Visualidade Suburbana: festivais de música e o uso da estética dos crias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v0i14.41256

Palavras-chave:

culturas urbanas, música, festa, subúrbio, comunicação urbana

Resumo

Neste artigo, é proposta uma reflexão sobre como o estilo de vida de espaços populares do Rio de Janeiro, incluindo o próprio subúrbio, vem sofrendo uma transformação na maneira em como vem sendo retratado por algumas esferas do consumo. Tradicionalmente tratado de forma exótica e distorcida por novelas e em alguns meios de comunicação, o subúrbio - ou o seu simulacro - aproximou-se mais recentemente de uma ideia da moda ou do chamado hype. Considerando festivais musicais produzidos por algumas marcas que passaram a incluir uma estética do subúrbio em sua estratégia de comunicação, observa-se de que forma o imaginário sobre esta região tem sido levado para fora dela em uma nova roupagem. Analisamos eventos e manifestações do entretenimento para perceber como houve - do ponto de vista do consumo - uma transformação na ideia de subúrbio fazendo com que outras partes da cidade tenham acesso a ele – ou a uma simulação dele – sem precisar, de fato, dialogar com estes territórios em seu cotidiano. O artigo considera também as novas visibilidades e invisibilidades que passam a ser geradas em tais espaços através disso.

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Biografia do Autor

Victor Henrique Marques Belart, UERJ

Jornalista e pesquisador. Doutorando em Comunicação Social na UERJ. Pesquisador no Laboratório de Comunicação, de Arte e Cidade do PPGCOM/UERJ. Especialista em Jornalismo Cultural (UERJ) e bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio. Tem atuação nas áreas de consumo, música, economia criativa, produção cultural e culturas urbanas. É articulador em intervenções artísticas nos espaços públicos do Rio de Janeiro e promove experimentações de sociabilidade através da música e cultura de rua na cidade.

 

Andressa Cabral Botelho, UERJ

Andressa Cabral Botelho:

Mestranda em Comunicação Social no PPGCOM UERJ, na linha de pesquisa Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade, jornalista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduanda de Relações Públicas também pela UERJ. Atua na área de Comunicação comunitária e Direitos Humanos, com ênfase em produção de conteúdo sobre/para regiões populares e direito à cidade.

 

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Publicado

2020-07-12