A Temática Indígena nos Livros Didáticos de História:

Entre Avanços e Ausências

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Resumo

Sabemos que os povos indígenas foram silenciados durante décadas e esse artigo científico tem como objetivo discutir essa questão ao analisar livros didáticos 7°, 8° e 9° ano de duas diferentes coleções. Alguns pontos são fundamentais para entender melhor esse assunto, como a construção do currículo e as disputas em volta dele; a promulgação da lei n° 11.645/08, que alterou o currículo e, consequentemente, os livros didáticos, dessa forma melhorando a abordagem da temática indígena nos livros e nas salas de aula; e ao analisar de que maneira e em quais momentos da história esses povos são retratados nos livros. Foi possível observar, após toda a discussão, que há avanços e lacunas na abordagem da temática indígena nos livros examinados, assim como na educação no geral. Por fim, apesar dos pontos positivos, é evidente que precisamos ir além. É possível e necessário incluir mais da história e cultura indígenas nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Lara Siqueira Rangel Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Graduada em História em Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes.

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Publicado

2025-01-18