Visualidade Suburbana: festivais de música e o uso da estética dos crias
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcc.v0i14.41256Palavras-chave:
culturas urbanas, música, festa, subúrbio, comunicação urbanaResumo
Neste artigo, é proposta uma reflexão sobre como o estilo de vida de espaços populares do Rio de Janeiro, incluindo o próprio subúrbio, vem sofrendo uma transformação na maneira em como vem sendo retratado por algumas esferas do consumo. Tradicionalmente tratado de forma exótica e distorcida por novelas e em alguns meios de comunicação, o subúrbio - ou o seu simulacro - aproximou-se mais recentemente de uma ideia da moda ou do chamado hype. Considerando festivais musicais produzidos por algumas marcas que passaram a incluir uma estética do subúrbio em sua estratégia de comunicação, observa-se de que forma o imaginário sobre esta região tem sido levado para fora dela em uma nova roupagem. Analisamos eventos e manifestações do entretenimento para perceber como houve - do ponto de vista do consumo - uma transformação na ideia de subúrbio fazendo com que outras partes da cidade tenham acesso a ele – ou a uma simulação dele – sem precisar, de fato, dialogar com estes territórios em seu cotidiano. O artigo considera também as novas visibilidades e invisibilidades que passam a ser geradas em tais espaços através disso.