Pacto de Visibilidade: Mídia, Celebridades e Humilhação

Autores

  • João Freire Filho ECO/UFRJ
  • Ligia Lana

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.682

Resumo

Este artigo emprega os conceitos de celebridade e de humilhação consentida para analisar a projeção midiática de Geisy Arruda, hostilizada por colegas da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), em 2009. Após a ampla divulgação das imagens do vexame público, Geisy foi tratada como inquestionável vítima de preconceito. Com o fim da repercussão do episódio, a estudante adotou diversas estratégias para manter-se em evidência, concordando, muitas vezes, em ser depreciada ou ridicularizada por programas jornalísticos e humorísticos. Argumentamos que o caso em questão ilustra, perfeitamente, o pacto de visibilidade firmado entre candidatos à fama e setores da mídia crescentemente dispostos a converter a exibição da intimidade e o rebaixamento moral em fontes de entretenimento.

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Publicado

2014-08-31