RUMO A UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL E MULTI ESCALAR DA QUESTÃO ECOLÓGICA:

A PERSPECTIVA DO BEM VIVER

Autores

Resumo

Esse artigo propõe restituir a qualidade multidimensional e multi escalar que possui a questão ecológica ao interior da proposta do “bem viver” em Equador e Bolívia, tendo em conta três eixos: 1. Os múltiplos significados sobre a natureza que convivem nas regulações e nos planos nacionais dos dois países, 2. A afirmação sobre a interdependência e a complementaridade dos direitos reconhecidos à natureza em relação aos direitos individuais e coletivos, 3. A circulação dessas propostas desde o território andino em América Latina para o espaço global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Valeria Berros, Universidad Nacional del Litoral (UNL)

Doutora em Direito pela Universidad Nacional del Litoral (UNL), bolsista de Pós-Doutorado do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), professora da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da UNL, professora convidada da Universidad de Buenos Aires, Universidade de Palermo e Universidade de Limoges. Em parceria com Rachel Carson Center for Environment & Society da Universidade de Munique, pesquisadora do Projeto "Codex humano: normas, tecnologías e programas para o governo do vivo" da UNL. 

 

Victoria Haidar, Universidad de Buenos Aires (UBA)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), professora da Facultade de Ciências Jurídicas e Sociales y de Humanidades e Ciencias da Universidad Nacional del Litoral (UNL), diretora do Projeto "Codex humano: normas, tecnologías e programas para o governo do vivo" da UNL.

Publicado

2021-07-05