Baixada de Irajá: Espacialidades da Freguesia Nossa Senhora da Apresentação de Irajá.

Autores

  • Maria Celeste Ferreira UERJ
  • Cleydson Garcia da Silva IHGBI

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v0i14.43945

Palavras-chave:

Subúrbios Cariocas – Freguesias – Baixada de Irajá - Bairro

Resumo

As espacialidades suburbanas têm como pano de fundo as antigas freguesias rurais coloniais da cidade do Rio de Janeiro. A igreja “Nossa   Senhora  da Apresentação de Irajá”, criou novas espacialidades. A baixada de Irajá e o bairro, estão relacionados historicamente a esta igreja e consolidados nos subúrbios cariocas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celeste Ferreira, UERJ

Maria Celeste Ferreira,  nascida no antigo estado da Guanabara, em 26 de outubro de 1962. Professora  e Historiadora, formou-se pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ em História em 1998. Possui Especialização em História Contemporânea na  UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF;  Lato Sensu em História, Patrimônio e Cidade pela UNICAM/Iuperj(2015)  e   mestranda em História,  pela UERJ. Dissertação em finalização 2020: A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO DE IRAJÁ - Construção de um Patrimônio Histórico em uma Freguesia Rural do Rio de Janeiro. IFCH - Programa de Pós-Graduação em História – PPGH,  Orientador: Professor Fabiano Vilaça. Participa do coletivo IHGBI — Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá e do Movimento Cine Vaz Lobo: preservação, cultura e memória.  Trabalha como  professora nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Publicações:

FERREIRA, Maria Celeste.Aproximações Históricas Entre Cristãos-Novos e a Baixada de Irajá. In: CHCJ – Centro de História e Cultura Judaíca (Org.)História dos Cristãos-Novos no Brasil. 2017.

FERREIRA, Maria Celeste. A Formação da Cidade do Rio de Janeiro na Criação da Freguesia Rural de Irajá - 1644/47 . I Encontro Internacional: História & Parceria e  XVIII Encontro ANPUH-RJ, 2018.

FERREIRA, Maria Celeste.  LIMA, Luiz Claudio Motta.  Entre o Sagrado e o Profano: Matriz de Irajá e o Cine Vaz Lobo.  In: SANTOS, Joaquim Justino; MATTOSO, Rafael, GUILHON, Tereza e (Orgs).  Diálogos Suburbanos: identidades e lugares na construção da cidade. 1ª ed, Rio de Janeiro,  Mórula,p.63-85, 2019.

 

Cleydson Garcia da Silva, IHGBI

Graduando em Arquitetura, na FEEVALE, membro do IHGBI, pesquisador sobre os temas fundiários da baixada de Irajá. Estudioso da geografia histórica, patrimônio histórico, fazendas, engenhos, capelas, arquitetura colonial e neoclássica. Atuante nas mídias digitais do coletivo IHGBI -Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá. Publicações e postagensno Blog Urbe Carioca: Caso da Fazenda Botafogo; Ilha do Raimundo; História dos Dois Irmãos/Vidigal e Águas Férreas no Cosme Velho.

Downloads

Publicado

2020-07-19