As identidades acionadas no jornalismo a partir da dicotomia entre proximidade e afastamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i3.28523

Palavras-chave:

Jornalismo, Identidades regionais, Reconhecimento

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre as esferas jornalísticas e as identidades locais/regionais, de modo a compreender o acionamento de determinados elementos formadores dessas identidades na luta pelo reconhecimento de demandas junto ao Estado. O objeto empírico se constitui de notícias e reportagens que caracterizaram identitariamente uma região brasileira específica – o Extremo Oeste de Santa Catarina – desde a década de 1950, analisadas a partir da perspectiva teórico-metodológica dos enquadramentos. O estudo demonstrou uma invisibilidade de identidades alternativas às hegemônicas e o acionamento de elementos identitários como estratégia de lideranças políticas e dos próprios veículos noticiosos para estabelecer vínculos com a comunidade local. As dinâmicas de reconhecimento foram influenciadas pela proximidade e pelo afastamento dos veículos em relação à região.

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Biografia do Autor

Marcionize Elis Bavaresco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no PPGJor/UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade.

Carlos Augusto Locatelli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor vinculado ao Departamento de Jornalismo. Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade.

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Publicado

2019-11-01