A Inteligência Artifical na Educação Latino-Americana

Preconizações da Unesco

Autores

  • Márcia Cossetin UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA
  • Renan Antonio Pais de Godoy Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i21.64537

Resumo

O texto apresentado tem como objetivo problematizar as preconizações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a Educação, sobretudo ao tratar-se da Inteligência Artificial (IA). Para tanto, selecionamos dois documentos intitulados de “Consenso de Beijing: sobre a inteligência artificial e a educação” (2019) e “Computational Thinking, Artificial Intelligence and Education in Latin America” (2022), estes se constituem como fontes primárias para a análise por contribuírem como documentos que tem como proposição apresentar um panorama sobre as ações empreendidas por diferentes países e, especialmente, a orientar políticas e ações para a inserção das IA’s na Educação. Na análise enfocamos os países latino-americanos: Uruguai, Argentina e Brasil, com pesquisa de caráter exploratório, de tipo documental e bibliográfica e de abordagem qualitativa. Conclui-se que a Unesco tem sido indutora de políticas de educação, disseminando análises que remetem à democratização da Educação, flexibilidade dos processos educativos por meio das IA’s, ancorando-se no conceito de aprendizagem ao longo da vida e incentivando a participação do setor privado na efetivação das mudanças a serem promovidas pela via da digitalização educacional, especialmente incentivando a articulação dos Governos com o setor privado. Por outro lado, desvincula tais indicações e preconizações de uma análise que considere as condições socioeconômicas objetivas em que a educação se realiza.

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Biografia do Autor

Renan Antonio Pais de Godoy, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2022 a 2024. O projeto focou na integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com uma abordagem que desenvolve o pensamento histórico como base para a aprendizagem histórica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE), vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dedica-se à pesquisa nas áreas de História e Educação integradas às Tecnologias, com ênfase em Políticas Educacionais, Colonialismo Digital e Privatização da Educação. E-mail: renansk@hotmail.com.

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Publicado

2025-01-17