Revista Fluminense de Educação Física https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense <p>A <em>Revista Fluminense de Educação Física</em> é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Com publicações semestrais e de livre acesso, é avaliada pelos pares, divulgando produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos.<br /><strong>ISSN:</strong> 2763-8472</p> pt-BR <p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de<br />Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o<br />compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação<br />inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos<br />trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,<br />são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.<br />Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho<br />online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso<br />pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação<br />do trabalho publicado.<br />Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de<br />uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-<br />comerciais.</p> elizandragarcia@id.uff.br (Elizandra Garcia da Silva) vsgodinho@id.uff.br (Vinícius da Silva Godinho) Fri, 14 Mar 2025 11:14:44 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 BÁDMINTON EN EJA: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/61373 <p>Resumen: El texto tiene como objetivo presentar un relato de experiencia sobre la práctica física del bádminton. La experiencia se llevó a cabo en una escuela pública municipal, ubicada en Vila Velha/ES, con 04 (cuatro) clases de Educación de Jóvenes y Adultos, durante el período de pandemia. El desarrollo de las clases se basó en el juego como principal herramienta pedagógica. Entendemos que es deber del docente pensar en posibilidades de fomentar experiencias de prácticas corporales diversas en los estudiantes de esta modalidad.</p> Bruno Vasconcellos Silva Derechos de autor 2025 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/61373 Fri, 14 Mar 2025 00:00:00 +0000 PSICOMOTRICIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/63253 <p>O presente artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura, tem o objetivo de contribuir com a compreensão da importância estruturante da psicomotricidade trabalhada através da aula de educação física na primeira etapa da educação básica - a educação infantil. A infância é marcada por intensos períodos de desenvolvimento, cada fase engloba uma série de dinâmicas globais interligadas. O caráter dialético dessa relação biopsicossocial, faz com que o indivíduo se desenvolva sendo transformado pelo meio à medida que avança nos seus processos internos, consoante seu arcabouço estrutural biológico. Acompanhar esse movimento e implementar os estímulos é uma das tarefas centrais da psicomotricidade, que contribuirá com o nível de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Negligenciar a importância do trabalho psicomotor na infância pode ter como desdobramento consequências negativas que afetarão a inclusão social, a gestão dos afetos, o domínio das atividades cognitivas, o sucesso escolar, dentre outras. Embora a premissa não seja determinista, é um risco. Sendo assim, dissertar sobre o papel da psicomotricidade na educação infantil é apontar à perspectiva da educação integral, pois ela é uma área interdisciplinar que reúne dialeticamente corpo, mente e emoções, e suas correlações com o desenvolvimento humano.</p> Cláudio Adão Moraes Andrade Derechos de autor 2025 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/63253 Fri, 14 Mar 2025 00:00:00 +0000