Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Fluminense de Educação Física é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, com publicações semestrais. De livre acesso, avaliada pelos pares, divulga produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos. Como objetivos principais: difundir, instigar e dar visibilidade à produção do conhecimento em educação física, para pensar e intervir na área através do ensino, da pesquisa e da extensão.



 

Políticas de Seção

Artigos

Trabalhos inéditos resultantes de pesquisa científica concluída ou em processo de elaboração. Sua estrutura deve conter pelo menos os seguintes itens: Introdução (justificativa e objetivo/s); Referencial teórico-metodológico; Desenvolvimento (revisão de literatura, resultados e discussões, podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras); Conclusão e Referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Refere-se às descrições de experiências relacionadas ao campo da educação física, destacando ensino, pesquisa e extensão ou com interfaces com outras áreas do conhecimento.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Artigos de revisão e/ou reflexão sobre um determinado tema, problematizando questões e apontando para possíveis conclusões e/ou novas interpretações, sem ter a necessidade de sustentação em base empírica e rigor metodológico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros, filmes, peças, coreografias ou outros produtos resultantes de reflexões acadêmicas, artísticas ou de outra natureza.  O/A autor/a apresentará as principais ideias e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático (práxis) da educação física

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Resumo do trabalho final

Resumo do trabalho final.

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Entrevistas

Produções com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, representantes de movimentos organizados (políticos, sindicais, estudantis entre outros), artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação física. São privilegiadas as entrevistas decorrentes de resultados de investigações e experiências que possam contribuir para os avanços científicos do campo; promover reflexões críticas; abordar complexidades e problemas e ampliar os desafios da pesquisa. Seção pela qual a Revista Fluminense de Educação Física se propõe a manter um diálogo constante com a comunidade científica na qual está integrada, oportunizando a divulgação. A Comissão Editorial se reserva o direito de convidar autores para publicarem nessa seção, assim como se propõe a estimular a participação de outros que, porventura, queiram adentrar nos debates. E, como na Seção Dossiê, esses artigos passarão pelo crivo da própria Comissão Editorial

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Dossiê

Espaço para abertura de número especial.  A submissão pode ser por envio de proposta à Revista Fluminense de Educação Física ou por convite da equipe editorial. Entretanto, tanto sua proposta quanto seus manuscritos estarão sujeitos à avaliação duplo-cego. Cada dossiê será composto de pelos menos 8 (oito) artigos, 2 (duas) resenhas, 1 (uma) entrevista, de no máximo 6 (seis) questões e 1 (uma) apresentação de até 10 laudas do(s) seu(s) organizador(es). As exceções serão apreciadas pela Editoria. O Dossiê, se aprovado, poderá, eventualmente, ser publicado como número especial.

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Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.