Produtivismo Acadêmico e Sofrimento Psíquico no Ensino Superior Pós-Pandemia: Cansaço e Vida Danificada como o Novo Normal
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcc.v1i21.62539Resumo
Neste artigo desenvolvemos alguns aspectos de uma discussão sobre os impactos do produtivismo acadêmico na saúde mental, especialmente no contexto do ensino superior no momento pós-pandemia. Realizamos esta discussão amparados em autores como Adorno (1993), Alvarez (2004), Han (2015), Leher, (2004), Lockmann (2013) e Schwartzman (1979). Fazemos esse compartilhamento teórico denunciando a realidade, mas ao mesmo tempo, anunciando afirmativas esperançosas. É necessário que os pesquisadores se unam e criem redes de apoio: além de cuidar da saúde física e mental, construir grupos de estudos bem articulados, uma relação dialógica permanente, com pessoas engajadas e direcionadas a realizar o processo formativo de forma leve e organizada, para que os trabalhos não se tornem exaustivos e patologistadores.