No tempo do Zoio: matrizes midiáticas, temporalidades e YouTube

Autores

  • Elton Antunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Freire Gutmann Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-4760-670X
  • Jussara Peixoto Maia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.26999

Palavras-chave:

Temporalidades, youtube, mediação cultural.

Resumo

O canal do youtuber brasileiro Everson Zoio é usado como provocação analítica para o estudo sobre temporalidades, fluxos e matrizes midiáticas desta forma audiovisual que tem como principal dimensão material um corpo que oferece a autoflagelação ao consumo. Um corpo cuja performance constitui variadas figuras do tempo e aciona matrizes midiáticas e suas transformações. As mediações e mutações culturais, termos de Jesus Martín-Barbero, são apropriadas como dimensões de análise. O objetivo é investir numa abordagem comunicacional e historicizada das textualidades características do YouTube, neste caso, demonstrando que cada ação temporal engendrada a partir de Zoio é tensão/fricção de temporalidades outras e, também, condição de funcionamento da instância midiática.

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Biografia do Autor

Elton Antunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFBA

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA.

Jussara Peixoto Maia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA.

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Publicado

2018-12-28 — Atualizado em 2021-03-17

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