Memes, mitadas e propaganda política na era do colonialismo digital: o bolsonarismo e as eleições presidenciais brasileiras de 2022 no X

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i21.64502

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o processo de propaganda política realizada por setores do chamado bolsonarismo na rede social X durante a campanha presidencial de 2022, com foco na aproximação entre esses sujeitos e comunidades dedicadas aos memes, sugerindo haver uma miscelânea entre a política defendida e a propaganda transmitida via memes. A pesquisa foi realizada através da análise do discurso, cujos dados foram obtidos por meio da técnica de observação dos perfis que compõem o corpus e interpretados à luz da teoria do colonialismo digital.

 

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Muniz Borges, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE

Giuseppa Maria Daniel Spenillo

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ

Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Professora Associada III no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS/UFRPE

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mudanças Sociais e Direitos - COMUDI/UFRPE

 

Carlos Eduardo Muniz Borges

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS/UFRPE

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2025-01-17