Índios suburbanos: moradia de indígenas em contexto urbano na cidade do Rio de Janeiro (2012-2017)

Autores

  • William Berger Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/Departamento de Serviço Social/Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (NEVI)/Observatório da Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (OBEPAL). http://orcid.org/0000-0002-3025-3813

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v0i14.40697

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Serviço Social, Sociologia, Antropologia.

Resumo

Este artigo apresenta a problemática da moradia de indígenas em contexto urbano, na particularidade da cidade do Rio de Janeiro entre 2012 e 2017, que vai muito além de deter um pedaço de terra, para problematizar a produção social do espaço, a presença indígena na cidade do capital e seu reconhecimento como sujeitos que reivindicam o direito de morar na cidade através da resistência e enfrentamento das expressões da questão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Berger, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/Departamento de Serviço Social/Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (NEVI)/Observatório da Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (OBEPAL).

Assistente social, Doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Núcleo de  Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (NEVI), coordenador do Observatório da Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina.

Downloads

Publicado

2020-07-12