POLÍTICAS PÚBLICAS E GERAÇÃO:

os estatutos do idoso e da juventude

Autores

  • Simone Pereira da Costa Dourado Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Wellington Lucas dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Aline Cristina Pereira Alves Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i2.52229

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir e analisar o uso do recorte geracional na elaboração de políticas públicas voltadas para dois grupos, idosos e jovens. A metodologia utilizada está ancorada em pesquisa de base documental, tendo os estatutos do idoso e da juventude como referência básica. Um dos principais resultados encontrados é o reconhecimento de que geração funciona como referência no processo de elaboração de políticas públicas em um contexto social – início do século XXI – no qual esses dois agentes ganham visibilidade e suas demandas são consideradas socialmente legítimas pela sociedade brasileira. Conclui-se, portanto, que geração é um marcador atual e potente para o terreno das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Pereira da Costa Dourado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora-associada do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, ambos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol).

Wellington Lucas dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Umuarama, Paraná. Membro do Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol).

Aline Cristina Pereira Alves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Advogada. Membro do Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol).

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Pereira da Costa Dourado, S., dos Santos, W. L., & Pereira Alves, A. C. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS E GERAÇÃO:: os estatutos do idoso e da juventude. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(2), 298-314. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i2.52229