Linguagens Autoritárias Contra o Corpo: educação pelos estereótipos e tortura subliminar.
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcc.v2i3.973Palavras-chave:
Ciências Humanas, Ciências Sociais, corpo, linguagem autoritária, indústria cultural, estereótipoResumo
O foco central deste estudo busca demonstrar de que forma os meios de comunicação de massa interferem simbolicamente numa concepção de corpo ao induzir hábitos sociais estereotipados consoantes ao consumismo vigente. O recurso utilizado para evidenciar tal estratégia pautou-se pela compreensão da estrutura do discurso publicitário através do qual se percebe a construção do plano sedutor da mensagem estereotipada que veicula. Deve ser ressaltado, portanto, a perspectiva autoritária subjacente a esse tipo de linguagem considerando-se as contribuições teóricas frankfurtianas, especialmente a categoria de indústria cultural. Compreende-se assim, a função ideológica de discursos padronizantes na constituição de uma subjetividade comprometida com uma razão instrumental sob a qual o sujeito se aliena do processo da produção histórica. Dessa prática manipuladora da subjetividade humana o sujeito se predispõe a uma falsa experiência social como processo de objetificação e reprodução da lógica da mercadoria dominante.Downloads
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