Gilbert Gabeira e os trabalhadores capixabas nas eleições de 1935:o Partido Proletário diante do confronto entre o Partido Social Democrático e o Partido da Lavoura

Autores

  • Amarildo Mendes Lemos Mestre em História-UFES Professor do Instituto Federal de Educação, Ciênciae Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i7.1876

Palavras-chave:

História, Brasil, Rio de Janeiro, Partido Proletário, Gilbert Gabeira, Espírito Santo, Política,

Resumo

Nas eleições de 1934 no Espírito Santo o Partido Proletário (PP) elegeu Gilbert Gabeira Proletário para deputado na Assembleia Constituinte do estado do Espírito Santo. Na ocasião da escolha do nome do Interventor do Governo do Estado naquele ano houve uma cisão no PSD liderada pelo deputado federal Asdrúbal Soares que foi lançado como candidato pelas Oposições Coligadas, uma frente organizada pelo Partido da Lavoura (PL) e pelo PP contra o Partido Social Democrático (PSD). Nesse pleito, Gabeira, que havia assinado a Constituição Federal de 1934 como deputado classista, teve seu nome transformado em verbo: gabeirar, ou seja, mudar de partido a troco de dinheiro. Com o fito de trazer mais esclarecimentos acerca do posicionamento adotado pelo PP realizamos uma cobertura no jornal Diário da Manhã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-29