Reflexões a respeito das pesquisas desenvolvidas sobre temas raciais: a luz da política de cotas e da Lei 10.639/03 na Universidade Federal de Sergipe (UFS)
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcc.v1i8.2030Palabras clave:
Política de cotas. Lei 10.639/03. Lei 12.711/2012. Negros. Ensino superior.Resumen
As ações afirmativas são um conjunto de medidas que visam reparar a situação de desigualdade em que foi colocada a população negra desde o período da escravidão e que se perpetua até os dias atuais. A política de cotas dentro das ações afirmativas permite o ingresso de afrodescendentes na universidade a partir de uma reserva de vagas, sendo essa de forma variada, ficando cada universidade pública federal livre para determinar essa porcentagem, não podendo ser menor que 50%. Desde o período da escravidão, os negros foram alijados no acesso a educação, e principalmente no ensino superior, onde a universidade era e continua sendo majoritariamente composta em seus corpos discente e docente pela população branca, ficando assim os negros fora desse espaço elitizado. Como também tiveram a sua História suprimida ou contada de forma errônea ou distorcida na historiografia oficial, sendo os negros representados sempre de forma estereotipada e preconceituosa. Então esse trabalho a partir da política de cotas e da Lei 10.639 tem o objetivo de identificar a relação na produção científica dos trabalhos acadêmicos com os assuntos étnico-raciais na Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre os anos de 2003 a 2014, com as referidas ações afirmativas. Para tanto utilizou como técnica, a metodologia de coleta de informações no sistema de gerenciamento de informação da biblioteca central da referida universidade, achando um aumento considerável no quantitativo de pesquisas em assuntos étnico-raciais entre os anos que antecede os debates acerca das cotas, como também várias pesquisas em diversas temáticas étnico-raciais no intervalo do recorte temporal desse trabalho.