Revista Fluminense de Educação Física https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense <p>A <em>Revista Fluminense de Educação Física</em> é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Com publicações semestrais e de livre acesso, é avaliada pelos pares, divulgando produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos.<br /><strong>ISSN:</strong> 2763-8472</p> pt-BR <p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de<br />Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o<br />compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação<br />inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos<br />trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,<br />são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.<br />Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho<br />online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso<br />pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação<br />do trabalho publicado.<br />Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de<br />uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-<br />comerciais.</p> elizandragarcia@id.uff.br (Elizandra Garcia da Silva) vsgodinho@id.uff.br (Vinícius da Silva Godinho) Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AS COMPETÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE CAPTURA SUBJETIVA DA CLASSE TRABALHADORA EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO. https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/57469 <p class="western" style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;"><span style="color: #0d0d0d;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;">Este estudo almeja refletir sobre a atual crise do capitalismo e as contradições presentes nas respostas burguesas a essa crise, sobretudo no campo da educação. Para tanto, buscamos dialogar com Philippe Perrenoud, um dos principais sistematizadores da “pedagogia das competências”, que é a principal resposta burguesa no nível pedagógico, e investigar o seu papel na estruturação da BNCC. Entendemos que a “pedagogia das competências” seja uma resposta fundamental da burguesia a fim de subordinar a educação aos limites e necessidades do capital, incidindo na formação subjetiva da classe trabalhadora, com o objetivo de produzir desejo na classe trabalhadora e evitar a formação de qualquer consciência mais crítica à ordem do capital. Com isso, concluímos que lutar contra as propostas educacionais burguesas deve ser lutar contra o capitalismo pela afirmação de uma nova estrutura social, o socialismo, em que apenas aí a educação que queremos e merecemos será, de fato, uma realidade. </span></span></span></span></span></span></span></p> Matheus Rufino Castro, Leandro Martins Costa Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/57469 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE REVOLUÇÃO 4.0? https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56674 <p>Este artigo suscita o debate da Educação Física Escolar em tempos de pandemia do Novo Coronavírus e propagação da ideia de escola do século XXI, encarnação da Revolução 4.0 na escola. O debate se justifica por analisar um contexto que se expressa pela imposição da formação por competências e habilidades em detrimento da transmissão do conhecimento sistematizado, esvaziando o saber escolar.</p> Marcelo Werneck Guimarães, Adriana Penna Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56674 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA “A IMPORTÂNCIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR/PESQUISADOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM CONTRIBUIR?” https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56717 <p id="E147" class="x-scope qowt-word-para-2"><span id="E148">Resumo:</span><span id="E149"> </span><span id="E150">O objetivo deste texto é relatar a experiê</span><span id="E151"></span><span id="E153">ncia no projeto do Programa de Licenciatura, que promove a integração entre teoria e prática na formação do futuro professor de Educação Física. </span><span id="E154">Assim, discorre-se sobre o desenvolvimento deste projeto, desde a apropriação inicial do seu aporte teórico, até os dias atuais, em que se encontra na fase de implementação de sua práxis junto aos alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis (</span><span id="E155">COLUNI).</span></p> <p id="E156" class="x-scope qowt-word-para-2"><span id="E157">Palavras-chave</span><span id="E158">: </span><span id="E159">Programa Licenciaturas; Pedagogia Histórico-Crítica, professor de Educação Física, práxis, </span><span id="E160">Colégio Universitário Geraldo Reis.</span></p> Leonardo Lima da Silva, Thiago de Carvalho Gama Gonçalves, João Victor B. da Silva, Adriana Penna, Elizandra Garcia da Silva Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56717 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/58859 <p><span style="font-weight: 400;">Após uma avaliação diagnóstica, percebeu-se um grande número de crianças que não conheciam brincadeiras e brinquedos “antigos”, que eram de fácil acesso à maioria. Sendo assim, inicia-se uma reflexão sobre a corporeidade envolvida no processo de brincar, que trás uma riqueza de movimentos, envolvimentos, contribuições para uma formação cidadã completa, englobando os âmbitos social, afetivo, cultural, cognitivo, emocional e físico.</span></p> Nicole Silveira, Sharlene de Souza Moura Marques, Juliana Alves de Lima Santos Verissimo, Karina Oliveira Ferreira Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/58859 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO SAMBA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56813 <p>Este relato objetiva socializar as experiências oportunizadas pelo projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva, com a turma do 9º ano, no 2º bimestre de 2022, a qual trabalhamos o conteúdo danças e tematizamos o samba. A partir de um referencial teórico que discute sobre inclusão e diferenças, o artigo apresenta reflexões que evidenciam a potência da educação física escolar em tematizar conteúdos contra-hegemônicos na direção de uma perspectiva inclusiva.</p> Luziangela de Carvalho Barbosa, Michele Pereira de Souza da Fonseca Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56813 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 NATAÇÃO E INCLUSÃO: PROCESSOS FORMATIVOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56704 <p><strong>&nbsp;</strong><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos processos formativos observados em um projeto de extensão de natação adaptada na perspectiva de dois estudantes do curso de licenciatura em Educação Física, monitores do projeto. Nesse relato buscamos destacar as relações entre ensino, pesquisa e extensão presentes no processo de formação docente durante a experiência e que nos possibilitam refletir sobre ela.</span></p> Samuel Luís Santos, Virginia Carvalhal da Silva, Claudia Foganholi Alves, Mackson Luiz Fernandes da Costa, Aurélio Pitanga Vianna Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56704 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 "O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA": UMA ANÁLISE DA OBRA DE VITOR MARINHO DE OLIVEIRA NO CONTEXTO ATUAL https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56703 <p><span style="font-weight: 400;">Neste trabalho buscamos analisar a obra “O que é Educação Física”. Após adentrarmos nesse estudo e realizarmos o caminho histórico ali elaborado, buscamos apontar elementos, na análise, sobre os limites e avanços ali grafados para a leitura e possível resposta à pergunta o que é Educação Física no contexto atual. A metodologia utilizada foi bibliográfica; partimos da obra e trouxemos para a discussão outras referências necessárias à discussão.</span></p> <p>&nbsp;</p> Samuel Luís Santos, Virginia Carvalhal da Silva, Elizandra Garcia da Silva, Adriana Machado Penna Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56703 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56682 <p><span style="font-weight: 400;">Este ensaio se propõe a apresentar e dialogar sobre jogos digitais na Educação Física Escolar. Para tal, contextualizamos o que é cultura e sua relação com jogos, convergindo para os jogos eletrônicos, digitais, vídeo games ou </span><em><span style="font-weight: 400;">games </span></em><span style="font-weight: 400;">relatando seu processo histórico até a atualidade, onde temos as principais plataformas: consoles, computadores e celulares. A atualidade dessa temática se evidencia ao ser identificada como conteúdo programático na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na investigação do tema, encontramos estudos </span><span style="font-weight: 400;">que apontam que aplicar jogos digitais, promove mais participação na aula, uma melhor interação em grupo e os discentes passaram a importar-se mais com a prática de atividades físicas regulares. Concluímos que os jogos digitais além de ser uma construção histórica da humanidade, é pertinente sua inserção como conteúdo da Educação Física Escolar.</span></p> Fabrício Barreto Lagreca, Prof. Dr. Mackson Luiz Fernandes da Costa Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/56682 Mon, 04 Sep 2023 00:00:00 +0000