“Nós estamos lutando!”:

Entrevista com Paulo Munurí professor indígena do povo Yawalapiti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i21.66112

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma entrevista feita com o professor Paulo Munurí, indígena da etnia Yawalapiti do Xingu, no estado do Mato Grosso. A entrevista foi realizada em 3 de julho de 2024 no âmbito de pesquisa de estágio pós-doutoral realizada em 2024 no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/Unirio) sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Heloisa Maria Bertol Domingues. O texto tem por objetivo abordar, no contexto das discussões da História Ambiental e História do Antropoceno, os impactos sofridos pelos indígenas brasileiros devido às mudanças climáticas extremas e dos eventos de queimadas ocorridos ao longo do primeiro semestre do ano de 2024. Espera-se que o relato do professor indígena Yawalapiti sirva como fonte de análise e reflexões sobre como a exploração não-sustentável dos recursos naturais pode afetar os diversos povos que vivem no Brasil em suas vidas, histórias e culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Luiza Freire de Castro França, PPGH/UNIRIO

Doutora em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC/ CPDOC-FGV), mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/ MAST), Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialização em Docência pelo IFMG/ Arcos. Estágio pós-doutoral no PPGH/Unirio com supervisão da Prof.ª Drª. Maria Heloisa Bertol Domingues. É pesquisadora colaboradora no projeto de reestruturação do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional (RJ), e é pesquisadora/colaboradora no projeto de biografias indígenas "Os Brasis - Memórias indígenas". 

Seus interesses acadêmicos giram em torno dos estudos sobre Patrimônio e História dos indígenas brasileiros; História da Ciência no Brasil com foco na Antropologia e Etnologia brasileira; processos de formação de coleções etnográficas no século XX e sua revisitação, releitura e curadoria participativa pelos indígenas que os produziram. Trabalha desde 2017 com acervos digitais de Antropologia e Etnologia. Na área de Educação, atua com pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na área de História. É autora de material para graduação em História na modalidade EAD da graduação em História da UniLaSalle e material de História da Religião para o Grupo A.

Áreas de atuação: História; Sociologia; Educação; Patrimônio; Acervos e Etnologia.

Link do lattes:  http://lattes.cnpq.br/6965076686458954

Link do Orcid:

https://orcid.org/

0000-0001-8326-3559

Downloads

Publicado

2025-01-17

Edição

Seção

Entrevista