Resenha do livro: MENDONÇA, Sônia Regina de. Estado e Economia no Brasil: opções de desenvolvimento. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

Autores

  • Jupter Martins de Abreu Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v2i2.1505

Palavras-chave:

História, Economia, Ciências Humanas

Resumo

Este trabalho de Sônia Regina de Mendonça é um estudo sobre os aspectos históricos e econômicas da sociedade brasileira no século XX, mais especificamente entre 1930 e 1980, período no qual a autora estabelece o objetivo de analisar as relações entre Estado e Economia no Brasil. Ao descrever o período citado, Mendonça apresenta hipóteses a partir de algumas características do processo de desenvolvimento econômico brasileiro, estabelecendo os marcos referenciais 1930, 1955 e 1964 como sendo os mais relevantes para o o desenvolvimento do capitalismo no país. Assim, a autora analisa os momentos históricos e os desdobramentos das políticas econômicas, destacando a interferência do Estado nesse processo, aspecto que teve como consequência as contradições existentes no modelo de desenvolvimento adotado no Brasil, e culminou na fragilização da economia, além de ampla dependência do capital externo e do empresariado industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jupter Martins de Abreu Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Bacharel e Mestre em Música (UNIRIO), Licenciado em Educação Artística (UNIRIO), Especialista em História do Brasil Pós-1930 (UFF), Doutorando em Educação (UERJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Duque de Caxias, atuando no curso de Licenciatura em Química, nas unidades curriculares História, Políticas e Legislação na Educação e Educação de Jovens e Adultos.

 

Downloads

Publicado

2015-07-17