Revista Fluminense de Educação Física https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense <p>A <em>Revista Fluminense de Educação Física</em> é publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Com publicações semestrais e de livre acesso, é avaliada pelos pares, divulgando produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, sobretudo quanto aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, de promoção da saúde/qualidade de vida e biodinâmicos.<br /><strong>ISSN:</strong> 2763-8472</p> pt-BR <p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de<br />Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o<br />compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação<br />inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos<br />trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,<br />são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.<br />Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho<br />online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso<br />pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação<br />do trabalho publicado.<br />Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de<br />uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-<br />comerciais.</p> elizandragarcia@id.uff.br (Elizandra Garcia da Silva) vsgodinho@id.uff.br (Vinícius da Silva Godinho) Fri, 14 Mar 2025 11:14:44 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 BADMINTON NA EJA: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/61373 <p>Resumo: O texto visa a apresentar um relato de experiência sobre a prática corporal do <br />badminton. A vivência foi realizada numa escola pública municipal, localizada em Vila <br />Velha/ES, com 04 (quatro) turmas da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, no <br />período pandêmico, em 2021. O desenvolvimento das aulas se pautou no jogo como <br />principal ferramenta pedagógica. Constatamos ao término das vivências que a pouca <br />quantidade das aulas foi um ponto negativo, todavia as adaptações dos materiais e jogos <br />colaboraram para o engajamento dos estudantes. Entendemos que é dever docente <br />pensar possibilidades de fomentar vivências de práticas corporais diversificadas aos <br />estudantes dessa modalidade.</p> Bruno Vasconcellos Silva Copyright (c) 2025 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/61373 Fri, 14 Mar 2025 00:00:00 +0000 PSICOMOTRICIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/63253 <p>O presente artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura, tem o objetivo de contribuir com a compreensão da importância estruturante da psicomotricidade trabalhada através da aula de educação física na primeira etapa da educação básica - a educação infantil. A infância é marcada por intensos períodos de desenvolvimento, cada fase engloba uma série de dinâmicas globais interligadas. O caráter dialético dessa relação biopsicossocial, faz com que o indivíduo se desenvolva sendo transformado pelo meio à medida que avança nos seus processos internos, consoante seu arcabouço estrutural biológico. Acompanhar esse movimento e implementar os estímulos é uma das tarefas centrais da psicomotricidade, que contribuirá com o nível de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Negligenciar a importância do trabalho psicomotor na infância pode ter como desdobramento consequências negativas que afetarão a inclusão social, a gestão dos afetos, o domínio das atividades cognitivas, o sucesso escolar, dentre outras. Embora a premissa não seja determinista, é um risco. Sendo assim, dissertar sobre o papel da psicomotricidade na educação infantil é apontar à perspectiva da educação integral, pois ela é uma área interdisciplinar que reúne dialeticamente corpo, mente e emoções, e suas correlações com o desenvolvimento humano.</p> Cláudio Adão Moraes Andrade Copyright (c) 2025 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/63253 Fri, 14 Mar 2025 00:00:00 +0000