https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/issue/feed Revista Fluminense de Educação Física 2024-04-26T20:50:35+00:00 Elizandra Garcia da Silva elizandragarcia@id.uff.br Open Journal Systems <p>A <em>Revista Fluminense de Educação Física</em> é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Com publicações semestrais e de livre acesso, é avaliada pelos pares, divulgando produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos.<br /><strong>ISSN:</strong> 2763-8472</p> https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/60395 “ATRÁS DAS CORTINAS” DO PROJETO EXTENSIONISTA DA FEF-UNICAMP NA ÁREA DO CIRCO: O QUE NÃO DEU CERTO? 2023-11-25T11:16:54+00:00 Marco Antonio Coelho Bortoleto bortoleto@fef.unicamp.br <p>Para que algo dê certo, é preciso tentar e, não raramente, “errar”. Ainda que muitas ações extensionistas prosperaram no Projeto de Extensão de Circo (FEF/Unicamp), dedico as análises desse texto àquelas que não resultaram como o esperado. Reflito, então, sobre os “erros” visando evitar a sua reaparição. Para isso rememoro alguns projetos, destacando os problemas enfrentados. Dentre os “erros” ressaltados, a descontinuidade, a falta de financiamento regular e a não presença constante do coordenador, são os que merecem maior atenção.</p> 2024-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/60394 CIRCO EM CONTEXTOS 2023-10-30T21:35:29+00:00 Glaucia Kronbauer glaucia.kronbauer@gmail.com Cristina Andrade Filus cristinafilus@gmail.com Gisele Rafaela Baziewicz giselerafaelabaziewicz@gmail.com <p>Este trabalho teve o objetivo de sistematizar conhecimentos sobre o processo pedagógico das atividades circense, a partir das experiências do projeto de extensão Circo em Contextos. Ao longo do ano de 2022 foram acompanhadas 66 oficinas de circo, cujas observações compuseram diário de campo para posterior análise. Entre os aspectos destacados encontram-se os aprendizados dos monitores, a importância da produção de materiais pelas crianças, as memórias construídas e expressadas por meio de desenhos e o envolvimento dos familiares em atividades com a intenção de reconhecerem os aprendizados construídos ao longo do ano. As oficinas provocaram a curiosidade e desafiaram a criar e aprender novas formas de se movimentar e se relacionar com a arte. Ainda, o projeto tem contribuído sobremaneira para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UNICENTRO, em especial os estudantes de Educação Física, uma vez que lá encontram um laboratório para aprimorar o exercício da docência.</p> 2024-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/60121 TODOS JUNTOS SOMOS FORTES 2023-11-21T23:02:33+00:00 Rogerio Zaim de Melo rogeriozmelo@gmail.com Luis Bruno de Godoy godoy.lb@gmail.com <p>apresentamos neste artigo as experiências vividas no <em>Campus</em> do Pantanal da UFMS, relacionadas às ações de extensão universitária que tiveram as Atividades Circenses como tema, com os objetivos de apresentar os desdobramentos dessas ações, relatar a experiência de acadêmicos/as que passaram pelas ações de extensão com o enfoque na formação pessoal e profissional e apresentar o que está sendo feito atualmente, com perspectivas futuras. Para tanto, analisamos 11 depoimentos de ex-participantes e 36 documentos. Os resultados indicam a importância tanto para a formação pessoal quanto profissional, desvelando para os participantes da pesquisa um leque de opções para modificar a Educação Física escolar. Dividimos as ações de extensão no CPAN em 03 projetos interdependentes que serão mantidos futuramente, com ampliação no atendimento à criança.</p> 2024-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/60362 O CIRCO E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-10-26T18:55:22+00:00 Rita de Cassia Fernandes rita.miranda@ufu.br Terezinha Petrucia da Nóbrega pnobrega68@gmail.com <p>Resumo: A pesquisa tece reflexões sobre o circo e a curricularização da extensão, entretecidas pela visão de gestores de ações extensionistas de diferentes universidades brasileiras. O método se pautou na cartografia aliada à reflexão fenomenológica. Os achados sugerem que as iniciativas contrapõem a recorrente desqualificação deste cenário, mostrando os inúmeros produtos gerados, além da expansão e perenidade das ações.</p> <p>Palavras-chave: Ensino Superior. Arte. Educação Física. Currículo. Cartografia.</p> 2024-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/60503 O CORAÇÃO DO CIRCO TAMBÉM FAZ CIRCULAR SERRAGEM NAS VEIAS DA UNIVERSIDADE: CONHECIMENTO TRADICIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-11-09T08:45:19+00:00 Elizandra Garcia da Silva elizandragarcia@hotmail.com Ingrind Lourenço de Amorim Corrêa ingridamorim@id.uff.br Giovanna Mozart de Souza Silva giovannamozart@id.uff.br Samuel Luís Santos samuelluissantos@id.uff.br <p>O objetivo desse relato foi apresentar e analisar o trabalho realizado no projeto de extensão Prax-circense, em particular o trato realizado no interior desse projeto entre o conhecimento tradicional e científico das atividades circenses. Para tal nos utilizamos da memória do projeto, grafada nos relatórios finais, colocada a luz da literatura da área. Consideramos, de forma provisória, que, os conhecimentos tradicionais trazidos pelos artistas, no interim de cinco anos, foi problematizado, incorporado e superado em formas de ensino cada vez mais elaboradas pedagogicamente, possibilitando o acesso e a formação artística dos comunitários.</p> 2024-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024