: Clacso, 2000.

_________. Conselhos Gestores e Participação Sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2003.

_________. (Org). Movimentos Sociais no Início do Século XXI. Petrópolis: Vozes, 2003.

_________. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2004.

_________. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In SANTOS Jr, Orlando Alves dos; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; AZEVEDO, Sergio (Orgs). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2004.

_________. O Protagonismo da Sociedade Civil. Movimentos sociais, ONGS e Redes Solidárias. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.

GOMES, Laura Graziela; BARBOSA, Lívia; DRUMMOND, José Augusto (Org). O Brasil não é para principiantes: Carnavais, malandros e heróis, 20 anos depois. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Perfil dos Municípios Brasileiros 2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Perfil dos Municípios Brasileiros 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

KANT DE LIMA, Roberto. A Polícia da Cidade do Rio de Janeiro. Seus Dilemas e Paradoxos. Rio de Janeiro, Editora Forense, 1995.

_________. A administração dos conflitos no Brasil: a lógica da punição. In: VELHO, Gilberto; ALVITO, Marcos (Orgs). Cidadania e Violência. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ/ Ed. da FGV, 1996.

_________. Carnavais, malandros e heróis: o dilema brasileiro do espaço público. In GOMES, Laura Graziela; BARBOSA, Lívia; DRUMMOND, José Augusto (Org). O Brasil não é para principiantes: Carnavais, malandros e heróis, 20 anos depois. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000.

_________. Espaço Público, sistemas de controle social e práticas policiais: O caso brasileiro em uma perspectiva comparada. In: Direitos Humanos – temas e perspectivas. Mauad. Rio de Janeiro, 2001.

_________. Sensibilidades jurídicas, saber e poder: bases culturais de alguns aspectos do direito brasileiro em uma perspectiva comparada. Anuário Antropológico, v. 2, p. 25-51, 2010.

LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn. “Os Conselhos Gestores de Políticas Públicas: desafios do desempenho institucional”, in Ciências Sociais. Unisinos. Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Vol. 38, nº 161. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

LYRA, Rubens P. (org.) Participação e Segurança Pública no Brasil: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.

MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MENDES, Regina Lúcia Teixeira. Igualdade à Brasileira : Cidadania como Instituto Jurídico no Brasil. In KANT DE LIMA, R. ; AMORIM, Maria Estella de; MENDES, Regina Lúcia Teireira (org) Ensaios sobre a Igualdade Jurídica. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2005.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Cartórios: onde a tradição tem registro público. Antropolítica, v.8, p.59 - 75, 2000.

_________. Arquivo público: um segredo bem guardado. Antropolítica, v.17, p.123 - 149, 2005.

_________. A Busca Por Direitos: Possibilidades e Limites da Participação Social na Democratização do Estado, In CARUSO, Haydée; MUNIZ Jacqueline; CARBALLO BLANCO, Antônio Carlos (organizadores), Polícia, Estado e Sociedade: práticas e saberes latino-americanos, Rio de Janeiro: Publit, 2007, p.417-443.

_________. A Avaliação dos Conselhos Comunitários de Segurança. Revista AVAL Avaliação de Políticas Públicas, Ano 1, v. 2, n. 2, p. 57-68, 2008.

_________. A construção de um sistema de monitoramento dos Conselhos Comunitários de Segurança. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. 26ª RBA: Desigualdade na Diversidade, 2008.

MORAES, Luciane Patrício Braga de. Disque-Denúncia: a arma do cidadão - um estudo sobre os processos de construção da verdade a partir das experiências da Central Disque-Denúncia do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Antropologia apresentada ao Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFF. Niterói, 2006.

_________. Participação Social e o Campo da Segurança Pública: Dilemas e Desafios. In Cadernos Temáticos da CONSEG: Movimentos Sociais e Segurança Pública: a construção de um campo de direitos, Ano 01, N. 09, p. 37-42, Ministério da Justiça, Agosto de 2009.

_________. Participação social na área da segurança pública: reflexões e análise a partir da Pesquisa Nacional dos Conselhos de Segurança Pública do Brasil. In 33º Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 2009.

_________. Pesquisa Nacional dos Conselhos de Segurança Pública. Ministério da Justiça: DF, 2009.

________. Falar, ouvir e escutar: Etnografia dos processos de produção de discursos e circulação da palavra nos rituais de participação dos conselhos comunitários de segurança. Tese de Doutorado em Antropologia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2011.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira. Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: Cultura e Cotidiano da PMERJ. Tese de Doutorado em Ciência Política apresentada ao Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Rio de Janeiro, 1999.

OLIVEIRA, Mariana Siqueira de Carvalho. Conselho Nacional de Segurança Pública - CONASP. Estudo sobre a função dos conselhos gestores atuais. Nota técnica elaborada para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) em 2007.

OLIVEIRA, Mariana Siqueira de Carvalho. Conselho Nacional de Segurança Pública - CONASP. Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP. Nota técnica elaborada para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) em 2007.

OLVERA, Alberto J. Sociedade civil e governabilidade no México. DAGNINO, Evelina (org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

OLVERA, Alberto J. (org.). Sociedad Civil, Esfera Pública y Democratización en América Latina: México. México, Xalapa: Fondo de Cultura Económica/Universidad Veracruzana, 2003.

PAES, Vívian Ferreira. Sobre limites e expectativas da sociedade civil com relação à criação de uma política municipal de segurança. In KANT DE LIMA, R; PIRES, Lenin; EILBAUM, Lucía. Conflitos, Direitos e Moralidades em Perspectiva Comparada. Volume II. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

PROENÇA JR, Domício; MUNIZ, Jacqueline; PONCIONI, Paula. Da Governança de Polícia à Governança Policial: controlar para saber, saber para governar. In: Revista Brasileira de Segurança Pública, Ano 3 Edição 5, Ago/Set 2009, PP: 14-37.

SANTOS, Boaventura de Souza (org). Democratizar a Democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SANTOS, Wanderley. Guilherme dos. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979.

SANTOS Jr, Orlando Alves dos; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; AZEVEDO, Sergio (Orgs). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2004.

SENTO-SÉ, João Trajano (Org). Prevenção da violência: o papel das cidades. Coleção Segurança e Cidadania, vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SILVA, Carla Eichler de Almeida. Participação democrática em nível local: a experiência dos conselhos comunitários de segurança pública. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2005.

SIMÕES, Renato. Segurança Pública e Participação Popular: uma avaliação. In Cadernos Temáticos da CONSEG: Movimentos Sociais e Segurança Pública: a construção de um campo de direitos, Ano 01, N. 09, Ministério da Justiça, Agosto de 2009.

SKOLNICK, Jerome; BAYLEY, David. Policiamento Comunitário: Questões e Práticas através do mundo. Série Polícia e Sociedade n. 6. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

SOUZA, Felipe Vieira de. Segurança Pública e Governança Democrática: os conselhos comunitários como instrumentos de participação e regulação sociopolítica. Dissertação de Mestrado em Direito. Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2009.

TATAGIBA, Luciana. Os conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. In DAGNINO, E. (Org). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

TEIXEIRA, Paulo Augusto Souza. Os Conselhos e Cafés Comunitários de Segurança Pública/RJ no Contexto Democrático. Trabalho apresentado na VI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005.

_________. Guia prático para participantes dos conselhos comunitários de segurança. 2ª edição rev. e atual. Rio de Janeiro: Instituto de Segurança Pública, 2009. (Série Conselhos Comunitários de Segurança).

TURNER, Victor W. O Processo Ritual. Petrópolis : Vozes, 1974.

VASCONCELOS, Ruth. As incertezas da vivência democrática no espaço institucional dos Conselhos de Gestão Participativa. Paper apresentado no II Seminário Nacional de Movimentos Sociais, Participação e Democracia (2007).

ZAVATARO, Bruno. Democracia e Participação nos Conselhos Comunitários de Segurança de Curitiba: Uma Nova Gestão da Segurança Pública? Monografia de Bacharel em Ciências Sociais apresentada a Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006.

Downloads

Publicado

2013-12-04

Como Citar

Patricio, L. (2013). Participar é preciso: uma discussão sobre cidadania e participação social no campo da segurança pública. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 15(2), 179 - 217. https://doi.org/10.22409/conflu15i2.p352

Edição

Seção

Artigos