Pacto de Visibilidade: Mídia, Celebridades e Humilhação
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.682Resumo
Este artigo emprega os conceitos de celebridade e de humilhação consentida para analisar a projeção midiática de Geisy Arruda, hostilizada por colegas da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), em 2009. Após a ampla divulgação das imagens do vexame público, Geisy foi tratada como inquestionável vítima de preconceito. Com o fim da repercussão do episódio, a estudante adotou diversas estratégias para manter-se em evidência, concordando, muitas vezes, em ser depreciada ou ridicularizada por programas jornalísticos e humorísticos. Argumentamos que o caso em questão ilustra, perfeitamente, o pacto de visibilidade firmado entre candidatos à fama e setores da mídia crescentemente dispostos a converter a exibição da intimidade e o rebaixamento moral em fontes de entretenimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-31
Edição
Seção
Seção Especial
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.