https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/issue/feed Revista Fluminense de Educação Física 2025-03-14T11:14:44+00:00 Elizandra Garcia da Silva elizandragarcia@id.uff.br Open Journal Systems <p>A <em>Revista Fluminense de Educação Física</em> é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Com publicações semestrais e de livre acesso, é avaliada pelos pares, divulgando produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos.<br /><strong>ISSN:</strong> 2763-8472</p> https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/61373 BÁDMINTON EN EJA: 2024-04-22T17:22:51+00:00 Bruno Vasconcellos Silva bvasconcellos1983@hotmail.com <p>Resumen: El texto tiene como objetivo presentar un relato de experiencia sobre la práctica física del bádminton. La experiencia se llevó a cabo en una escuela pública municipal, ubicada en Vila Velha/ES, con 04 (cuatro) clases de Educación de Jóvenes y Adultos, durante el período de pandemia. El desarrollo de las clases se basó en el juego como principal herramienta pedagógica. Entendemos que es deber del docente pensar en posibilidades de fomentar experiencias de prácticas corporales diversas en los estudiantes de esta modalidad.</p> 2025-03-14T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2025 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/63253 PSICOMOTRICIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2025-01-08T14:29:04+00:00 Cláudio Adão Moraes Andrade sjbpme@gmail.com <p>O presente artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura, tem o objetivo de contribuir com a compreensão da importância estruturante da psicomotricidade trabalhada através da aula de educação física na primeira etapa da educação básica - a educação infantil. A infância é marcada por intensos períodos de desenvolvimento, cada fase engloba uma série de dinâmicas globais interligadas. O caráter dialético dessa relação biopsicossocial, faz com que o indivíduo se desenvolva sendo transformado pelo meio à medida que avança nos seus processos internos, consoante seu arcabouço estrutural biológico. Acompanhar esse movimento e implementar os estímulos é uma das tarefas centrais da psicomotricidade, que contribuirá com o nível de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Negligenciar a importância do trabalho psicomotor na infância pode ter como desdobramento consequências negativas que afetarão a inclusão social, a gestão dos afetos, o domínio das atividades cognitivas, o sucesso escolar, dentre outras. Embora a premissa não seja determinista, é um risco. Sendo assim, dissertar sobre o papel da psicomotricidade na educação infantil é apontar à perspectiva da educação integral, pois ela é uma área interdisciplinar que reúne dialeticamente corpo, mente e emoções, e suas correlações com o desenvolvimento humano.</p> 2025-03-14T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2025