A poliarquia brasileira: da aliança entre mídia e governos à liberdade de oposição social organizada durante os governos Collor e FHC

Autores

  • Guilherme Augusto Batista Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i7.1718

Palavras-chave:

Poliarquia, Collor, FHC

Resumo

O presente artigo pretende realizar uma discussão sobre o papel da mídia brasileira no apoio à hegemonia governista, na ainda jovem democracia que tentava se estabelecer na década de 1990 no país. Para tal, buscamos realizar uma discussão teórica fundamentada em quatro conceitos basilares: “Poliarquia”, “Simbolismo”, “Hegemonia” e “Vontade”. Além disso, buscaremos nos debruçar sobre a conjuntura a qual esse trabalho se propõe a analisar, a fim de enrobustecer nosso diagnóstico final. Frente a tais proposições, buscaremos realizar uma análise qualitativa dos fatos, através de um método observacional das bibliografias pertinentes, como artigos e livros que mostram o histórico da temática, além de dados coletado na época, como desemprego, inflação e satisfação/insatisfação. Assim, o artigo levanta uma questão estrutural: a participação da mídia na manutenção da governabilidade interferiu na proeminência democrática de oposição organizada? Concluímos que ambos governos terminaram extremamente fragilizados devido aos escândalos, e números de baixa aprovação, nos levando a concluir que a participação de grupos opositores de cunho social organizado, se fortaleceram frente ao descrédito desses governos, apesar da oposição feita pela mídia a esses movimentos, nenhum consenso foi alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Batista Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) com ênfase de estudos em Ciência Política. Foi bolsista do programa BIC-PUC. Recentemente desenvolveu uma pesquisa sobre formação de identidades coletivas na América do Sul e Oriente Médio. Atualmente é Professor de História e Geografia do Programa Tutores Educação Multidisciplinar, no qual desenvolve acompanhamentos escolares para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Além disso, é monitor de História da Política Exterior do Brasil na PUC Goiás e Assessor-chefe do gabinete do Presidente da ACS-GO. Tem interesse de estudos em Política nuclear e comparada entre Brasil e Argentina, além de processos de redemocratização e reordenamentos políticos internos (formação de legislativo, transição democrática e coalizões presidenciais).

Downloads

Publicado

2016-03-28