O PCB e as Lutas no Campo: as formulações políticas sobre o sujeito e o programa comunista para questão agrária (1950 - 1964)

Autores

  • Leonardo César de Albuquerque Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF e bolsista de mestrado do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade do CPDA/UFRRJ pelo CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i10.2817

Resumo

O presente trabalho busca analisar os diagnósticos e os programas políticos construídos pelos comunistas ao longo das décadas de 1950 e 1960 sobre a Questão Agrária brasileira. A abordagem proposta visa inserir as polêmicas que constituíram a temática no interior dos círculos comunistas como elemento central das contradições que se desenvolveram no seio do PCB desse período. Inserida nos debates sobre a questão estratégica geral, mas com profundidade própria, a temática da questão agrária, tendo seu foco nas reflexões sobre o sujeito revolucionário rural e a qualidade da etapa da revolução e suas tarefas para o campo, constitui elemento rico de debates e polêmicas em meio à trajetória comunista que se acumulou em meio a esse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21