Os Impactos do Uso da Tecnologia Digital na Geração Z

Autores

  • JÚLIA GABRIELA ALVES CESSO Instituto Dominus de Educação
  • PAULETTE ANTONELLA SANTA INÊS VICUÑA Instituto Dominus de Educação
  • LUIS MAXIMILIAN WAGNER Instituto Dominus de Educação
  • ALEX JOSÉ LEMOS FILHO Instituto Dominus de Educação

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i21.64390

Resumo

Este artigo é resultante de um projeto de iniciação científica do Instituto Dominus de Educação, uma instituição de ensino privada, localizada na cidade de Armação dos Búzios no interior do Estado do Rio de Janeiro. O contato com o método científico e as diversas ferramentas tecnológicas ainda na escola proporciona aos estudantes uma experiência no seu processo de ensino-aprendizagem, além disso, o desenvolvimento crítico e social que podem contribuir na educação superior e no mercado de trabalho. Para estudantes e jovens, o acesso à tecnologia pode transformar o modo como eles estudam. Assim, o artigo buscou compreender os impactos positivos e negativos do uso da tecnologia digital em jovens, denominados geração Z. Refletindo sobre os diferentes desafios que podem causar o excesso de tais aparelhos no cotidiano dessa geração, assim como, o uso da tecnologia para fins educacionais, de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia baseou-se em uma pesquisa quantitativa com uso do Google Formulário, onde, foram feitas perguntas direcionadas para os jovens da geração Z de diferentes países. Cada indivíduo marcava uma resposta, de acordo com as suas ações do dia a dia envolvendo o uso de meios digitais. Assim é válido ressaltar que o procedimento de coletas de dados supracitados, permitiu analisar duas questões: (I) a grande dependência que os dispositivos digitais têm no cotidiano dos jovens da geração Z, levando-os à hiperconectividade e dependência; e (II) a utilização desses dispositivos digitais para meios de estudos e extração de informações com maior rapidez e facilidade.

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Publicado

2025-01-17

Edição

Seção

Contribuições especiais