CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MARCOS LEGAIS NO BRASIL

Autores

  • Jose Ricardo de Souza Reboucas Bulhoes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu20i1.p468

Palavras-chave:

Adolescentes, Crianças, Legislação, Violência.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa efetuada acerca da construção histórica discursiva de crianças e adolescentes no Brasil. O processo histórico aliado à materialidade legislativa permite visualizar como crianças e adolescentes foram, ao longo do tempo, sendo discursivamente construídas. As gradativas transformações socioculturais, incluindo a caracterização desse grupo social como sujeito de direitos, exigiram a mobilização de diferentes segmentos da sociedade. Para apresentar um panorama geral desses movimentos, resgatamos alguns meios de legalização e institucionalização criados no país, construindo um quadro geral e histórico da percepção acerca de crianças e adolescentes ao longo do tempo, bem como trazendo a tona os principais marcos legais instituídos no Brasil no que se refere à população infantojuvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Ricardo de Souza Reboucas Bulhoes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade(2014) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sudoeste da Bahia(UESB) na Linha de Pesquisa:Memória, Discursos e Narrativas. Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade(2012) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sudoeste da Bahia(UESB). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Internacional de Curitiba - UNINTER(2011). Especialista em Direito Tributário(2013) pela Faculdade Anhanguera. Graduado em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste(2009). É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso da UESB.

Referências

ARIES, Phillipe. Historia social da infância e da família. Jorge Zahar Editores, Rio de Janeiro – RJ, 1973.

CUSTÓDIO, André Viana. VERONESE, Josiane Rose Petry. Trabalho Infantil: a negação do ser criança e adolescente no Brasil. OAB/SC, Florianópolis – SC, 2007.

DEL-CAMPO, Eduardo Roberto Alcântara; OLIVEIRA, Thales Cezar de. Estatuto da criança e do adolescente. Editora Atlas, São Paulo – SP, 2009.

DOURADO, Ana Cristina Dubeux. História da infância e direitos da criança. Ministério da Educação, Brasília – DF, ISSN 1982 – 0283, 2009.

FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. Unesco, Ministério da Educação, Brasília – DF, 2008.

FREITAS, Marcos Cezar de. História social da infância no Brasil. 3º edição, Editora Cortez, São Paulo – SP, 2001.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50º Edição, Editora Global, São Paulo – SP, 2005.

HUGON, Paul. Demografia Brasileira. Editora Atlas, São Paulo – SP, 1977.

ISHIDA, Valter Kenji. Estatuto da criança e do adolescente – doutrina e jurisprudência. Editora Atlas, São Paulo – SP, 2005.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao estatuto da criança e do adolescente. Editora Malheiros, São Paulo – SP, 2010.

LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. O óbvio e o contraditório da roda. IN: PRIORE, M. D. (org.), História da criança no Brasil, 4º Edição, Editora Contexto, São Paulo – SP, 1996.

MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na História do Brasil. IN: FREITAS, M. C. (org.) História social da infância no Brasil, 5º Edição, Editora Cortez, São Paulo – SP, 2003.

MOTTI, Antônio José Ângelo. Infância e adolescência – direitos, cidadania e inclusão social. IN: Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e trafico para o mesmos fins. Organização Internacional do Trabalho, Corumbá – MS, 2005.

NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Estatuto da criança e do adolescente comentado. Editora Saraiva, São Paulo – SP, 1998.

SANTOS, João Diógenes Ferreira dos. As diferentes concepções de infância e adolescência na trajetória histórica do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas – SP, ISSN: 1676-2584, 2007.

SILVA, Helena Oliveira da; SILVA, Jailson de Souza e. Análise da violência contra a criança e o adolescente segundo o ciclo de vida no Brasil. Editora Global, São Paulo – SP, 2005.

SILVA, Edson; MOTTI, Ângelo. Estatuto da Criança e do Adolescente – Uma década de direitos – avaliando resultados e projetando o futuro. Editora UFMS, Campo Grande – MS, 2010.

RAMOS, Fábio Pestana. A história trágico-maritima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. IN: História das crianças no Brasil, 6º Edição, Editora Contexto, São Paulo – SP, 2008.

ROSEMBERG, Fúlvia. Criança pequena e desigualdade social no Brasil. IN: Congresso de Educação Infantil – Educadores da infância, Sindicato de Educação Infantil, São Paulo – SP, 2006.

Downloads

Publicado

2018-10-02

Como Citar

Bulhoes, J. R. de S. R. (2018). CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MARCOS LEGAIS NO BRASIL. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 20(1), 63-76. https://doi.org/10.22409/conflu20i1.p468

Edição

Seção

Artigos